Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 15/12/2017

Redes sociais

Agendade eventos

Áreadownloads

  • Sistema Farsul: Relatório econômico 2017 e perspectivas para 2018

    Informativos | 06 de Dezembro de 2017
    Fonte: Sistema Farsul
    Download
  • Avaliação Final - CP ANGUS 2017

    Genética | 02 de Dezembro de 2017
    Resultados da avaliação da raça Angus no Centro de Performance (CP) CRV Lagoa 2017
    Download
  • ABS: Mini catálogo Zebuíno

    Genética | 01 de Dezembro de 2017
    Fonte: ABS
    Download
  • PAC - 2º Pesagem 2017/2018

    Genética | 24 de Novembro de 2017

    PAC: A fórmula 1 em ganho de peso das raças HB no Brasil.

    Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Polo de Excelência Genéca para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, a Prova é uma importante ferramenta que a ABHB dispõe com foco no melhoramento genético continuo das raças, buscando comparar, dentro de um mesmo ambiente, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar exemplares superiores nos diversos índices de importância produtiva e econômica avaliadas na prova, de forma a que essa genética possa ser utilizada pelos produtores para a aumentar a produtividade e rentabilidade do seu negócio, e também a qualidade uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.

    A 14ª edição da raça Hereford conta com 13 touros e a 23ª edição da raça Braford conta com 19 exemplares, oriundos de 12 propriedades, são elas : Agropecuária São Pedro, Cabanha São Fernando, Estância Nossa Senhora Auxiliadora, Estância Dona Genoveva, Estância Rio Negro, Estância São Francisco Xavier, Estância Guatambu, Agropecuária Sereno, Fazenda São Bento do Verde, P.A.P Namur Suñe, Estância do Bolso e Fazenda Santa Tereza.

    Fonte: ABHB


    Download
  • ABS News - Nov/2017

    Genética | 24 de Novembro de 2017

    É HORA DE COLOCAR MAIS VELOCIDADE NO SEU PROGRAMA DE MELHORAMENTO

    REM CALDONEGRO chegou para sacudir o mercado e colocar a prova o discurso de muito criadores que agora querem: ''Criar Nelore de produção e eficiência econômica''. Líder absoluto dos sumários da ABCZ e ANCP com índices maternais, produtivos e reprodutivos extremos, este touro é, claramente, um marco para o novo Nelore.

    Quem ainda não utilizou ou ainda está ''esperando para ver a progênie'' já ficou para trás uma geração e isso não se recupera facilmente.

    Fazer melhoramento genético não é tarefa para duvidosos, nem para aqueles que não fazem o que falam. Tem que quebrar paradigmas mesmo, basta dar uma olhada no que o CEIP anda fazendo por aí.

    Ainda sobre melhoramento genético, muito se fala de pressão de seleção, mas vamos introduzir um conceito também muito importante que é: a VELOCIDADE DE SELEÇÃO.

    E necessário utilizar os melhores e mais modernos touros. É necessário focar o rebanho de fêmeas e é necessário trabalhar os dois lados do pedigree.

    É neste sentindo que a ABS tem trabalhado para possibilitar que criadores de todo Brasil possam dar mais velocidade aos seus programas de melhoramento. E isso é muito importante.

    Além de uma bateria de touros sempre de vanguarda no corte e leite, programas como SELO DE IATF, ABS NEO, SEXCEL, RWD, GMS, GPLAN e ZPLAN são o apoio necessário para que qualquer produtor possa realmente atingir seus objetivos e em muito menos tempo. 

    Uma boa leitura.

    Márcio Nery
    Diretor Geral ABS


    Download
  • Sumário de Touros Montana 2017

    Genética | 19 de Novembro de 2017

    É com prazer que o Programa Montana apresenta o seu Sumário de Touros Montana 2017. Este Sumário reflete a avaliação genética do programa de formação do Composto Montana®, conduzido desde 1994 pelos sócios no Brasil, Uruguai e Paraguai. 

    As informações apresentadas no Sumário de Touros Montana 2017 foram obtidas com utilização de tecnologias modernas, continuamente atualizadas. Utilizou-se o Modelo Animal completo, que considera a matriz de parentesco entre todos os animais da população. Neste modelo, os dados são ajustados para os efeitos da heterozigose direta e materna em cada característica na média da população.

    Neste Sumário de 2017, como no anterior, as análises foram processadas com a utilização de modelos estatísticos multicaracterística, sempre com peso a desmama (PD) e perímetro escrotal aos 14 meses (PE) incluídos como características âncora. Na primeira análise, foram processados simultaneamente: peso ao nascer (PN), peso à desmama (PD), ganho de peso pós-desmama (GPSOB) e perímetro escrotal ao sobreano (PE). Nesta primeira análise, todas as DEPs
    foram aproveitadas. Uma segunda análise envolveu as características PD, PSOB, PE e MUSC. Nesta, as DEPs de PSOB e de MUSC foram aproveitadas.

    A terceira análise envolveu PD, PSOB, PE e ALT (altura). Nesta, apenas a DEP de ALT foi aproveitada. A quarta análise envolveu PD, PSOB, PE e UMB. Nesta, apenas a DEP de UMB foi aproveitada. Todos os animais da safra, pesados e/ou medidos, foram considerados na análise. Para informar o potencial dos touros
    como pais de futuras matrizes, continuam sendo calculadas as DEPs para Efeito Materno Total, que expressa a habilidade materna das filhas, ou seja, a capacidade que tem as filhas dos touros em proverem alimentação (leite), cuidados e nutrientes ao bezerro de modo a permitir que o seu potencial de crescimento seja expresso. O Índice Montana, principal critério de seleção do programa, é o mesmo do sumário anterior com 20% para a DEP de PD, 20% para
    GPSOB, 30% para PSOB, 10% para PE e 20% para MUSC.

    No cálculo do Índice Montana, todas as DEPs são divididas pelo desvio-padrão genético da característica, ou seja, são padronizadas. Os valores de desvio-padrão utilizados são: PD = 12,26733873 kg. GPSOB = 8,86345289 kg, PSOB = 19,16385202 kg, PE =1,49393805 cm e MUSC = 0,35885568 un (unidades de
    escore). A DEP de PSOB foi obtida diretamente da segunda análise com base nos valores fenotípicos de peso ao sobreano (14 meses). Essa DEP foi incorporada ao índice, tendo em vista que a diversidade dos sistemas de criação do Montana tem levado à obtenção de baixa herdabilidade para o GPSOB (0,11), enquanto
    que para o PSOB, a herdabilidade estimada foi igual a 0,37. O peso ao nascer continua a ser monitorado no programa, por meio da sua própria DEP. Ou seja, dentre os touros de alto mérito genético (altas DEPs) para as características sob seleção, procura-se dar prioridade aqueles que não produzem filhos
    com peso ao nascer muito elevado.

    O correto uso, pelos pecuaristas, das Diferenças Esperadas de Progênie (DEPs) como ferramenta auxiliar na escolha de touros já se tornou regra geral e tem grande importância no aumento da produtividade e lucratividade. Por isso, o Programa Montana® procura sempre utilizar a melhor tecnologia disponível na 
    avaliação genética dos seus animais. As análises foram processadas pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, coordenado pelos Profs. Joanir P. Eler e José Bento S. Ferraz e Elisângela Chicaroni de Mattos (Processamento de dados).


    Download
  • Manual do Criador HB

    Genética | 03 de Novembro de 2017
    O Manual do Criador é uma ferramenta de consulta para os criadores. Tanto para os que começam a registrar seus animais, quanto para os mais experientes, que desejam tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do registro genealógico. Apresenta a ABHB, seu funcionamento e a história das raças Hereford e Braford. Contém todas as informações necessárias para o cadastro de pessoas, propriedades e registro genealógico dos rebanhos. Traz seu formato as perguntas recorrentes que são feitas ao setor, descrevendo em passo a passo cada etapa do processo. Este Manual do Criador é resultado de 58 anos de trabalho da ABHB em prol do crescimento e melhoramento do Hereford e Braford, as raças que mais crescem no Brasil.

    Fonte: ABHB
    Download
  • Catálogo Gensur e PremiumGen 2017

    Genética | 31 de Outubro de 2017

    A GENSUR BRASIL e a PREMIUMGEN atuam em todo o território nacional, com o que há de melhor em genética bovina de corte.
    Com representantes e distribuidores presentes nas regiões estratégicas de cria, atendendo a criadores e equipes especializadas com
    excelência em genética e foco na qualidade para IATF.

    Consulte nossas centrais de venda:

    • GENSUR BRASIL | TAPEJARA-RS - Fone: +55 (54) 3344.2015 - gensur@gensurbrasil.com.br
    • PREMIUMGEN | LONDRINA-PR - Fone: +55 (43) 3017.0405 - fernando@premiumgen.com.br

    Download
  • Catálogo - Leilão Seleção Brangus CRW 2017

    Leilões | 28 de Outubro de 2017

    Seleção Brangus 2017

    02/ Nov - 15h - Lavras do Sul / RS

    30 - Touros
    100 - Ventres

    Leiloeira - Clínica Veterinária 
    Transmissão - Z5 Produções - www.z5tv.com.br
    Suporte Técnico - Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha


    Download
  • Catálogo - Reculuta & São Bento 2017

    Leilões | 16 de Outubro de 2017

    Reculuta e São Bento

    A opção sob medida em Hereford e Braford

    18 de Out 2017 - Quarta-feira 18h

    Rural de Santana do Livrmaento

    • 50 Touros Hereford PO e PC e Braford TOP de seleção
    • 15 Ventres Hereford de elite

    Destaques

    - Trio Grande Campeão Nacional Polled Hereford PO
    - Trio Grande Campeão Nacional Polled Hereford PC
    - Trio Grande Campeão Nacional Braford
    - Grande Campeão Nacional Braford 2017


    Download
Página (1 de 14)

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais