Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Mercado de genética bovina cresce em 2010

Genética | 12 de Janeiro de 2011

Espermatozóide

Foto: Divulgação/Assessoria

O aumento da demanda mundial por carne e o avanço de uma técnica de inseminação artificial inserida recentemente no Brasil aqueceram o mercado de genética bovina no ano passado.
Segundo estimativa da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) citada pelo diretor comercial da Ourofino Agronegócio, José Ricardo Maio, as vendas de sêmen bovino atingiram cerca de 10,2 milhões de doses em 2010, expansão de 11%.
Além das melhores condições de mercado -que estimulam o uso da genética também na pecuária de corte (no início da década, a inseminação era usada para gerar reprodutores e matrizes bovinas de elite)-, esse desempenho está diretamente relacionado ao crescimento de IATFs (inseminações artificiais em tempo fixo).
A técnica induz o cio das fêmeas, com objetivo de inseminar o maior número de vacas ao mesmo tempo, com foco na produção de bezerros para abate. Com a IATF, é possível diminuir o intervalo entre os partos, tornando o rebanho mais produtivo.
Esse mercado cresceu 35% em 2010, com cerca de 5 milhões de protocolos (conjunto das ações veteriná- rias necessárias) vendidos, segundo estimativas de empresas do setor. Com isso, a participação de IATFs no mercado total de inseminação artificial chegou a 51%.
Na Ourofino, o número de protocolos vendidos aumentou 53% no ano passado, para 1,3 milhão, o que possibilitou à empresa elevar a sua participação nesse mercado de 20% para 27%.
Maio diz que, em todo o negócio de reprodução animal, o faturamento da Ourofino superou R$ 16 milhões, com um crescimento de 45% em relação aos R$ 11 milhões do ano anterior.
Na Pfizer, as vendas de IATFs também crescem "a taxa de dois dígitos", conforme o presidente da divisão de saúde animal, Jorge Espanha, informou em entrevista à Folha no final de 2010. 

(Jornal Folha de S. Paulo, VaiVém/SP – 12/01/2011)

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais