Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

PR: Oeste tem potencial para liderar em genética Angus

Genética | 31 de Maio de 2011
“O nível de tecnificação, o potencial genético dos rebanhos já existentes e as condições de solo e clima criam o cenário ideal para transformar a região Oeste do Paraná num pólo de genética Angus”.
A avaliação é do médico veterinário Fernando Furtado Velloso, da Associação Brasileira de Angus (ABA), uma das maiores autoridades do País neste setor, ao participar na noite de segunda-feira, do ‘Angus Show”, evento que reuniu mais de 250 agropecuaristas em Cascavel. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Angus do Oeste, Sociedade Rural Oeste e Aba, o Show inédito mesclou aspectos técnicos da raça Angus ao espetáculo que levou às passarelas animais da região, vencedores de exposições-feiras de Londrina, Maringá e Guarapuava.
Em sua palestra, Fernando Velloso abordou o tema “A Raça Angus, suas oportunidades e potencial para a região Oeste do Paraná”. Segundo ele, os três estados do Sul, devido às condições climáticas, são vocacionados para o desenvolvimento da genética Angus e especialmente a região Oeste, devido à estrutura fundiária e localização estratégica em relação às regiões mais quentes do País, pode ocupar posição de liderança como gerador e fornecedor de genética para cruzamentos industriais. 

Onze anos de Núcleo
O “Angus Show” também marcou os onze anos de fundação do Núcleo Angus do Oeste do Paraná, uma das mais atuantes entidades do segmento no País. Segundo seu presidente, Cristopher Filippon, nestes onze anos, o Núcleo promoveu 23 julgamentos e 21 leilões, que comercializaram nada menos que 500 reprodutores e 1.500 animais de cruzamento. 

Campeões na passarela
O ponto alto do ‘Angus Show” foi o desfile de animais da Fazendas Stein e da Fazenda Rio da Paz, que representam o potencial genético da raça já existente no Oeste do Paraná. O desfile foi aberto pelo touro Merco da Rio da Paz, seguido de Emi da Rio da Paz, que conquistou o primeiro premio na Expolondrina 2011.
Em seguida, desfilou Feliz 295 Neco Brigadier, Reservado de Grande Campeão da Expoingá 2011: na sequência, Dadiva da Rio da Paz, Grande Campeã da Expoingá 2011 e Esperada da Rio da Paz, Grande Campeã da Exposição de Guarapuava 2010. O encerramento do desfile ficou por conta de Paineiras Brigadier Karol, que conquistou o título de Reservada de Grande Campeã da mais importante exposição do calendário Angus no Paraná, a Expolondrina 2011. Encerrando o evento, os convidados participaram de degustação de carne angus e jantar. 

(Jornalista Responsável: Violar Sarturi MTb-DRT-PR 1036)

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais