Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Pecuaristas familiares de Alegrete participam de experimento na raça Braford.

Genética | 28 de Dezembro de 2011

Animas Braford UFSM

Foto: Divulgação/Assessoria

Embarcaram, ontem (27), 22 terneiros provenientes do grupo de pecuaristas do Rincão do 28 (Alegrete/RS), com destino à Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) para se juntarem aos outros 70 que já se encontravam no local desde o dia 20, a fim de participarem de um projeto que visa avaliar o desempenho de novilhos filhos de touros Braford sob diversos sistemas de produção e os reflexos na qualidade e nas características nutracêuticas da carne.

O experimento será conduzido pelo Laboratório de Bovinocultura de Corte da Ufsm, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e utilizará animais machos, desmamados entre 90 e 120 dias, provenientes de diversos criatórios do RS, que estarão sob monitoramento até o final de 2012. Nesse período, serão executadas avaliações de manejo em pastagens, comportamento animal em pastagem e em confinamento, desempenho animal, viabilidade econômica dos diferentes sistemas de terminação, rendimento de carcaça e características físicas e químicas da carne proveniente de animais de diferentes sistemas de terminação.

Seguindo o Planejamento Estratégico implantado em 2011, a ABHB busca testar a produção das raças Hereford e Braford junto a várias entidades de pesquisa no Brasil, sempre enfatizando que os experimentos devem reproduzir as condições encontradas na maioria dos estabelecimentos rurais, de forma que, ao utilizar o sêmen ou o touro Hereford ou Braford, o pecuarista poderá ter a certeza de bons resultados.

“Que as raças Hereford e Braford produzem mais comendo menos já se tem comprovação no Brasil, na América do Norte e Europa. Queremos, agora, testar nossos animais nas condições reais de manejo da maioria dos criatórios. Com isso serão quantizados resultados controlados pela ABHB, que busca animais capazes de melhorar os resultados econômicos ao produtor”, comenta Gabriel Isaacsson, superintendente da ABHB.

“Os animais que foram escolhidos são filhos de vacas registradas e comerciais de sócios da ABHB e de pecuaristas familiares que utilizam a genética HB”, complementa Isaacsson.

O embarque e a pesagem dos animais foram acompanhados pelo presidente da ABHB, Fernando Lopa, que visitou as propriedades participantes do projeto do Rincão do 28, realizado pela parceria Sebrae – RS e Fundação Maronna, e que há mais de 3 anos utiliza genética HB, em inseminação e monta natural, em ventres pertencentes a pecuaristas cujas propriedades variam entre 200 e 600 hectares.

“Aqui podemos ver o benefício da genética HB produzida no Brasil. Os 22 terneiros pesaram em média 150 kg, sendo que, a maioria está com 100 dias de vida e com uma excelente padronização racial. Agora, veremos o desempenho deles junto aos demais, que já se encontram na Ufsm”, comenta Lopa.

“Vim acompanhar o embarque, sem a presença dos técnicos, para poder ouvir dos proprietários o real sentimento do trabalho que está sendo realizado e fiquei muito satisfeito com que vi nas propriedades e ouvi dos criadores”, finaliza o presidente da ABHB.

O experimento vem somar a Prova de Avaliação de Reprodutores a Campo e ao Projeto Bife Quali (ambos realizados com a Embrapa Pecuária Sul), ao novo projeto da Embrapa Gado de Corte (MS), onde ventres já se encontram em processo de inseminação com 10 linhagens de touros Braford e ao convênio de formação do plantel Hereford e Braford da Unipampa – campi Uruguaiana.

Além dos animais provenientes do Rincão do 28, também colaboraram com terneiros para o experimento: Estância do Silêncio, Pitangueira, Manoel Isidoro Lagreca, Condomínio Agropecuário Nova Aurora/Anjo da Guarda, Agropecuária Odair González, Estância São Manoel, Agropecuária São Pedro, Estância São Bento, Pedro González Brasil, Agropecuária Caty, Zart Condomínio Agropecuário e Estância Guatambu.

Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) 

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais