Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Público e debates de alto nível no Congresso Brasileiro de Angus 2012

Genética | 12 de Dezembro de 2012
  O discurso de agradecimento proferido pelo presidente da Associação Brasileira de Angus, Dr. Paulo de Castro Marques, encerrou na tarde da última quinta-feira (06.12), os dois dias de palestras e debates que movimentaram as plenárias do Congresso Brasileiro de Angus, evento organizado pela Associação Brasileira de Angus, realizado no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS). O dirigente chamou a atenção do publico para o ano excepcional da Angus de muitos resultados positivos. "Vendemos 2,5 milhões de doses de sêmen da raça Angus em 2011 e, neste ano, deveremos registrar um volume ainda maior. Também tivemos uma demanda excepcional nos leilões realizados neste ano, com venda de 100% dos animais machos e fêmeas ofertados", destaca.

    Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus da Associação Brasileira de Angus (ABA), falou que o Brasil hoje já produz uma carne bovina de qualidade e com agregação de valor, e que isso é resultado dos avanços nos programas de genética e de seleção de raças realizados a partir do ano 2000. Para Medeiros, isso contribuiu para o Brasil atingir hoje um rebanho superior a 197,5 milhões de cabeças de gado, de ser o segundo maior produtor mundial, com 9,21 milhões de toneladas em equivalente carcaça, somente atrás dos Estados Unidos, e de ser o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. "Perdemos o primeiro posto para a Índia, mas nosso diferencial é focar na produção de uma carne com agregação de valor, para que tenhamos competitividade no mercado internacional", afirma.

    O evento considerado sucesso de organização e público reuniu mais de 370 profissionais dos diferentes segmentos envolvidos com a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil, Argentina, Uruguai e EUA, que discutiram o futuro da seleção genética do gado Angus e da produção mundial de carne de qualidade. Dividido em três painéis principais o encontro apresentou os principais programas de melhoramento genético de Angus dos EUA, modelos estes apresentados por lideranças das duas maiores entidades representativas da raça Angus naquele País - American Angus Association e Red Angus Association of America.

    Segundo Steve Olson, membro da diretoria da Associação Americana de Angus, a Associação Americana de Angus prima pelo sucesso de seus membros participantes, buscando trabalhar para aumentar a demanda de animais registrados, desenvolver ações de marketing e educação, disseminar técnicas e o DNA da raça, alavancar recursos para o desenvolvimento do setor, entre outras medidas. Mike Tess, da Red Angus da América, ressalta que os fatores que levaram a implementação do programa THR (Total Herd Report) foi o de educar os produtores, no sentido de estabelecer um inventário do rebanho e de fazer uma análise do índice produtivo das vacas e de desempenho das novilhas. "Queríamos criar uma base de dados mais precisa, que envolvesse todos os animais participantes, de modo a buscar ferramentas mais precisas que pudessem também ajudar a conhecer os custos", resume.

    Ainda dentro da programação de palestrantes internacionais o representante do (INTA) da Argentina, Horácio Guitou, apresentou as principais diretrizes do programa ERA: selecionando reprodutores superiores na Argentina. O avanço na seleção do Angus no Uruguai foi tema da palestra do especialista da Sociedade de Criadores de Angus, Lucas Gremminger.

    No encerramento do primeiro dia de debate o painel que tratou dos avanços na tecnologia usada de maneira complementar dentro dos programas de melhoramento para medir eficiência alimentar e características de carcaças por ultrassonografia. A seleção de bovinos por dados objetivos e avaliação genética. O case GARDINER ANGUS RANCH – foi apresentado por Mark Gardin er e o Angus Argentino da Angus Três Marias, palestra proferida por Horácio Gutierrez, da Associação Argentina de Angus e titular da Cabanha Três Marias.

    No painel Angus Brasil os destaques foram a apresentação do especialista Fernando Furtado Velloso, técnico da ABA e sócio da Assessoria Agropecuária FFVelloso& Dimas Rocha e apresentação dos cases de sucesso da Estância Ponche Verde, de Cristopher Filippon - Cascável (PR), GAP Genética, de Angela Linhares – Uruguaiana (RS) e Agropecuária Quiri, Vivian Potter – Dom Pedrito (RS).

    O painel que tratou das questões em torno do cruzamento industrial encerrou a programação do Congresso Brasileiro de Angus, com apresentações de Rogério Fonseca Guimarães Peres, gerente de pecuária da Agrop. Faz. Brasil, Antônio Chaves Neto, técnico da ABA, Roberto Barcellos da Beef & Veal Consultoria e Luciano Andrade, gerente nacional de fomento Marfrig. Entre os temas do painel destaque para o uso de touros Angus no cruzament o industrial; o desempenho dos cruzados Angus no confinamento e os efeitos do relacionamento indústria x pecuarista na produção de carne de qualidade
   
    A organização do evento e, especialmente, a programação técnica, ficou a cargo da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

Fonte: ABA - Associação Brasileira de Angus, adaptado pela Assessoria Agropecuária.
 

 

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais