Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Corticeira faz dobradinha de Grandes Campeões em Uruguaiana

Exposição | 30 de Abril de 2013
A exposição dos animais de argola durante 11ª Expoutono de Uruguaiana teve início no último dia 26 no período da tarde e continuou com as fêmeas no dia seguinte pela manhã, encerrando a participação da raça Angus nesta que foi a primeira feira oficial no Rio Grande do Sul em 2013.

O julgamento dos animais ficou a cargo de Christopher Filippon, experiente jurado e criador de Angus, que concedeu o título de Grande Campeão da feira de Uruguaiana para o animal LC Tonel TE T196, de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira (São Borja/RS).

Entre as fêmeas de argola, o título de Grande Campeã foi para o animal da Cabanha da Corticeira (São Borja/RS), LC Tifani T1192 Candombe, propriedade de Luis Anselmo Cassol.

O animal que ficou com o título de Reservado de Grande Campeão foi Reconquista 1957 Sufoco Traveler, da parceria entre José Paulo Dornelles Cairoli e Marco Antônio Costa, da Fazenda Reconquista (Alegrete/RS). Já o terceiro melhor macho de argola foi Cia Azul Magnata FIV TE1694, da Cia Azul Agropecuária (Uruguaiana/RS), de Susana Macedo Salvador.

A Cabanha do Posto (Uruguaiana/RS) expôs a fêmea que ficou com o título de Reservada de Grande Campeã, Red Emperor TE1440 Tellechea, propriedade de Sergio Bastos Tellechea. Encerrando o grande campeonato das fêmeas de argola, a terceira melhor colocada foi para a Cabanha Rincon Del Sarandy (Uruguaiana/RS), com o animal Rincon Bendita TE1746 Del Sarandy.

Expoutono de Uruguaiana é uma realização do Núcleo Angus Três Fronteiras, de Uruguaiana (RS), com apoio da Associação Brasileira de Angus. Para Ignácio Tellechea, presidente do núcleo, essa é uma exposição de relevância para o Rio Grande do Sul. “Contamos como a primeira do ranking nacional realizada no RS e até o momento com o maior nú mero de animais, foram 77 fêmeas e 32 machos de argola em pista, além disso o nível dos animais foi excepcional, e os proprietários ficaram bastante satisfeitos com o julgamento do Filippon”, assinala Tellechea.

Ao final da exposição as centrais de genética, Semex, ABS Pecplan, Solução Genética, Alta Genetics/Progen, Maya Genética, Cort Genética, CRV Lagoa, e as cabanhas Rincon Del Sarandy, Umbu e São Bibiano, doaram um total de 300 doses de sêmen para serem leiloadas em prol do Núcleo Angus Três Fronteiras, que arrecadou mais de R$ 10 mil com venda dos pacotes de sêmen doados.

Cabanhas locais dominam a pista de rústicos na Expoutono de Uruguaiana

Na manhã de hoje, (26.04), teve início a participação da raça Angus na 11ª Expo-Outono de Uruguaiana (RS), município situado na Fronteira Oeste e de grande relevância estratégica no agronegócio do Estado. Ao longo do período estiveram na pista 17 trios de rústicos entre machos e Fêmeas PO e PC.

Entre as fêmeas PO, o trio Grande Campeão é de propriedade da Cabanha Rincon Del Sarandy, de Uruguaiana (RS), com os animais de tatuagens TE 2101, TE 2064 e TE 2026.

O prêmio Reservado de Grande Campeão ficou para a Cabanha Umbu, da própria cidade de Uruguaiana (RS), e de propriedade de Angelo Bastos Tellechea, com os animais de tatuagens 2005, 1993 e 1943. O terceiro melhor trio foi para a Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), de Mariana Franco Tellechea, com os animais de tatuagens 491TE, 486TE e 479.

Na categoria de fêmeas PC, o prêmio de Grande Campeão foi para a Cabanha Umbu, (Uruguaiana/RS) de Angelo Bastos Tellechea, com o trio de tatuagens 6691, 6679 e 6671. Já o título de trio Reservado de Grande Campeão foi para os animais de tatuagens D166, D050, D042, da Gap Genética (Uruguaiana/RS), de Eduardo Macedo Linhares.

Os machos PO entraram em pista e o jurado Christopher Filippon elegeu o trio da Cabanha Umbu, de Angelo Bastos Tellechea (Uruguaiana/RS) o Grande Campeão com os animais de tatuagens 1852, 1738 e 1728. O trio Reservado de Grande Campeão entre os machos PO são os animais de tatuagens 4065, TE4039 e TE4041, de Eduardo Macedo Linhares da Gap Genética. Já o terceiro melhor trio foi para os animais da Cabanha do Posto, de Sérgio Bastos Tellechea (Uruguaiana/RS), com os animais de tatuagens TE2044, TE2040 e TE2038.

Entre os machos PC, o trio Grande Campeão pertence a Eduardo Macedo Linhares, da Gap Genética, com os animais de tatuagens D169, D179 e D061. O trio Reservado de Grande Campeão foi para os animais de tatuagens 6160, 6054 e 6048, propriedade de Angelo Bastos Tellechea.

Agora a tarde é a vez dos machos de argola serem julgados pelo jurado Christopher Filippon. “Os animais rústicos que já passaram pela pista são bem consistentes, bastante homogênios, volumosos e com qualidade, características que são destacadas nesta região bastante tradicional do Rio Grande do Sul”, avaliou Filippon.

Fonte: ABA - Associação Brasileira de Angus


Maisnotícias

  • Rebanhos devem manter ganho de peso pós-desmama para puberdade e abate precoces

    Genética | 16 de Abril de 2024
    Foto: Conexão Delta G
    Diretor da Conexão Delta G enumera cuidados com os terneiros nesta fase que incluem sanidade e qualidade do pasto ofertado

    Dentro do sistema pecuário, o outono é uma época do ano de extrema importância, pois é quando se realiza a desmama definitiva dos terneiros, na maioria dos sistemas de produção. Apesar da dife...
  • Estância da Gruta: Pioneiros do Devon embarcam para os Estados Unidos

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Anna Luiza Berchon des Essarts Sampaio
    Uma comissão de pecuaristas brasileiros embarca, neste final de semana, para os Estados Unidos em um roteiro por criatórios da raça Devon. A agenda, que visitará 11 propriedades na Costa Leste, integra o Congresso Mundial de Devon 2024, que ocorre de 19 de abril a 03 de maio. Entre os gaúchos, está a pecuarista Ann...
  • ANCP anuncia nova estrutura de governança e gestão

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
    Objetivo é fortalecer o compromisso com o associado e impulsionar a excelência no melhoramento genético

    A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em sua missão de aprimorar a cadeia de valor da pecuária, implementa mais uma transformação significativa em sua estrutura de governança e gestão, vi...
  • Trajano Silva Remates: Preços na pecuária ainda estão aquém do esperado para a temporada gaúcha

    Informação, Mercado | 16 de Abril de 2024
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Na avaliação da Trajano Silva Remate, a expectativa era de uma valorização maior do que os preços praticados até o momento

    O mercado pecuário no Rio Grande do Sul ainda está com preços abaixo do que deveriam estar. A avaliação é do leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. Às portas da temp...
  • ARCO: Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Lorena Garcia
    Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração

    Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos faz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais