Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 05/08/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Embrapa pesquisa sabor e aroma da carne bovina

Carne | 14 de Maio de 2013

Embrapa pesquisa carne brasileira

Foto: Divulgação/Assessoria

Maior exportador de carne bovina do mundo, com 90% de sua produção destinada ao mercado interno, o Brasil tem se preocupado mais com a qualidade dos seus produtos. No momento de escolher a carne, o consumidor presta bastante atenção aos aspectos sensoriais, como aparência, aroma, sabor e textura (maciez e suculência). A Embrapa Pecuária Sudeste tem feito estudos sobre esses aspectos em seu laboratório de análise de carnes.

Uma das pesquisas em início este ano pretende investigar o que pode influenciar no sabor e no aroma da carne bovina. Financiado pelo CNPq, o projeto tem duração até 2015 e coordenação da pesquisadora Renata Tieko Nassu. Serão analisadas amostras de carne de animais criados a pasto e em confinamento, de touros Angus e Limousin cruzados com vacas Angus/Nelore e Simental/Nelore.

De acordo com Renata, já se sabe que fatores como raça, dieta, maturação, modo de preparo e localização do corte no corpo do animal têm influência nos aspectos sensoriais da carne.  Os bovinos de algumas raças têm a carne mais dura. Quando se cozinha demais uma carne, a tendência é perdez maciez e a suculência.

No laboratório, as amostras serão cozidas e levadas a um aparelho chamado cromatógrafo, para separar os compostos voláteis existentes na carne, tais como aldeídos, cetonas, éteres, álcoois e compostos de degradação de lipídios.

Numa segunda etapa da pesquisa, esses dados serão combinados com as informações obtidas nos testes de aceitação do consumidor e painéis treinados, em que voluntários relatam suas impressões sobre aparência, aroma, sabor e textura das amostras.

O projeto também se relaciona com os estudos da Embrapa para encontrar os genes relacionados a carne mais macia e saborosa.

Segundo a pesquisadora, este tipo de estudo é importante para toda a cadeia. Sabendo que alimentos ingeridos pelo animal deixam a carne mais nutritiva, por exemplo, o pecuarista pode modificar a dieta. Se o objetivo de determinado frigorífico é vender carne para mercados mais exigentes, e estiver provado que o bovino criado a pasto tem carne mais saborosa, a indústria saberá de quem comprar os animais.
“Já é uma realidade que cargas de carne exportada pelo Brasil sejam recusadas por ter sabor e aroma estranhos. Por isso, é fundamental ter as ferramentas para produzir com mais qualidade”, afirma Renata.

Larissa Morais – jornalista – MTb/SP 48218
Embrapa Pecuária Sudeste
Fone: (16) 3411-5625
larissa.morais@embrapa.br

Maisnotícias

  • Touro da bateria ABS é líder do Sumário CFM

    Genética | 03 de Agosto de 2020
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    CFM Diferente alcançou Índice CFM de 22,96 pontos

    CFM Diferente é o líder absoluto do Sumário de Touros Nelore CFM 2020/2021. O touro compõe a bateria da ABS e traz CFM Adonis e CFM Minerio na genealogia.

    O coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS, Arthur Vieira, destacou algumas das principais ca...
  • Leilão FSL Angus ofertará exemplares e sêmen da raça

    Informação, Leilões, Mercado | 03 de Agosto de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A 13ª edição do Leilão FSL Angus colocará à disposição dos criadores animais da raça com pelo curto, carcaças expressivas, avaliação do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e HD 50K Zoetis. Com oferta de 50 exemplares, sendo 40 touros e 10 fêmeas, além de lotes de sêmen de touros nacionai...
  • ABS: Novas tecnologias de transferência de embriões potencializam melhoramento genético

    Genética, Informação | 03 de Agosto de 2020
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    O nascimento dos primeiros animais resultantes dos embriões ABS NEO Premium estão possibilitando novas realidades para os produtores brasileiros; em Minas Gerais, um criador de gado Holandês comemorou o nascimento de uma bezerra top 0,1% da raça O ABS NEO Premium representa o próximo passo da evolução da tecnolog...
  • CRV Lagoa: Com 68 lançamentos, CRV apresenta Catálogo Leite Europeu 2020

    Genética, Informação | 03 de Agosto de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Repleto de novidades e destacando touros superiores, o Catálogo Leite Europeu 2020, fruto do trabalho secular do Grupo CRV na Europa, América do Norte, Oceania e Brasil, acaba de ser lançado e já está disponível para consulta. A publicação apresenta a lista de animais separados por sistema de produção e objeti...
  • GAP Supremo é o melhor touro Brangus para Índice de Desmama do Sumário Natura 2020

    Genética, Informação | 31 de Julho de 2020
    Foto: Gabriel Oliveira / Agência El campo
    Mais um animal da bateria Corte Europeu da CRV Lagoa se destaca em um dos principais sumários do Brasil: GAP Supremo é o melhor touro para Índice de Desmama do Sumário Natura 2020, que chega à sua 34ª edição trazendo as avaliações dos melhores animais das raças Angus e Brangus do País. GAP Supremo, da raça ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais