Últimasnotícias

ABCZ abre inscrições para ExpoGenética 2013

Genética | 16 de Maio de 2013
Estão abertas as inscrições para exposição de animais na ExpoGenética 2013, que será realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba, entre os dias 17 e 25 de agosto. As inscrições serão recebidas somente pela Superintendência de Melhoramento Genético, na sede da ABCZ, feitas através de formulários próprios devidamente preenchidos.
Poderão ser inscritos para a mostra os animais que atenderem às seguintes exigências: portadores de registro genealógico nas categorias PO – Puro de Origem ou LA – Livro Aberto e que estiverem em nome do expositor nos arquivos do SRGRZ; machos e fêmeas com idade a partir de 8 (oito) meses na data base do evento e sem idade limite. Os animais de seleção para corte devem apresentar avaliações genéticas em seus respectivos programas, classificados entre os 20% (vinte por cento) superiores, prevalecendo para essa definição o índice adotado pelo ou serem portadores de CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção.
Para os animais de seleção para leite será exigida avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais positiva, sempre com origem em programas oficiais. Será considerado o dia 17/08/13 como sendo a data-base do evento. Cada expositor poderá alugar, no máximo, três currais, cuja lotação individual será de cinco animais, não renovável durante o evento; ou quinze animais, no caso da modalidade argola.

Mais informações através do Regulamento da ExpoGenética 2013, disponível no link:
http://www.abcz.org.br/Content/arquivos/expogenetica/Regulamento.pdf  

Prêmio Cláudio Carvalho
Já está disponível para consulta no site do PMGZ a lista de matrizes candidatas ao Prêmio Cláudio Carvalho. Para participar a matriz zebuína deve ser portadora de RGD, categoria PO; ter idade entre 5 a 10 anos no dia 15/08/2013; ter pelo menos 4 filhos portadores de RGN ou aptos a recebê-lo oriundo de monta natural, monta controlada ou IA (FIV ou TE não); ter intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias. Para as raças brahman, guzerá, nelore, nelore mocha e tabapuã a idade ao 1º parto deve ser igual ou inferior a 36 meses e possuir avaliação genética com iABCZ até TOP 20%. Para as raças cangaiam, indubrasil e sindi a idade ao 1º parto deve ser igual ou inferior a 40 meses com avaliação genética com iABCZ até TOP 20%. Para as raças gir e gir mocha, idade ao 1º parto igual ou inferior a 40 meses com avaliação genética com PTA positivo. A escolha e premiação das matrizes ocorrerão durante a ExpoGenética 2013. Mais informações sobre as inscrições das matrizes através do telefone: (34) 3319-3886.

Consulte as matrizes candidatas ao prêmio:
http://www.pmgz.org.br/?matrizes 

Fonte: ABCZ 

Expo Genética 2013

Foto: Divulgação/Assessoria