Últimasnotícias

Embrapa divulga resultados da prova de avaliação a campo Angus 2013

Genética | 27 de Junho de 2013
O touro Catanduva 01750 verídico 1531-1112, de propriedade da Cabanha Catanduva (Glorinha/RS), de Fabio e Fabiana Gomes, foi o vencedor da prova de avaliação a campo da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS). Os resultados foram apresentados no último dia 14, durante a Tarde de Campo Angus Embrapa, realizada no auditório da entidade.
A prova teve como objetivo analisar o desempenho dos animais a campo nas seguintes categorias: características de ganho de peso, avaliação de conformação, precocidade, musculatura, tamanho, características de carcaça, pelame e avaliação reprodutiva.

De acordo com Marcos Yokoo, pesquisador da Embrapa responsável pelas avaliações, Catanduva 01750 foi um touro que manteve o ganho de peso equilibrado durante os 196 dias da avaliação. “O animal é um raçador que impressiona. Conse guiu manter um ótimo equilíbrio de peso durante todo o período da prova, assim como também se destacou nas características morfológicas, acumulando uma pontuação que garantiu o primeiro lugar no teste”, afirmou Yokoo.

A segunda colocação ficou com Maya Haragano Hornero Pity, da Cabanha da Maya (Bagé/RS), de propriedade de Zuleika Borges Torrealba. A terceira colocação ficou para SW 483 Proteção Brigadier Bartolomé, da Agropecuaria Proteção ( Rio Grande/RS) , de Sulimar Nunes Farias.
Com a presença de mais de 80 pessoas no local, todos os presentes puderam acompanhar os resultados dos animais que ficaram durante 10 meses sob o monitoramento dos pesquisadores da Embrapa e da Associação Brasileira de Angus.

A Tarde de Campo Angus Embrapa ainda contou com as palestras de Márcia Silveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, que falou sobre Produção e Manejo de Forrageiras Anuais de Verão: Interface Planta Animal; e do Professor Dr. Carlos Gottchall, da Universi dade Luterana do Brasil (ULBRA), que proferiu sobre Manejo Integrado para Aumento da Eficiência Reprodutiva em Bovinos de Corte.
Participaram da 3° Prova de Avaliação as cabanhas Catanduva, Maya, Agropecuária Proteção, Cabanha Solé, Fazenda da Barragem, PAP Lagoa Preta, Estância Santa Thereza, Fazenda do Baú, Cabanha Santa Nélia, Estância da Acácia e Tólios Farm.

Fonte: ABA

EMBRAPA

Foto: Divulgação/Assessoria