Últimosartigos

Entre milhares de touros, lá está o seu

Leilões | 12 de Setembro de 2013
Por Fernando Furtado Velloso

Na temporada de primavera gaúcha deverão ser ofertados mais de 5 mil touros, sendo a grande maioria das raças Angus e Braford. O número nos estimula e até nos anima, pois no meio desta tourada não deve ser tão difícil encontrar o reprodutor que atenda as necessidades de seu rebanho.

Pois bem, observe que um bom reprodutor deve lhe atender satisfatoriamente em duas áreas bem distintas:
a) na produção de matrizes de reposição para seu gado e
b) na produção de terneiros ou novilhos para ofertar no mercado.

Pode parecer simples, mas note que são características em algumas vezes antagônicas: para que seu rebanho de cria seja eficiente a genética não deve ser de animais muito grandes e exigentes, pois maior tamanho adulto leva a menor eficiência reprodutiva em condições de campo e maiores problemas de parto (distocia). As fêmeas além de moderadas em tamanho devem ser boas mães (boa produção leiteira) e normalmente esta característica está correlacionada negativamente com animais bem musculosos (os touros mais bonitos). Do lado oposto, terneiros e novilhos pesados são produtos de touros maiores e com alto potencial para ganho de peso.

Mas, existem touros que atendem satisfatoriamente estas duas condições simultaneamente? Sim, existem touros equilibrados em ambas as áreas e touros extremos que somente servem para uma coisa ou outra (formação de rebanhos de cria ou cruzamento terminal). Atualmente dispomos de diversas informações técnicas que nos ajudam a indentificar estes animais e assim escolher com mais precisão o reprodutor que contribuirá com nosso rebanho. Volto ao meu assunto recorrente de DEPs, touros Dupla Marca, Sumários de Touros, seleção objetiva, etc.

Lembre que a escolha do touro define a genética de 50% de nosso rebanho e que assim é um tema que merece atenção, tempo e investimento. O acerto pode contribuir com um grande salto em produtividade em sua pecuária, mas um erro pode lhe custar muito e por muitos anos. Se um bom touro custa 4 novilhos ou 10 terneiros já temos uma base para definir os nossos investimentos na reposição de touros e que seja por um bom touro. Entre milhares de touros desta temporada lá está o seu!

Publicado no Jornal Folha do Sul, Caderno Campo (12 Set 2013)

Remates 2013

Foto: Divulgação/Assessoria