Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 20/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões certificados, um modelo a ser consolidado

Leilões, Mercado | 27 de Junho de 2014

Coluna - Folha do Sul

Foto: Divulgação/Assessoria

Foi realizado em 21 de maio o Leilão Certificado Nº1 com a oferta de 3.700 bovinos. Este evento tem grande valor simbólico e histórico, pois marca o início de um trabalho na busca de novas modalidades de comercialização de bovinos no RS e no Brasil. Costumamos citar diversos exemplos da pecuária do Uruguai que poderiam ser usados no Rio Grande do Sul, mas muitas vezes temos dificuldade de sair do campo das discussões e seminários para aplicação prática. Pois bem, a realização deste modelo de leilão liderado pelo Canal Rural é uma ação real de tentativa de mudança e melhoria para nossa pecuária. Os leilões certificados não tem somente o propósito de vender animais em leilões virtuais, mas sim de explorar a diferenciação entre os produtos (bovinos), compreender melhor as caracaterísitcas realmente valorizadas pelo mercado e disponbilizar informações contínuas dos resultados e cotações dos animais para os pecuaristas. Os pilares deste negócios são a confiança e transparência nas relações comerciais  e a disponibilidade de informações claras para o setor.

Neste primeiro leilão foi comercializada 40% da oferta. Pode-se achar que é um resultado ruim, porém se observarmos que foram vendidos 1.500 bovinos em um modelo comercial totalmente novo concluiremos que o evento foi exitoso e demonstrou que existe aceitação do mercado por esta ferramenta.

Já estão programados até o final de 2014 mais 4 leilões certifificados e os próximos ocorrerão em 27/julho (Nº2) e 05/setembro (Nº3) na Expointer. O nosso desafio agora é dar continuidade a realização destes leilões, pois assim faremos os ajustes necessários, desenvolveremos uma rotina de geração de informações e tornaremos esta ação um fato verdadeiramete transformador em nossa pecuária. A informação tem grande potencial transformador e por vezes duvidamos da sua força. Os leilões certiicados serão uma grande fonte de informação para todos envolvidos com pecuária: vendedores, compradores, pecuaristas em geral, indústria frigorífica, agentes comerciais, etc. Este trabalho não pertence a uma leiloeira ou escritório rural, mas sim a um grupo de empresas com disposição para trabalhar de forma integrada. Este é mais um fato positivo e necessário para nossa pecuária: desenvolver o aprendizado de realizar trabalhos integrados e de cooperação.

O Uruguai desenvolveu esta modalidade comercial com sucesso nos útlimos 15 anos e hoje a validade dos leilões certificados já está fora de discussão. O Rio Grande do Sul tem plenas condições de ser pioneiro no Brasil e saltar na frente mais uma vez. 

Publicado na Folha do Sul - Bagé em 26/06/2014

Maisartigos

  • EUA: A incrível história da carne bovina de qualidade

    Informação | 18 de Abril de 2024
    Foto: Beef Magazine
    Ted Schroeder, da Kansas State University, oferece uma interpretação e compreensão detalhadas da evolução das informações econômicas relacionadas à demanda do consumidor por carne bovina.

    Durante quase quatro décadas, trabalhei com a indústria pecuária e de carne bovina para ajudar a interpretar e compreende...
  • Austrália: Descobrindo o seu próximo touro com o apoio da genômica

    Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A busca por um novo reprodutor de rebanho pode se tornar exaustiva. O número de touros disponíveis para seleção dentro das raças é bastante impressionante.

    Por exemplo, durante a temporada de vendas de touros na primavera de 2023, pelo menos 15.000 touros foram vendidos em leilões. Se o grande número de touros v...
  • Austrália: Quanto foco deve ser colocado em AOL?

    Carne, Informação | 09 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A área de olho de lombo (AOL) é uma característica frequentemente discutida pelos produtores como uma característica desejável para incluir em suas decisões de seleção. No entanto, compreender a razão pela qual essa característica é tão desejável geralmente resulta em algumas respostas geralmente vagas.
    Pri...
  • Austrália: alternativas para prever o peso ao nascer em sistemas extensivos

    Informação | 05 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em qualquer sistema de criação de bovinos, o principal fator de produtividade e lucratividade é determinado pelo número de bezerros que podem nascer e podem ser criados até o desmame e até o peso de venda.
    Existem vários problemas que podem em um rebanho para impactar isso. No entanto, um dos mais importantes, ta...
  • Austrália: Precisamos repensar os escores de frame?

    Informação | 03 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O aumento gradual no peso das vacas adultas não é um fenômeno restrito apenas à Austrália.

    Internacionalmente, tem havido uma tendência muito clara de aumento do peso das vacas maduras na maioria das raças de corte. Em 2021, o Dr. Dan Burskirk, da Michigan State University, nos EUA, publicou um artigo questionand...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais