Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/02/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Tenho dito: muitas respostas estão no Sumário!

Informação | 21 de Setembro de 2015

Por Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha


Estamos ingressando na safra de “Sumários de Touros” e dos leilões de reprodutores taurinos, especialmente no RS, a chamada Temporada de Primavera. Para mim (e para nossa empresa) esta é uma época muito atribulada e ao mesmo tempo muito entusiasmante, pois o assunto “touros” desde a sua seleção (genética) até a venda (leilões) é o nosso chão. E que “baita chão”, como dizem na fronteira oeste do RS.

Neste artigo vamos avaliar algumas informações do recém-lançado SUMÁRIO DE TOUROS ANGUS – PROMEBO 2015/2016. Faz exatos dois anos que escrevi neste espaço o artigo intitulado “Creia irmão: a resposta está no sumário” (Set/2013). Hoje, ao revisar este assunto com informações novas vejo que a afirmativa não foi exagerada e que encontraremos muitas respostas nas linhas e colunas deste novo sumário de touros.

A edição 2015/2016 do Sumário de Touros Angus Promebo traz informações de mais de 540 touros pais com progênie avaliada no Brasil, contemplando touros importados e nacionais. Entre os importados a predominância é de genética dos Estados Unidos, Argentina e Canadá. Temos então a informação de que touros pais produziram os melhores filhos nas condições de produção do Brasil. Outra informação muito importante é a publicação dos “Touros Jovens S.A.” (Superiores para Acasalamento), onde são listados os melhores touros DECA 1, os animais com melhor desempenho e genética disponível no mercado neste ano. Fique atento nos nomes desta relação para aquisição de touros e sêmen.

“Contra fatos não há argumentos” diz o provérbio português e por aqui segue valendo. Vamos fazer uma análise rápida dos 10 touros melhores para Índice Final no Sumário Angus 2015/2016:

SUMÁRIO ANGUS – TOUROS ORDENADOS POR ÍNDICE FINAL

 

NOME DO TOURO

REGISTRO

ANO NASC

PEL

CAT

INDICE FINAL

DECA   Ind F

Origem

1

GAP N435

C219936

2004

V

PC

26,30

1

BR

2

SAV BRAND NAME 9115

IA-1235

2009

P

PO

24,82

1

EUA

3

SANTA JOANA 1023

C279582

2007

P

PC

23,74

1

BR

4

TRADICAO 1754

C328449

2010

P

PC

22,46

1

BR

5

TRADICAO 1110

C227038

2004

P

PC

21,82

1

BR

6

SANTA JOANA 5545

C260518

2006

P

PC

21,26

1

BR

7

SANTA JOANA 714

C192751

2001

P

PC

21,26

1

BR

8

GAR GRID MAKER

IA-729

1998

P

PO

21,24

1

EUA

9

LORENZEN FIELD DAY 7455

IA-1076

2007

V

PO

21,18

1

EUA

10

BARRAGEM TE16 WESTWIND LIDER TE198 (BRUTO)

O132409

2008

P

PO

21,00

1

BR

 Fonte: Sumário de Touros Angus – PROMEBO 2015/2016, adaptado pela Assessoria Agropecuária

 


Genética Nacional
Nos touros TOP 10 do sumário estão 7 nacionais, comprovando a importância de avaliar os produtos em nosso ambiente para identificar os melhores pais. A lógica de muito valorizar tecnologia (ex: marcadores), e informações (ex: sumários de outros países ou “consolidados”) importados nos leva a menor valorização dos touros nacionais. A liderança dos touros brasileiros no sumário nos indica que temos muito bom material para ser usado e bons rebanhos a serem observados. A adaptação ao ambiente é um tema muito importante e os pais nacionais estão correndo bem esta carreira.


Puros de Origem (PO) x Puros Controlados (PC)

Os touros PC costumam ser menos valorizados pelo mercado e até rejeitados por alguns produtores e regiões. O sumário novamente nos traz uma resposta importante, pois 06 dos 10 touros TOP são PC. No campo já sabemos da grande qualidade e do bom trabalho nos rebanhos PC, mas os dados da avaliação genética servem como prova dos nove, pois mostram objetivamente que os touros PC igualam e até superam o desempenho de muitos pais renomados, grandes campeões e importados.


Rebanhos

Os criadores nacionais que figuram nesta listagem (GAP, Santa Joana, Tradição e Barragem) tem grande identificação e convicção no uso da seleção objetiva, da avaliação genética e dos critérios objetivos para tomadas de decisão em seus plantéis.  Não é surpresa encontrá-los por aqui. Se ampliarmos a pesquisa para os TOP 20 ou TOP 30 neste sumário identificaremos outros plantéis conhecidos nossos pelo bom trabalho de seleção, tais como Cia Azul, Querência (afixo Inhanduí), S2, Quiri, etc. O pretexto de citá-los não é somente para parabenizá-los, mas para demonstrar através do sumário que aqueles que acreditam e praticam a seleção objetiva melhoram verdadeiramente os seus rebanhos e os reprodutores ofertados no mercado.


Idade e touros que “já foram sucesso”
 A idade media dos destes touros TOP 10 é de 10 anos: sinal vermelho! Alguns já não estão ativos (produzindo sêmen) ou talvez nem vivos mais. Produzimos os melhores touros em nosso sumário, mas demoramos muito para identificá-los: aí o “cavalo passou encilhado”, pois não estamos conseguindo aproveitar amplamente este recurso genético e nem alcançar os possíveis ganhos comerciais com esta informação.


Neste ano é a retomada do TESTE DE PROGÊNIE ANGUS - ALTA/PROGEN, trabalho técnico que havia sido interrompido em 2009. Esta iniciativa deve ser comemorada, pois será um grande reforço para identificarmos e avaliarmos touros jovens selecionados através do PROMEBO. Estamos muito orgulhosos de participar desta empreitada, pois a Assessoria Agropecuária foi convidada a assumir a Coordenação Técnica deste projeto. Vamos então para o alto e avante!



* Publicado na Revista AG, Coluna "Do Pasto ao Prato" (Setembro, 2015) 

Maisartigos

  • Negocio Direto: fazendo em vez de esperar

    Informação, Mercado | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    A ação é melhor que a inércia. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, e por aí vai. O propósito deste meu texto é compartilhar algumas informações sobre o Grupo de Produtores...
  • EAD pode causar prejuízos na formação do médico veterinário

    Informação | 09 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por João Carlos Gonzales, presidente da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária

    A recente autorização governamental para que instituições com curso de medicina veterinária utilizem 40% do tempo na forma de ensino a distância (EAD), isto é, por correspondência e/ou internet, despertou a atenção para pos...
  • SC: Verdi realiza bonificação dos primeiros animais Hereford e Braford

    Informação | 06 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Frigorífico catarinense e ABHB fizeram abate certificado pelo programa Carne Pampa Aconteceu no dia 4 de fevereiro o primeiro abate experimental certificado pelo Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) do Frigorífico Verdi, localizado no município de Pouso Redondo (SC). Foram reu...
  • ABS NEO: Produtor comemora taxa de prenhez acima de 55% com o uso de embriões

    Informação | 06 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Resultado foi registrado na Fazenda Maranata, no norte do Tocantins O ABS NEO vem se tornando um produto cada vez mais popular entre os produtores. Após decidir investir na solução genética da ABS, um produtor do norte do Tocantins obteve resultados impressionantes já na primeira aplicação - com 204 embriões tra...
  • Angus Austrália: ganhos com a seleção para docilidade

    Informação | 30 de Janeiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Uma das características em que os pecuaristas dão alto nível de importância ao tomar decisões de seleção, se não a característica mais importante, é o temperamento. Esta importância foi destacada em uma pesquisa recente com mais de 1.200 produtores de carne bovina na Austrália, que constatou que o temperamen...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais