Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Tenho dito: muitas respostas estão no Sumário!

Informação | 21 de Setembro de 2015

Por Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha


Estamos ingressando na safra de “Sumários de Touros” e dos leilões de reprodutores taurinos, especialmente no RS, a chamada Temporada de Primavera. Para mim (e para nossa empresa) esta é uma época muito atribulada e ao mesmo tempo muito entusiasmante, pois o assunto “touros” desde a sua seleção (genética) até a venda (leilões) é o nosso chão. E que “baita chão”, como dizem na fronteira oeste do RS.

Neste artigo vamos avaliar algumas informações do recém-lançado SUMÁRIO DE TOUROS ANGUS – PROMEBO 2015/2016. Faz exatos dois anos que escrevi neste espaço o artigo intitulado “Creia irmão: a resposta está no sumário” (Set/2013). Hoje, ao revisar este assunto com informações novas vejo que a afirmativa não foi exagerada e que encontraremos muitas respostas nas linhas e colunas deste novo sumário de touros.

A edição 2015/2016 do Sumário de Touros Angus Promebo traz informações de mais de 540 touros pais com progênie avaliada no Brasil, contemplando touros importados e nacionais. Entre os importados a predominância é de genética dos Estados Unidos, Argentina e Canadá. Temos então a informação de que touros pais produziram os melhores filhos nas condições de produção do Brasil. Outra informação muito importante é a publicação dos “Touros Jovens S.A.” (Superiores para Acasalamento), onde são listados os melhores touros DECA 1, os animais com melhor desempenho e genética disponível no mercado neste ano. Fique atento nos nomes desta relação para aquisição de touros e sêmen.

“Contra fatos não há argumentos” diz o provérbio português e por aqui segue valendo. Vamos fazer uma análise rápida dos 10 touros melhores para Índice Final no Sumário Angus 2015/2016:

SUMÁRIO ANGUS – TOUROS ORDENADOS POR ÍNDICE FINAL

 

NOME DO TOURO

REGISTRO

ANO NASC

PEL

CAT

INDICE FINAL

DECA   Ind F

Origem

1

GAP N435

C219936

2004

V

PC

26,30

1

BR

2

SAV BRAND NAME 9115

IA-1235

2009

P

PO

24,82

1

EUA

3

SANTA JOANA 1023

C279582

2007

P

PC

23,74

1

BR

4

TRADICAO 1754

C328449

2010

P

PC

22,46

1

BR

5

TRADICAO 1110

C227038

2004

P

PC

21,82

1

BR

6

SANTA JOANA 5545

C260518

2006

P

PC

21,26

1

BR

7

SANTA JOANA 714

C192751

2001

P

PC

21,26

1

BR

8

GAR GRID MAKER

IA-729

1998

P

PO

21,24

1

EUA

9

LORENZEN FIELD DAY 7455

IA-1076

2007

V

PO

21,18

1

EUA

10

BARRAGEM TE16 WESTWIND LIDER TE198 (BRUTO)

O132409

2008

P

PO

21,00

1

BR

 Fonte: Sumário de Touros Angus – PROMEBO 2015/2016, adaptado pela Assessoria Agropecuária

 


Genética Nacional
Nos touros TOP 10 do sumário estão 7 nacionais, comprovando a importância de avaliar os produtos em nosso ambiente para identificar os melhores pais. A lógica de muito valorizar tecnologia (ex: marcadores), e informações (ex: sumários de outros países ou “consolidados”) importados nos leva a menor valorização dos touros nacionais. A liderança dos touros brasileiros no sumário nos indica que temos muito bom material para ser usado e bons rebanhos a serem observados. A adaptação ao ambiente é um tema muito importante e os pais nacionais estão correndo bem esta carreira.


Puros de Origem (PO) x Puros Controlados (PC)

Os touros PC costumam ser menos valorizados pelo mercado e até rejeitados por alguns produtores e regiões. O sumário novamente nos traz uma resposta importante, pois 06 dos 10 touros TOP são PC. No campo já sabemos da grande qualidade e do bom trabalho nos rebanhos PC, mas os dados da avaliação genética servem como prova dos nove, pois mostram objetivamente que os touros PC igualam e até superam o desempenho de muitos pais renomados, grandes campeões e importados.


Rebanhos

Os criadores nacionais que figuram nesta listagem (GAP, Santa Joana, Tradição e Barragem) tem grande identificação e convicção no uso da seleção objetiva, da avaliação genética e dos critérios objetivos para tomadas de decisão em seus plantéis.  Não é surpresa encontrá-los por aqui. Se ampliarmos a pesquisa para os TOP 20 ou TOP 30 neste sumário identificaremos outros plantéis conhecidos nossos pelo bom trabalho de seleção, tais como Cia Azul, Querência (afixo Inhanduí), S2, Quiri, etc. O pretexto de citá-los não é somente para parabenizá-los, mas para demonstrar através do sumário que aqueles que acreditam e praticam a seleção objetiva melhoram verdadeiramente os seus rebanhos e os reprodutores ofertados no mercado.


Idade e touros que “já foram sucesso”
 A idade media dos destes touros TOP 10 é de 10 anos: sinal vermelho! Alguns já não estão ativos (produzindo sêmen) ou talvez nem vivos mais. Produzimos os melhores touros em nosso sumário, mas demoramos muito para identificá-los: aí o “cavalo passou encilhado”, pois não estamos conseguindo aproveitar amplamente este recurso genético e nem alcançar os possíveis ganhos comerciais com esta informação.


Neste ano é a retomada do TESTE DE PROGÊNIE ANGUS - ALTA/PROGEN, trabalho técnico que havia sido interrompido em 2009. Esta iniciativa deve ser comemorada, pois será um grande reforço para identificarmos e avaliarmos touros jovens selecionados através do PROMEBO. Estamos muito orgulhosos de participar desta empreitada, pois a Assessoria Agropecuária foi convidada a assumir a Coordenação Técnica deste projeto. Vamos então para o alto e avante!



* Publicado na Revista AG, Coluna "Do Pasto ao Prato" (Setembro, 2015) 

Maisartigos

  • EUA: A incrível história da carne bovina de qualidade

    Informação | 18 de Abril de 2024
    Foto: Beef Magazine
    Ted Schroeder, da Kansas State University, oferece uma interpretação e compreensão detalhadas da evolução das informações econômicas relacionadas à demanda do consumidor por carne bovina.

    Durante quase quatro décadas, trabalhei com a indústria pecuária e de carne bovina para ajudar a interpretar e compreende...
  • Austrália: Descobrindo o seu próximo touro com o apoio da genômica

    Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A busca por um novo reprodutor de rebanho pode se tornar exaustiva. O número de touros disponíveis para seleção dentro das raças é bastante impressionante.

    Por exemplo, durante a temporada de vendas de touros na primavera de 2023, pelo menos 15.000 touros foram vendidos em leilões. Se o grande número de touros v...
  • Austrália: Quanto foco deve ser colocado em AOL?

    Carne, Informação | 09 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A área de olho de lombo (AOL) é uma característica frequentemente discutida pelos produtores como uma característica desejável para incluir em suas decisões de seleção. No entanto, compreender a razão pela qual essa característica é tão desejável geralmente resulta em algumas respostas geralmente vagas.
    Pri...
  • Austrália: alternativas para prever o peso ao nascer em sistemas extensivos

    Informação | 05 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em qualquer sistema de criação de bovinos, o principal fator de produtividade e lucratividade é determinado pelo número de bezerros que podem nascer e podem ser criados até o desmame e até o peso de venda.
    Existem vários problemas que podem em um rebanho para impactar isso. No entanto, um dos mais importantes, ta...
  • Austrália: Precisamos repensar os escores de frame?

    Informação | 03 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O aumento gradual no peso das vacas adultas não é um fenômeno restrito apenas à Austrália.

    Internacionalmente, tem havido uma tendência muito clara de aumento do peso das vacas maduras na maioria das raças de corte. Em 2021, o Dr. Dan Burskirk, da Michigan State University, nos EUA, publicou um artigo questionand...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais