Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 20/02/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Quem são os “Maiores Vendedores de Touros do Brasil”?

Informação, TOP 100 2016 | 13 de Março de 2016

Artigo: Quem são os “Maiores Vendedores de Touros do Brasil”?

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

Esta pergunta será logo respondida pela Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha e a AG – A Revista do Criador. Conhecer os maiores players do mercado de reprodutores é algo que nos inquieta faz um bom tempo. Pois bem, decidimos arregaçar as mangas e produzir esta informação. Quando uma informação importante não está disponível não adianta reclamar, alguém tem de fazer. Esse é o objetivo do levantamento TOP 100 - “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil”, prover para o mercado a relação dos 100 maiores vendedores de touros de corte registrados no país, dividindo este conteúdo em Top 50 Taurinos (europeias e sintéticas) e Top 50 Zebuínos. Optamos por não realizar uma listagem única com todas as raças, pois mesclando taurinos e zebuínos teríamos possivelmente uma relação com grande predominância de vendedores de touros zebuínos, em função da grande representatividade do zebu no Brasil e do maior porte destes rebanhos em comparação aos produtores de taurinos.

O touro é o grande responsável pela genética dos animais produzidos no Brasil, pois apesar do grande crescimento da Inseminação Artificial no país, mais de 85% dos bezerros nascidos são produtos de monta natural. Desta forma, o impacto que os touros têm na pecuária nacional é de primeira grandeza. A eficiência reprodutiva dos rebanhos, o desempenho e produtividade dos animais na recria e engorda, o ganho de peso e conversão alimentar nos confinamentos, a idade e peso ao abate e qualidade do produto final (carne) são invariavelmente afetadas pela qualificação do TOURO! Pode parecer exagero, mas o reprodutor é um insumo que afeta todas as etapas de uma exploração pecuária. Desde o nascimento do bezerro até a quantidade e qualidade da carne produzida. Como não conhecer e valorizar os maiores produtores de um insumo tão fundamental para a cadeia da carne? Sendo o nome desta coluna “Do Pasto ao Prato” considero o tema mais que apropriado.

Conhecer os grandes fornecedores de touros no Brasil é uma informação de grande valia e estes produtores devem ser conhecidos e reconhecidos. Nosso projeto TOP 100 pretende saber quem são, onde estão, que raças produzem, como vendem e como selecionam seus animais.

O critério básico e fundamental de nosso levantamento será o número de touros registrados vendidos por ano. Para os produtores que trabalham com mais de uma raça, bastante comum para criadores de raças europeias e sintéticas, será considerado o somatório das diferentes raças comercializadas.

A coleta de informações do levantamento será muito simples, pois se dará por adesão voluntária dos vendedores de touros através de consulta aberta na internet. No final de fevereiro já comunicamos as principais associações de raça e pedimos apoio neste levantamento. Em março a consulta estará aberta em nosso site e redes sociais para que os produtores possam enviar as suas informações (fazenda, número de touros vendidos por raça, quantidade em leilão, venda direta, se participa de programa de melhoramento genético, etc). Em abril tabularemos os dados e enviaremos para checagem e validação das respectivas associações responsáveis pelo serviço de registro genealógico. Na edição de junho da Revista AG será publicada com destaque a primeira edição do Top 100 – Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil, considerando a comercialização de 2015.

Para os produtores de touros o levantamento será uma ferramenta de promoção de seu trabalho e de fortalecimento de suas marcas, especialmente para aqueles que não promovem leilões e acabam sendo menos visualizados no mercado. Para as raças de bovinos, será um bom “Raio X” da representatividade de cada grupo genético. Atualmente, usamos como referência da participação das raças o desempenho da venda de doses de sêmen, mas no segmento da venda de touros o mercado pode ser bem diferente.

Acreditamos que o Top 100 é um projeto a favor de todos e contra ninguém. Assim sendo, contaremos com o apoio e cooperação de todos envolvidos na produção e comercialização de reprodutores: associações de raças, programas de melhoramento genético, técnicos do setor, leiloeiras, centrais de inseminação, agentes comerciais (corretores), etc.

O levantamento Top 100 se encerra e se renova a cada ano, pois em cada edição podemos incorporar novas informações e diferentes avaliações dos resultados. Essa perspectiva de continuidade em um trabalho sem fim para muitos pode ser um problema, mas para nós da Assessoria Agropecuária e Revista AG será o maior combustível.  

PARTICIPE: http://www.assessoriaagropecuaria.com.br/questionario-top100

* Publicado na Revista AG, Coluna "Do Pasto ao Prato" (Março/2016)

Maisnotícias

  • Uruguai sem pressa para deixar a vacina contra a Aftosa

    Informação | 20 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    El análisis con los costos y beneficios que implicaría, a futuro, dejar de vacunar contra fiebre aftosa en Uruguay, continúa avanzando. El pasado martes, en la sede de la Dilave “Miguel C. Rubino”, las gremiales de productores recibieron un nuevo informe de la consultoría independiente impulsada por el Instituto ...
  • RS: Farsul aprova continuidade das medidas para retirada da vacina contra aftosa

    Informação | 19 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Sindicatos rurais firmaram a decisão em assembleia nesta quarta-feira (19)
    Em assembleia realizada nesta quarta-feira (19), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) decidiu apoiar a continuidade do processo de antecipação da retirada da vacina contra a febre aftosa no estado. O placar da votação f...
  • RS: comunicado acerca da posição da Conexão Delta G em relação à antecipação da retirada da vacina contra a Febre Aftosa

    Informação | 19 de Fevereiro de 2020
    Foto: Conexão Delta G
    A Conexão Delta G, após deliberação com seus associados, definiu posicionamento contrário à antecipação da retirada da vacina da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. O grupo, em sua maioria, levantou ponderações de questões técnicas, comerciais e políticas acerca do tema que vem preocupando os pecuaristas de c...
  • ABHB: Paranaenses apostam nas raças Hereford e Braford e comemoram resultados

    Genética, Informação, Mercado | 18 de Fevereiro de 2020
    Foto: Diego Funari Fotografia
    Estado conta atualmente com um plantel de cerca de 9,39 mil exemplares registrados, segundo a Associação Brasileira de Hereford e Braford Criadores de bovinos de corte que estão apostando nas raças Hereford e Braford colhem os resultados positivos desta decisão. No Paraná, conforme números da Associação Brasile...
  • Angus e Negócio Direto: parceria para a certificação de terneiros no RS

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Angus busca formas de equalizar a oferta de animais certificados ao longo do ano, e propôs aos produtores do Grupo Negócio Direto a Certificação de animais com padrão Racial Angus que atendam especificações do Mercado.

    A parceria visa beneficiar os produtores que conseguem entregar os a...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais