Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

PampaPlus: Brasil investe em eficiência alimentar

Informação | 22 de Março de 2016

Roberto Torres e Rodrigo Gomes, da Embrapa Gado de Corte

Foto: Divulgação/Assessoria

Objetivando debater temas atualizados em relação às novas tecnologias disponíveis para o incremento da produtividade das raças bovinas, o 8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus – trouxe à tona na tarde desta quinta-feira, segundo dia de atividades, o tema da eficiência alimentar.

Responsável por deter o maior rebanho comercial do mundo, o Brasil segue exemplos internacionais e começa a desenvolver pesquisas sobre melhoramento genético com foco na redução dos insumos necessários e gerados. Conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodrigo da Costa Gomes, as novas tecnologias e pesquisas surgem em um cenário de anseio e pressão por uma indústria mais sustentável de produção de carne.

Países como Austrália e Canadá já desenvolveram programas para identificar animais mais eficientes, que produzam menos poluentes, em busca de marcadores que priorizem eficiência alimentar e qualidade da carne. Se a Austrália, com um rebanho de 27 milhões de bovinos visa reduzir aproximadamente 30% do custo de produção de carne e 10% das emissões de metano, o Brasil com 205 milhões de animais tem um desafio muito maior.

Exemplo local de pesquisa em busca de eficiência alimentar pode ser visualizado nas Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), onde são realizadas pesagens mensais com objetivo de identificar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores HB com maior potencial genético para produzir com rentabilidade, quantidade e qualidade uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.

A utilização do sumário de touros no processo de seleção e acasalamento foi pauta para o Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Engenheiro Agrônomo da Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS. Neste quesito, ficou evidente que os avanços na área de Tecnologia da Computação desenham um mundo altamente conectado e, principalmente, repleto de possibilidades em termos de transferência de conhecimento, o que também precisa ser aproveitado dentro deste contexto.

Fonte: ABHB 

Maisartigos

  • Mitos e verdades do cruzamento (Por B. Lynn Gordon, Beef Magazine)

    Informação | 26 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os Cruzamentos e a heterose resultante têm sido utilizados por gerações. Mas ainda restam discussões.

    Há sempre muita discussão e debate na pecuária de corte sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os pecuaristas faz...
  • Idade da vaca e produtividade (Quando ela está velha demais?) - Derrel Peel (Oklahoma University, EUA)

    Informação | 16 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Outubro é tradicionalmente época de desmame dos bezerros e o descarte de vacas para a temporada de parição na primavera nos EUA. No momento de descarte de matrizes os criadores enfrentam decisões difíceis. O descarte ótimo no rebanho requer uma bola de cristal afiada que poderia ver o futuro.

    Se o regime de chuvas...
  • Carne gaúcha: uma trajetória de terra, campo e gente (Por Roberto Grecellé - SEBRAE)

    Informação | 14 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O dia a dia da pecuária de corte brasileira tem sido em favor da qualidade da carne produzida. Nas fazendas e nas indústrias, seja pelo zelo, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia se empenham em produzir a cada dia uma carne de qualidade superior. Sim, é possíve...
  • Pecuária de corte: uma opinião para o novo governo

    Informação | 13 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Júlio Barcellos, Prof. Titular, Fac. de Agronomia – NESPro/UFRGS

    Numa análise mais crítica, é preciso entender que desde que surgiu a palavra agronegócio em nosso vocabulário, é afirmado que em todas as suas dimensões só ocorrem “maravilhas”. O que é um profundo equívoco, quase viciado, de quem defe...
  • Comunicação como insumo fundamental para o agro

    Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019
    Foto: AgroEffective
    Nestor Tipa Júnior
    Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Ba...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais