Últimosartigos

PampaPlus: Brasil investe em eficiência alimentar

Informação | 22 de Março de 2016

Objetivando debater temas atualizados em relação às novas tecnologias disponíveis para o incremento da produtividade das raças bovinas, o 8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus – trouxe à tona na tarde desta quinta-feira, segundo dia de atividades, o tema da eficiência alimentar.

Responsável por deter o maior rebanho comercial do mundo, o Brasil segue exemplos internacionais e começa a desenvolver pesquisas sobre melhoramento genético com foco na redução dos insumos necessários e gerados. Conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodrigo da Costa Gomes, as novas tecnologias e pesquisas surgem em um cenário de anseio e pressão por uma indústria mais sustentável de produção de carne.

Países como Austrália e Canadá já desenvolveram programas para identificar animais mais eficientes, que produzam menos poluentes, em busca de marcadores que priorizem eficiência alimentar e qualidade da carne. Se a Austrália, com um rebanho de 27 milhões de bovinos visa reduzir aproximadamente 30% do custo de produção de carne e 10% das emissões de metano, o Brasil com 205 milhões de animais tem um desafio muito maior.

Exemplo local de pesquisa em busca de eficiência alimentar pode ser visualizado nas Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), onde são realizadas pesagens mensais com objetivo de identificar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores HB com maior potencial genético para produzir com rentabilidade, quantidade e qualidade uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.

A utilização do sumário de touros no processo de seleção e acasalamento foi pauta para o Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Engenheiro Agrônomo da Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS. Neste quesito, ficou evidente que os avanços na área de Tecnologia da Computação desenham um mundo altamente conectado e, principalmente, repleto de possibilidades em termos de transferência de conhecimento, o que também precisa ser aproveitado dentro deste contexto.

Fonte: ABHB 

Roberto Torres e Rodrigo Gomes, da Embrapa Gado de Corte

Foto: Divulgação/Assessoria