Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Genética: Lembre, pense e cuide do básico

Informação | 15 de Agosto de 2016

Genética: Lembre, pense e cuide do básico

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

A decisão da realização de um programa de inseminação e a escolha do touro são tarefas importantes para o pecuarista. Muitas vezes, critérios técnicos básicos são esquecidos pela opção de um reprodutor com uma boa foto ou de uma escolha apurada. Tentarei, neste texto, revisar o básico em reprodução e genética, pensando que a ordem a seguir pode ser um guia rápido e simples para optar pelo touro A ou B, eventualmente até pela raça A ou B.

Emprenhar
A primeira e mais importante tarefa de um touro é gerar uma matriz prenhe. 

A escolha de empresas de inseminação sérias e preocupadas com a fertilidade dos reprodutores e alta qualidade seminal é um bom começo para ter boa taxa de prenhez. As empresas líderes nesse setor e associadas da Asbia têm muito cuidado com toda partida de sêmen. Evite sêmen produzido fora das principais empresas, congelado de forma “caseira” ou de origem “discutível”. Complementar a qualidade seminal, os protocolos de IATF (Inseminação Artificial a Tempo Fixo) ajudam a elevar a taxa de prenhez do rebanho, em função da indução hormonal da ciclicidade e dos benefícios indiretos do programa no manejo reprodutivo do rebanho. Algumas empresas já possuem programas para identificar touros com alta concepção na IATF (Ex: Selo IATF - ABS Pecplan e Concept Plus - Alta Genetics).  

Nascer
As perdas por problemas de parto (distocias) são muito caras e o melhor bezerro segue sendo o vivo. A adequação das raças usadas é o primeiro item a ser cuidado. Na sequência, a atenção na escolha de touros para novilhas é o próximo ponto. Existem reprodutores adequados para novilhas de 14, 18 ou 24 meses. Essa informação pode ser obtida através das DEPS Peso ao Nascer (PN) e Facilidade de Parto (FP) e também através do histórico do uso dos em novilhas de diferentes idades. Essa importante informação é deconhecimento dos técnicos de campo e das centrais de inseminação.

Desmamar
O ganho de peso do nascimento ao desmame é uma característica de alto impacto econômico para o criador (vendedor de bezerros) e também para o pecuarista que faz ciclo completo. A genética para alto peso ao desmame pode ser identificada em reprodutores com boas DEPS para Peso ao Desmame (PD) e com a seleção de matrizes para boa produção leiteira, através de pais com genética para Leite (L). Matrizes que desmamam mais de 50% de seu peso são as mais eficientes e esse resultado pode ser alcançado combinando genética superior para Peso ao Desmame, Leite e sem incrementos em tamanho adulto.

Recriar
O ganho pós-desmame tem grande influência na idade e taxa de prenhez das novilhas e da recria ou engorda dos machos. A DEP para Peso ao Ano (PA) é a ferramenta para escolhermos bons pais para uma recria eficiente. Nas fêmeas, a composição do ganho (músculo:gordura) é uma variável importante para combinarmos genética com os recursos alimentares disponíveis. O peso maduro (frame) e o biótipo devem ser observados para essa decisão. A DEP para o Tamanho ao Ano (TA ou YH) é um bom indicativo do porte e da curva de crescimento dos animais (mais precoces ou mais tardios).

Engordar
O alto potencial de ganho de peso nos sistema de terminação (a pasto ou em confinamento) é uma característica necessária e que pode ser identificada pelo DEP Peso ao Ano (ganho pós-desmame) e também através do Índice Econômico para Confinamento ($C). As características de carcaça relacionadas ao momento para abate de qualidade final do produto podem ser avaliadas através dos DEPS para Peso Carcaça (PC), Área de Olho de Lombo (AOL), Gordura (G) e Marmoreio (MA). Essas características afetam diretamente o valor final do novilho (peso e rendimento de carcaça) e também a possível classificação e bonificação possíveis.

Conforme adiantei no arranque do texto, o proposto era revisar e lembrar que o básico é muito importante para a eficiência reprodutiva dos rebanhos e para a produtividade das fazendas. Todas as DEPs citadas estão disponíveis para consulta nos catálogos de inseminação artificial e a identificação de quais são os mais importantes para a sua situação é o 
passo inicial. Assim, podem-se organizar características por ordem de prioridade. Feito isso, é mão na massa para a devida comparação e eleição do melhor reprodutor para o 
seu programa de inseminação. 

Não tenha dúvidas que o touro certo pode fazer um grande serviço para o seu rebanho e ao resultado financeiro de sua operação. Lembre, cuide e pense no básico na hora de escolher genética

* Publicado na coluna "Do Pasto ao Prato" (Revista AG, Edição Agosto/2016) 


Maisartigos

  • EUA: A incrível história da carne bovina de qualidade

    Informação | 18 de Abril de 2024
    Foto: Beef Magazine
    Ted Schroeder, da Kansas State University, oferece uma interpretação e compreensão detalhadas da evolução das informações econômicas relacionadas à demanda do consumidor por carne bovina.

    Durante quase quatro décadas, trabalhei com a indústria pecuária e de carne bovina para ajudar a interpretar e compreende...
  • Austrália: Descobrindo o seu próximo touro com o apoio da genômica

    Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A busca por um novo reprodutor de rebanho pode se tornar exaustiva. O número de touros disponíveis para seleção dentro das raças é bastante impressionante.

    Por exemplo, durante a temporada de vendas de touros na primavera de 2023, pelo menos 15.000 touros foram vendidos em leilões. Se o grande número de touros v...
  • Austrália: Quanto foco deve ser colocado em AOL?

    Carne, Informação | 09 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A área de olho de lombo (AOL) é uma característica frequentemente discutida pelos produtores como uma característica desejável para incluir em suas decisões de seleção. No entanto, compreender a razão pela qual essa característica é tão desejável geralmente resulta em algumas respostas geralmente vagas.
    Pri...
  • Austrália: alternativas para prever o peso ao nascer em sistemas extensivos

    Informação | 05 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em qualquer sistema de criação de bovinos, o principal fator de produtividade e lucratividade é determinado pelo número de bezerros que podem nascer e podem ser criados até o desmame e até o peso de venda.
    Existem vários problemas que podem em um rebanho para impactar isso. No entanto, um dos mais importantes, ta...
  • Austrália: Precisamos repensar os escores de frame?

    Informação | 03 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O aumento gradual no peso das vacas adultas não é um fenômeno restrito apenas à Austrália.

    Internacionalmente, tem havido uma tendência muito clara de aumento do peso das vacas maduras na maioria das raças de corte. Em 2021, o Dr. Dan Burskirk, da Michigan State University, nos EUA, publicou um artigo questionand...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais