Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 1 – A Origem dos Leilões

Informação | 17 de Novembro de 2016

                                                                                                                              Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016


Definição: LEILÃO é uma modalidade de negociação, venda pública de bens, onde órgãos públicos e empresas privadas, através de um leiloeiro, executam a venda para pessoas ou condomínio que ofereça o maior lance, a maior oferta. São sinônimos mais comum de leilão: hasta, pregão, licitação, arrematação.

LEILÕES NA ANTIGUIDADE

Alguns historiadores fazem referência aos Assírios e Caldeos, que por volta de 2.000 A.C. eles utilizavam de uma forma de leilão para venda do seu pescado, que eram feitos ainda em suas embarcações, junto a praia.

Já na BABILÔNIA, cerca do ano 500 A.C., o leilão tinha a finalidade de promoverem o casamento das mulheres e cujo pagamento eram feito através de produtos (ovelhas, cabras, vacas, etc...), que passou a ser conhecidos como “dote”. Tais produtos eram barganhados entre pretendentes (compradores) e vendedores.

Na Roma antiga, era comum, em zonas de fronteira fazerem leilão dos espólios conquistados pelos soldados depois de uma batalha. Os lotes apregoados podiam ser armas, objetos de arte, alimentos, gado, prisioneiros que eram feitos escravos, entre outros. O leiloeiro normalmente eram oficiais militares das respectivas legiões romanas.

LEILÕES NO SÉCULO XVI E XVII

Em Portugal, no tempo do rei D. João III (1521-1557), surgiram os primeiros relatos da execução de pregões: “…mandou tomar as fazendas e vendê-las em leilão, e entregar o dinheiro na feitoria".

Na França, conforme uma legislação de 1556, foi criado a função do “Meirinhos Leiloeiros”, cuja finalidade era a de "avaliar, negociar e vender todos os bens deixados por morte ou executados na Justiça".

Entretanto a mais antiga referência ao “ato de leiloar”, surge em 1595 na Inglaterra, com a citação no “Oxford English Dictionary”.

A grande inovação se deu, em 1712, quando o francês Pierre Antoine Matteus realiza o primeiro leilão com itens diversos, incluindo ao mesmo tempo, pintura, mobiliário, louças e pratarias.

No século XVIII surge em Londres duas grandes casas de leilões de Arte e Antiguidades que até hoje estão em atividade e são conhecidas mundialmente. São elas, a SOTHEBY'S, fundada em 1744, e a CHRISTIE'S, fundada em 1766.

Estes modelos se perduraram até hoje, tanto que sua formatação ficou conhecida até hoje como “Leilão Inglês”. Porém existem os modelos alemão e holandês, onde ocorre o inverso. Ou seja, se estabelece um preço altíssimo pela mercadoria, para à medida que o pregão inicia, o seu valor diminui de forma progressiva.

Ilustrações:
• Cena de Leilão do filme mudo “School for Scandal” – Londres 1786
• Cena da venda de cavalo – Londres Séc. XIX
• Cena de uma venda de escravo – USA 1800
• Cena de uma venda de escravo – USA 1830

Maisartigos

  • Mitos e verdades do cruzamento (Por B. Lynn Gordon, Beef Magazine)

    Informação | 26 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os Cruzamentos e a heterose resultante têm sido utilizados por gerações. Mas ainda restam discussões.

    Há sempre muita discussão e debate na pecuária de corte sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os pecuaristas faz...
  • Idade da vaca e produtividade (Quando ela está velha demais?) - Derrel Peel (Oklahoma University, EUA)

    Informação | 16 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Outubro é tradicionalmente época de desmame dos bezerros e o descarte de vacas para a temporada de parição na primavera nos EUA. No momento de descarte de matrizes os criadores enfrentam decisões difíceis. O descarte ótimo no rebanho requer uma bola de cristal afiada que poderia ver o futuro.

    Se o regime de chuvas...
  • Carne gaúcha: uma trajetória de terra, campo e gente (Por Roberto Grecellé - SEBRAE)

    Informação | 14 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O dia a dia da pecuária de corte brasileira tem sido em favor da qualidade da carne produzida. Nas fazendas e nas indústrias, seja pelo zelo, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia se empenham em produzir a cada dia uma carne de qualidade superior. Sim, é possíve...
  • Pecuária de corte: uma opinião para o novo governo

    Informação | 13 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Júlio Barcellos, Prof. Titular, Fac. de Agronomia – NESPro/UFRGS

    Numa análise mais crítica, é preciso entender que desde que surgiu a palavra agronegócio em nosso vocabulário, é afirmado que em todas as suas dimensões só ocorrem “maravilhas”. O que é um profundo equívoco, quase viciado, de quem defe...
  • Comunicação como insumo fundamental para o agro

    Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019
    Foto: AgroEffective
    Nestor Tipa Júnior
    Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Ba...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais