Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 17/06/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 1 – A Origem dos Leilões

Informação | 17 de Novembro de 2016

                                                                                                                              Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016


Definição: LEILÃO é uma modalidade de negociação, venda pública de bens, onde órgãos públicos e empresas privadas, através de um leiloeiro, executam a venda para pessoas ou condomínio que ofereça o maior lance, a maior oferta. São sinônimos mais comum de leilão: hasta, pregão, licitação, arrematação.

LEILÕES NA ANTIGUIDADE

Alguns historiadores fazem referência aos Assírios e Caldeos, que por volta de 2.000 A.C. eles utilizavam de uma forma de leilão para venda do seu pescado, que eram feitos ainda em suas embarcações, junto a praia.

Já na BABILÔNIA, cerca do ano 500 A.C., o leilão tinha a finalidade de promoverem o casamento das mulheres e cujo pagamento eram feito através de produtos (ovelhas, cabras, vacas, etc...), que passou a ser conhecidos como “dote”. Tais produtos eram barganhados entre pretendentes (compradores) e vendedores.

Na Roma antiga, era comum, em zonas de fronteira fazerem leilão dos espólios conquistados pelos soldados depois de uma batalha. Os lotes apregoados podiam ser armas, objetos de arte, alimentos, gado, prisioneiros que eram feitos escravos, entre outros. O leiloeiro normalmente eram oficiais militares das respectivas legiões romanas.

LEILÕES NO SÉCULO XVI E XVII

Em Portugal, no tempo do rei D. João III (1521-1557), surgiram os primeiros relatos da execução de pregões: “…mandou tomar as fazendas e vendê-las em leilão, e entregar o dinheiro na feitoria".

Na França, conforme uma legislação de 1556, foi criado a função do “Meirinhos Leiloeiros”, cuja finalidade era a de "avaliar, negociar e vender todos os bens deixados por morte ou executados na Justiça".

Entretanto a mais antiga referência ao “ato de leiloar”, surge em 1595 na Inglaterra, com a citação no “Oxford English Dictionary”.

A grande inovação se deu, em 1712, quando o francês Pierre Antoine Matteus realiza o primeiro leilão com itens diversos, incluindo ao mesmo tempo, pintura, mobiliário, louças e pratarias.

No século XVIII surge em Londres duas grandes casas de leilões de Arte e Antiguidades que até hoje estão em atividade e são conhecidas mundialmente. São elas, a SOTHEBY'S, fundada em 1744, e a CHRISTIE'S, fundada em 1766.

Estes modelos se perduraram até hoje, tanto que sua formatação ficou conhecida até hoje como “Leilão Inglês”. Porém existem os modelos alemão e holandês, onde ocorre o inverso. Ou seja, se estabelece um preço altíssimo pela mercadoria, para à medida que o pregão inicia, o seu valor diminui de forma progressiva.

Ilustrações:
• Cena de Leilão do filme mudo “School for Scandal” – Londres 1786
• Cena da venda de cavalo – Londres Séc. XIX
• Cena de uma venda de escravo – USA 1800
• Cena de uma venda de escravo – USA 1830

Maisartigos

  • Pablo Bove Itzaina: “O show é caro para a Brangus aqui no Uruguai”

    Exposição, Informação | 16 de Junho de 2019
    Foto: El País
    Por Pablo Mestre/El Pais Rurales (15/06/19) 

    A los 31 años fue el jurado más joven de la Expo Nacional Brangus en Argentina que reunió a 450 reproductores de 70 cabañas. Aseguró que se enfrentó al mejor Brangus de la región y se mostró emocionado por la distinción de los criadores del vecino país. El director d...
  • O nome do terneiro gaúcho é R$ 6,50

    Informação | 14 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Na data que redijo este texto (23/05), está praticamente encerrada a temporada de outono das feiras de terneiros no Rio Grande do Sul. Restam ainda alguns leilões neste final de maio e início de junho, mas estamos quase no fim. Quando os a...
  • Brangus: ABB e Ufrgs assinam convênio de cooperação técnica

    Informação | 10 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Acordo prevê atividades de pesquisa na área de tecnologia de imagens e transferência de material genético e equipamentos Um convênio de Cooperação Técnica entre a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi assinado nesta segunda-feira, 10 de junho, em Porto Alegre ...
  • Santa Maria sediou a III Exposição Nacional de Rústicos Brangus

    Exposição, Informação | 07 de Junho de 2019
    Foto: Bezier Filmes
    A III Exposição Nacional de Rústicos Brangus, promovida pelo Núcleo Brangus Sul, ocorreu nos dias 15 a 17 de maio no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrou a programação da 28ª edição da Encorte. O julgamento, realizado no dia 17, contou com a participação de dez criat...
  • MAPA: Avançam negociações para exportação de gado vivo para Laos

    Informação | 03 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa esteve no país na última semana em missão oficial
    O governo de Laos vai enviar cartas oficiais aprovando integralmente os requisitos propostos pelo Brasil para a exportação de animais vivos (bovinos para reprodução, engorda e abate) e carne de ave...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais