Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 2 – Primerios Leilões no Brasil

Informação | 17 de Novembro de 2016

Venda de escravos no Rio

Foto: Divulgação/Assessoria

                                                                                                           Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016

Apesar de, no Brasil Colonial, ser prática usual e oficial, a venda de escravos em praça pública, muitas vezes essa comercialização era realizada através de leilões. Entretanto, com o passar do tempo, os leilões se tornaram especialidade dos vendedores de objetos colecionáveis e de obras de arte, em todo mundo, inclusive no Brasil.

Segundo Caroline Fernandes Silva (Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF), em sua obra “Profissionalização e Especialização dos Leilões de Arte no Rio de Janeiro”, ela nos relata muito bem a situação dos leilões, na praça do Rio de Janeiro, no Século XIX.

Após 1808, com a chegada da família real portuguesa, o leilão como atividade comercial teve uma grande expansão. O comércio ficou aquecido e o afluxo de mercadorias importadas veio de todos os lugares. Logo, onde tem mercadoria e compradores, sempre haverá leilões e leiloeiros. Entre eles se destacou o comerciante e corretor, imigrante inglês, Jorge João Dodsworth, que ficou conhecido por ter sido o vendedor do “Jornal Correio Brasiliense”. No “Jornal Gazeta”, do Rio de Janeiro, em outubro de 1818, na seção de Avisos, há uma nota deste leiloeiro Dodsworth informando aos clientes que, em seu armazém situado na Rua da Alfândega nº 14, ele continua recebendo mercadorias diversas para ser vendidas em seu próximo LEILÃO.

Este tipo de propaganda, veiculada principalmente no “Jornal do Commercio”, do Rio de Janeiro, começou a aparecer com maior frequência a partir da metade do Século XIX. Isso leva o governo federal a estabelecer impostos e regulamentar as atividades dos leilões e as funções dos leiloeiros.

O Decreto nº 361, de 15 de Junho de 1844, estabeleceu o “Regulamento para o lançamento, arrecadação e fiscalização dos impostos a que são sujeitas as lojas e casas de comercio, e as de leilão”.

O Decreto Nº 858, de 10 de Novembro de 1851, estabeleceu o “Regimento para os Agentes de leilões da Praça do Rio de Janeiro”. A referida legislação continha 36 artigos, distribuídos entre 3 capítulos (1- Da nomeação dos Agentes de leilões; 2- Da suspensão, e destituição dos Agentes de leilões, e da imposição das multas; e 3- Das funções dos Agentes de leilões).

No ano de 1862, o artista francês François Auguste Biard, publicou em Paris a sua obra “Deux Années au Brésil”, reunindo relatos e imagens por ele produzidos nos anos 1858 e 1859, quando aqui esteve no Brasil. Um dos relatos e imagens são referente à venda de escravos na cidade do Rio de Janeiro. Biard testemunhou duas vendas, uma feita em uma loja e outra em residência particular. O francês destaca curiosamente, que ambas as vendas não havia muita diferença na ação de vender, a não ser na residência o leiloeiro estava “em pé sobre uma cadeira, segurando um pequeno martelo em sua mão”. Na parte central da gravura um pretendente comprador examina a boca da escrava e pelo chão, diversos outros itens que provavelmente seriam leiloados.

Ilustração:
• Gravura pintada por “François Auguste Biard” – Rio de Janeiro 1858.

Maisartigos

  • EUA: A incrível história da carne bovina de qualidade

    Informação | 18 de Abril de 2024
    Foto: Beef Magazine
    Ted Schroeder, da Kansas State University, oferece uma interpretação e compreensão detalhadas da evolução das informações econômicas relacionadas à demanda do consumidor por carne bovina.

    Durante quase quatro décadas, trabalhei com a indústria pecuária e de carne bovina para ajudar a interpretar e compreende...
  • Austrália: Descobrindo o seu próximo touro com o apoio da genômica

    Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A busca por um novo reprodutor de rebanho pode se tornar exaustiva. O número de touros disponíveis para seleção dentro das raças é bastante impressionante.

    Por exemplo, durante a temporada de vendas de touros na primavera de 2023, pelo menos 15.000 touros foram vendidos em leilões. Se o grande número de touros v...
  • Austrália: Quanto foco deve ser colocado em AOL?

    Carne, Informação | 09 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A área de olho de lombo (AOL) é uma característica frequentemente discutida pelos produtores como uma característica desejável para incluir em suas decisões de seleção. No entanto, compreender a razão pela qual essa característica é tão desejável geralmente resulta em algumas respostas geralmente vagas.
    Pri...
  • Austrália: alternativas para prever o peso ao nascer em sistemas extensivos

    Informação | 05 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em qualquer sistema de criação de bovinos, o principal fator de produtividade e lucratividade é determinado pelo número de bezerros que podem nascer e podem ser criados até o desmame e até o peso de venda.
    Existem vários problemas que podem em um rebanho para impactar isso. No entanto, um dos mais importantes, ta...
  • Austrália: Precisamos repensar os escores de frame?

    Informação | 03 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O aumento gradual no peso das vacas adultas não é um fenômeno restrito apenas à Austrália.

    Internacionalmente, tem havido uma tendência muito clara de aumento do peso das vacas maduras na maioria das raças de corte. Em 2021, o Dr. Dan Burskirk, da Michigan State University, nos EUA, publicou um artigo questionand...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais