Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 6 - Primeiras feiras de pecuária no Rio Grande do Sul

Informação | 17 de Novembro de 2016

                                                                                                                  Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016

Fui obrigado a incluir os capítulos de nº 3, 4 e 5, tratando das feiras e leilões da Argentina e Uruguai, pela grande influência que o Rio Grande do Sul teve tanto no início da criação das raças taurinas (Hereford, Angus, Devon, Shorton, etc...), como pela influência que tivemos quanto aos modelos usados em nossas feiras e leilões.

Em comparação ao Brasil, o Rio Grande do Sul foi o precursor em eventos desta natureza. Em 1901 ocorre a primeira feira, no “Campo da Redenção”, onde hoje é a área do Parque Farroupilha, na cidade de Porto Alegre. Foi na época a “1ª Exposição de Produtos do Estado”.

Entretanto, a mais antiga e onde pela primeira vez se usou o termo “pecuária” para denominá-la, ocorreu em 1909 com a “Exposição Agropecuária de Porto Alegre”. Mais tarde, na área onde aconteceu a exposição, foi construído o PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE MENINO DEUS, cujo nome foi dado, em alusão ao Bairro de mesmo nome onde ele foi construído. Neste local funcionou como parque de exposições até o ano de 1969, quando foi transferido para Esteio.

A partir de 1937, com um convênio do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura, foi oficialmente instituído as exposições estaduais de animais, sendo que as primeiras foram realizadas alternadamente em municípios do Interior.

Em 1970 é inaugurado o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Somente a partir do ano de 1972 é que foi realizada a “1ª EXPOINTER” (Exposição Internacional de Animais).

Das feiras ocorridas no interior do Estado, é de se destacar, como a mais antiga delas, a da cidade de Bagé-RS, que em 2016 organizou a sua 104 Expofeira de Bagé, que deu início no ano de 1912, organizada Associação Rural de Bagé que foi fundada no ano de 1904.

Ilustrações:
• Fotografia da 1ª Exposição de Produtos do Estado – Porto Alegre 1901
• Fotografia da Exposição Agropecuária de Porto Alegre – Porto Alegre 1909
• Fotografia do Pavilhão Central da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1910
• Fotografia das Arquibancadas da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1955

Maisartigos

  • Mitos e verdades do cruzamento (Por B. Lynn Gordon, Beef Magazine)

    Informação | 26 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os Cruzamentos e a heterose resultante têm sido utilizados por gerações. Mas ainda restam discussões.

    Há sempre muita discussão e debate na pecuária de corte sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os pecuaristas faz...
  • Idade da vaca e produtividade (Quando ela está velha demais?) - Derrel Peel (Oklahoma University, EUA)

    Informação | 16 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Outubro é tradicionalmente época de desmame dos bezerros e o descarte de vacas para a temporada de parição na primavera nos EUA. No momento de descarte de matrizes os criadores enfrentam decisões difíceis. O descarte ótimo no rebanho requer uma bola de cristal afiada que poderia ver o futuro.

    Se o regime de chuvas...
  • Carne gaúcha: uma trajetória de terra, campo e gente (Por Roberto Grecellé - SEBRAE)

    Informação | 14 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O dia a dia da pecuária de corte brasileira tem sido em favor da qualidade da carne produzida. Nas fazendas e nas indústrias, seja pelo zelo, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia se empenham em produzir a cada dia uma carne de qualidade superior. Sim, é possíve...
  • Pecuária de corte: uma opinião para o novo governo

    Informação | 13 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Júlio Barcellos, Prof. Titular, Fac. de Agronomia – NESPro/UFRGS

    Numa análise mais crítica, é preciso entender que desde que surgiu a palavra agronegócio em nosso vocabulário, é afirmado que em todas as suas dimensões só ocorrem “maravilhas”. O que é um profundo equívoco, quase viciado, de quem defe...
  • Comunicação como insumo fundamental para o agro

    Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019
    Foto: AgroEffective
    Nestor Tipa Júnior
    Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Ba...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais