Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 26/06/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 6 - Primeiras feiras de pecuária no Rio Grande do Sul

Informação | 17 de Novembro de 2016

                                                                                                                  Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016

Fui obrigado a incluir os capítulos de nº 3, 4 e 5, tratando das feiras e leilões da Argentina e Uruguai, pela grande influência que o Rio Grande do Sul teve tanto no início da criação das raças taurinas (Hereford, Angus, Devon, Shorton, etc...), como pela influência que tivemos quanto aos modelos usados em nossas feiras e leilões.

Em comparação ao Brasil, o Rio Grande do Sul foi o precursor em eventos desta natureza. Em 1901 ocorre a primeira feira, no “Campo da Redenção”, onde hoje é a área do Parque Farroupilha, na cidade de Porto Alegre. Foi na época a “1ª Exposição de Produtos do Estado”.

Entretanto, a mais antiga e onde pela primeira vez se usou o termo “pecuária” para denominá-la, ocorreu em 1909 com a “Exposição Agropecuária de Porto Alegre”. Mais tarde, na área onde aconteceu a exposição, foi construído o PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE MENINO DEUS, cujo nome foi dado, em alusão ao Bairro de mesmo nome onde ele foi construído. Neste local funcionou como parque de exposições até o ano de 1969, quando foi transferido para Esteio.

A partir de 1937, com um convênio do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura, foi oficialmente instituído as exposições estaduais de animais, sendo que as primeiras foram realizadas alternadamente em municípios do Interior.

Em 1970 é inaugurado o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Somente a partir do ano de 1972 é que foi realizada a “1ª EXPOINTER” (Exposição Internacional de Animais).

Das feiras ocorridas no interior do Estado, é de se destacar, como a mais antiga delas, a da cidade de Bagé-RS, que em 2016 organizou a sua 104 Expofeira de Bagé, que deu início no ano de 1912, organizada Associação Rural de Bagé que foi fundada no ano de 1904.

Ilustrações:
• Fotografia da 1ª Exposição de Produtos do Estado – Porto Alegre 1901
• Fotografia da Exposição Agropecuária de Porto Alegre – Porto Alegre 1909
• Fotografia do Pavilhão Central da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1910
• Fotografia das Arquibancadas da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1955

Maisartigos

  • Austrália: quais touros Angus são os mais influentes da raça?

    Informação | 25 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em associação com as comemorações do centenário da Angus Austrália, o Dr. Sam Clark, Professor Sênior de Genética Animal na Universidade da New England, pesquisou os touros mais influentes da raça Angus desde 1990. Veja as informações nos vídeos publicados o site da Angus Austrália. Clique aqui. 

    A publica...
  • Pablo Bove Itzaina: “O show é caro para a Brangus aqui no Uruguai”

    Exposição, Informação | 16 de Junho de 2019
    Foto: El País
    Por Pablo Mestre/El Pais Rurales (15/06/19) 

    A los 31 años fue el jurado más joven de la Expo Nacional Brangus en Argentina que reunió a 450 reproductores de 70 cabañas. Aseguró que se enfrentó al mejor Brangus de la región y se mostró emocionado por la distinción de los criadores del vecino país. El director d...
  • O nome do terneiro gaúcho é R$ 6,50

    Informação | 14 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Na data que redijo este texto (23/05), está praticamente encerrada a temporada de outono das feiras de terneiros no Rio Grande do Sul. Restam ainda alguns leilões neste final de maio e início de junho, mas estamos quase no fim. Quando os a...
  • Brangus: ABB e Ufrgs assinam convênio de cooperação técnica

    Informação | 10 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Acordo prevê atividades de pesquisa na área de tecnologia de imagens e transferência de material genético e equipamentos Um convênio de Cooperação Técnica entre a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi assinado nesta segunda-feira, 10 de junho, em Porto Alegre ...
  • Santa Maria sediou a III Exposição Nacional de Rústicos Brangus

    Exposição, Informação | 07 de Junho de 2019
    Foto: Bezier Filmes
    A III Exposição Nacional de Rústicos Brangus, promovida pelo Núcleo Brangus Sul, ocorreu nos dias 15 a 17 de maio no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrou a programação da 28ª edição da Encorte. O julgamento, realizado no dia 17, contou com a participação de dez criat...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais