Últimasnotícias

Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) terá teste de eficiência alimentar

Genética | 06 de Dezembro de 2016
Provas serão realizadas na Fazu entre maio e agosto de 2017

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou esta semana o regulamento para a edição 2017 do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). A principal mudança é a obrigatoriedade do teste de eficiência alimentar para as raças Nelore e Nelore Mocha. Para as demais raças, em havendo número mínimo, o teste também passa a ser obrigatório.

“Além do critério da avaliação genética, este teste capacitará os animais que são eficientes no quesito de grande custo econômico para a atividade pecuária”, destaca o gerente de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga, contando ainda que a prova será realizada na FAZU entre os meses de maio e agosto.

A iniciativa vem atender uma exigência do mercado, que procura animais cada vez mais produtivos. “É uma característica de grande impacto econômico nos sistemas de produção, pois produzir carne consumindo cada vez menos recursos, implica em maior eficiência e, consequentemente, menor impacto ambiental e maior lucratividade para o criador”, define Henrique Ventura, Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

PNAT - O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã.

Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os animais têm doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ.

Fonte: Portal DBO

Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) terá teste de eficiência alimentar

Foto: Portal DBO