Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 13/10/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Mangas e maçãs (por José da Rocha Cavalcanti)

Informação | 05 de Janeiro de 2017

Não é raro ver comparações sobre a rentabilidade por hectare da pecuária e da agricultura. Com números e mais números, a mensagem é clara: manter-se na pecuária sem se igualar a rentabilidade da agricultura é burrice, já que a agricultura é muito mais rentável.

Logicamente, a busca pela melhora da lucratividade da pecuária é necessária. Mas comparar dois negócios completamente diferentes como se fossem semelhantes, simplesmente por estarem no campo, é um enorme equívoco. É como se todos os negócios urbanos pudessem ser comparados e todos os empreendedores inteligentes da cidade tivessem que empreender no mesmo ramo, naquele mais lucrativo por metro quadrado.

Primeiro, são rentabilidades diferentes por hectare, mas também são riscos completamente diferentes. A agricultura tem um ciclo mais curto, mas ela é ao mesmo tempo muito mais arriscada. As duas atividades são dependentes da chuva, mas o grau de dependência da agricultura não se compara com o da pecuária a pasto. O boi pode atravessar facilmente uma seca sem perder peso, desde que disponha de um bom volume de massa e suplementação leve. Já a lavoura não rende se não chover no momento exato.

Segundo. É falso achar que a pecuária é deficitária. Quem não conhece muito pecuarista que cresceu de fazenda, comprou mais terra (e sendo apenas pecuarista)?

Terceira razão. São atividades diferentes e os respectivos empreendedores são completamente diferentes. Há o perfil do agricultor e há o perfil do pecuarista. Extrapolações nessa área costumam ser bem custosas.

Fazer bem feito o que cada um pode e deve fazer. Talvez aí esteja o segredo do sucesso, mais do que em ficar invejando a grama do vizinho.

Fonte: Nelore Irca (28 Dez 16)

Maisartigos

  • Genética Nacional: Panorama dos touros Angus e Brangus nas centrais de inseminação

    Genética, Informação, Mercado | 16 de Setembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Angus, Nelore e Brangus dominam o mercado de inseminação de bovinos de corte no Brasil. Exagero? Vamos aos números. Conforme a ASBIA, em 2018, as raças de corte venderam, no Brasil, aproximadamente, 9,6 milhões de doses. Da raça Angus, 4,9 milhões de doses foram vendidas; seguida por Nelore, com 3,3 milhões; e Br...
  • Touro Dupla Marca é a geladeira com selo A

    Genética, Informação | 15 de Agosto de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Redigir e discutir critérios de escolha de touros é tema que se repete, mas é matéria sem fim e que se renova a cada temporada de leilões de reprodutores e aquisição de sêmen. A necessidade se apresenta a cada ano, e os fatores que participam da decisão vão se tornando mais complexos com a incorporação cresce...
  • A internet, os acessos e a revista impressa

    Genética, Informação | 13 de Julho de 2019
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    Acredito que todo aquele que escreve uma coluna, um artigo ou uma crônica tenha muita curiosidade de saber se é lido, se é lido por muitos, se o tempo dedicado em reunir palavras e ideias gerou interesse e teve utilidade para quem o lê. Não é busca por aprovação ou aplausos, mas o interesse
    real em saber a opiniã...
  • Austrália: quais touros Angus são os mais influentes da raça?

    Informação | 25 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em associação com as comemorações do centenário da Angus Austrália, o Dr. Sam Clark, Professor Sênior de Genética Animal na Universidade da New England, pesquisou os touros mais influentes da raça Angus desde 1990. Veja as informações nos vídeos publicados o site da Angus Austrália. Clique aqui. 

    A publica...
  • Pablo Bove Itzaina: “O show é caro para a Brangus aqui no Uruguai”

    Exposição, Informação | 16 de Junho de 2019
    Foto: El País
    Por Pablo Mestre/El Pais Rurales (15/06/19) 

    A los 31 años fue el jurado más joven de la Expo Nacional Brangus en Argentina que reunió a 450 reproductores de 70 cabañas. Aseguró que se enfrentó al mejor Brangus de la región y se mostró emocionado por la distinción de los criadores del vecino país. El director d...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais