Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Mangas e maçãs (por José da Rocha Cavalcanti)

Informação | 05 de Janeiro de 2017

Não é raro ver comparações sobre a rentabilidade por hectare da pecuária e da agricultura. Com números e mais números, a mensagem é clara: manter-se na pecuária sem se igualar a rentabilidade da agricultura é burrice, já que a agricultura é muito mais rentável.

Logicamente, a busca pela melhora da lucratividade da pecuária é necessária. Mas comparar dois negócios completamente diferentes como se fossem semelhantes, simplesmente por estarem no campo, é um enorme equívoco. É como se todos os negócios urbanos pudessem ser comparados e todos os empreendedores inteligentes da cidade tivessem que empreender no mesmo ramo, naquele mais lucrativo por metro quadrado.

Primeiro, são rentabilidades diferentes por hectare, mas também são riscos completamente diferentes. A agricultura tem um ciclo mais curto, mas ela é ao mesmo tempo muito mais arriscada. As duas atividades são dependentes da chuva, mas o grau de dependência da agricultura não se compara com o da pecuária a pasto. O boi pode atravessar facilmente uma seca sem perder peso, desde que disponha de um bom volume de massa e suplementação leve. Já a lavoura não rende se não chover no momento exato.

Segundo. É falso achar que a pecuária é deficitária. Quem não conhece muito pecuarista que cresceu de fazenda, comprou mais terra (e sendo apenas pecuarista)?

Terceira razão. São atividades diferentes e os respectivos empreendedores são completamente diferentes. Há o perfil do agricultor e há o perfil do pecuarista. Extrapolações nessa área costumam ser bem custosas.

Fazer bem feito o que cada um pode e deve fazer. Talvez aí esteja o segredo do sucesso, mais do que em ficar invejando a grama do vizinho.

Fonte: Nelore Irca (28 Dez 16)

Maisartigos

  • Mitos e verdades do cruzamento (Por B. Lynn Gordon, Beef Magazine)

    Informação | 26 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os Cruzamentos e a heterose resultante têm sido utilizados por gerações. Mas ainda restam discussões.

    Há sempre muita discussão e debate na pecuária de corte sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os pecuaristas faz...
  • Idade da vaca e produtividade (Quando ela está velha demais?) - Derrel Peel (Oklahoma University, EUA)

    Informação | 16 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Outubro é tradicionalmente época de desmame dos bezerros e o descarte de vacas para a temporada de parição na primavera nos EUA. No momento de descarte de matrizes os criadores enfrentam decisões difíceis. O descarte ótimo no rebanho requer uma bola de cristal afiada que poderia ver o futuro.

    Se o regime de chuvas...
  • Carne gaúcha: uma trajetória de terra, campo e gente (Por Roberto Grecellé - SEBRAE)

    Informação | 14 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O dia a dia da pecuária de corte brasileira tem sido em favor da qualidade da carne produzida. Nas fazendas e nas indústrias, seja pelo zelo, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia se empenham em produzir a cada dia uma carne de qualidade superior. Sim, é possíve...
  • Pecuária de corte: uma opinião para o novo governo

    Informação | 13 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Júlio Barcellos, Prof. Titular, Fac. de Agronomia – NESPro/UFRGS

    Numa análise mais crítica, é preciso entender que desde que surgiu a palavra agronegócio em nosso vocabulário, é afirmado que em todas as suas dimensões só ocorrem “maravilhas”. O que é um profundo equívoco, quase viciado, de quem defe...
  • Comunicação como insumo fundamental para o agro

    Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019
    Foto: AgroEffective
    Nestor Tipa Júnior
    Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Ba...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais