Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Guarita vence grande campeonato Angus em Uruguaiana

Exposição | 30 de Abril de 2017

Guarita 244TEI Tomahawk

Foto: Associação Brasileira de Angus

A Estância da Guarita, de Sérgio Malheiros da Fonseca, de Alegrete (RS), foi o grande destaque do julgamento de machos na manhã de sábado (29\4) na 15ª Expoutono, em Uruguaiana. O touro júnior preto Angus Guarita 244TEI Tomahawk levou o título de grande campeão. Segundo o jurado argentino Carlos Ojea, o animal tem alta caracterização racial e se diferenciou por ser equilibrado e balanceado. “Fiquei muito impressionado com qualidade dos machos apresentados em Uruguaiana este ano. Há touros aqui com muitas condições de contribuir para o futuro da genética do Brasil”, salientou. A Guarita também levou o prêmio de terceiro melhor macho com o touro Angus Guarita 303 TE Recurso.

Segundo o pecuarista Alex Fonseca, a vitória traz grande satisfação, principalmente com relação ao grande campeão, que foi uma aposta da equipe técnica desde terneiro. “Melhor impossível. São prêmios que só vêm a brindar um trabalho que vem sendo feito com muita dedicação e investimento”, disse referindo-se ao resultado final da exposição, onde também levou o título de reservada de grande campeã. “É uma vitória de toda a nossa equipe, do cabanheiro, do técnico e de assessores que trabalham diuturnamente para alcançar esses resultados. Está todo mundo de parabéns”, frisou.

O touro Angus Guarita 244TEI Tomahawk já está contratado por central de inseminação com disponibilidade de sêmen para o mercado nacional e internacional. Com apenas nove meses, o touro conquistou o prêmio de Campeão Terneiro Maior e Terceiro Melhor Macho em Esteio, na Expointer. Neste ano, adianta Fonseca, ele vai para a exposição mais uma vez disputar o grande campeonato.

O título de reservado de grande campeão foi para a Fazenda Reconquista, do criador José Paulo Cairoli, de Alegrete, com o touro Reconquista TEI 2473 Zeloso Harvestor Pro. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, como sempre a qualidade dos animais apresentados em Uruguaiana é diferenciada. “Tivemos excelentes filas tanto nos machos quanto nas fêmeas, o que mostra a permanente melhoria genética da raça Angus no Brasil. Por outro lado, o jurado é de categoria internacional e fez comentários absolutamente compatíveis com as suas escolhas, o que tornou o julgamento uma aula de morfologia e orientação para todos os produtores presentes.”

Fonte: ABA 

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais