Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/06/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Como implodir a sua seleção em 10 lições

Genética, Informação | 06 de Setembro de 2017

Como implodir a sua seleção em 10 lições

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Luiz Antonio Josahkian 

1.Apenas pense no tipo de gado que gostaria de ter e estabeleça seu critério de seleção com base nisso, confiante de que querer é poder.

2. Não dê importância ao mercado. Bobagem, cedo ou tarde ele vai se moldar ao seu negócio.

3. Desista completamente de implantar uma escrituração zootécnica confiável. Afinal de contas, você conhece todo o rebanho e não precisa dessa burocracia enorme criada por um chato de plantão.

4. Adultere de vez em quando alguns dados, se isto te trouxer um benefício extra, ainda que momentâneo. Você sabe que é fácil e, afinal de contas, os genes nem vão se importar com isso.

5. Não meça nada no seu rebanho. Não pese, não avalie com nenhum método. Não faça nada mesmo. Isso dá muito trabalho e não leva a lugar nenhum. Seria um desperdício de tempo e dinheiro porque seu olho, aliado à sua lucidez e inteligência, será capaz de avaliar tudo durante anos e anos e fazer comparações complexas e precisas.

6. Desconsidere a existência de interação genótipo-ambiente. Para sua tranquilidade, todos os genes funcionam iguaizinhos em todos os sistemas de produção.

7. Parta do princípio de que as respostas genéticas correlacionadas não existem e selecione somente aquela característica que mais te atrai. Claro, você está seguro que nada de inesperado vai acontecer e, se acontecer, você resolve fácil (afinal, não foi sempre assim? Ainda que, “estranho” – você pensa –, “tenha ficado um pouco mais difícil ultimamente”. Mas não se preocupe. Siga em frente).

8. Acredite que toda e qualquer tecnologia deve ser incorporada ao seu sistema de seleção o mais rápido possível. Nos negócios, não podemos perder tempo ponderando custos x benefícios, senão corremos o risco de ficar para trás, fora de moda ou, o que é pior, não vai ter muito o que falar no próximo encontro com os amigos.

9. Esqueça que existem leis ambientais. Afinal de contas, elas são produtos da imaginação dos ecopirados.

10. E, por último, mas não menos importante, nunca ceda, em tempo algum, à tentação de descumprir qualquer uma das regras acima, por mais que a ciência, os amigos, os não amigos, os conhecidos e os parentes te digam o contrário. Deixe que falem. Você se basta e discorda frontalmente de quem disse que ninguém é uma ilha. Você sabe que é uma. E de excelência.


*Publicado na Revista ABCZ Nº57 (Julho /Agosto 2010)

Maisartigos

  • O nome do terneiro gaúcho é R$ 6,50

    Informação | 14 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Na data que redijo este texto (23/05), está praticamente encerrada a temporada de outono das feiras de terneiros no Rio Grande do Sul. Restam ainda alguns leilões neste final de maio e início de junho, mas estamos quase no fim. Quando os a...
  • Brangus: ABB e Ufrgs assinam convênio de cooperação técnica

    Informação | 10 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Acordo prevê atividades de pesquisa na área de tecnologia de imagens e transferência de material genético e equipamentos Um convênio de Cooperação Técnica entre a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi assinado nesta segunda-feira, 10 de junho, em Porto Alegre ...
  • Santa Maria sediou a III Exposição Nacional de Rústicos Brangus

    Exposição, Informação | 07 de Junho de 2019
    Foto: Bezier Filmes
    A III Exposição Nacional de Rústicos Brangus, promovida pelo Núcleo Brangus Sul, ocorreu nos dias 15 a 17 de maio no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrou a programação da 28ª edição da Encorte. O julgamento, realizado no dia 17, contou com a participação de dez criat...
  • MAPA: Avançam negociações para exportação de gado vivo para Laos

    Informação | 03 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa esteve no país na última semana em missão oficial
    O governo de Laos vai enviar cartas oficiais aprovando integralmente os requisitos propostos pelo Brasil para a exportação de animais vivos (bovinos para reprodução, engorda e abate) e carne de ave...
  • EUA: Uso crescente de sêmen de corte em vacas de leite (Por Dr. Bob Hough)

    Informação | 29 de Maio de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Manter-se rentável ano após ano nos negócios agropecuários não é tarefa fácil. Talvez não haja um caso maior disso do que com os produtores de leite, lutando com baixos preços do produto por anos. No entanto, os produtores de leite estão percebendo que  a cerca de 5 milhões de novilhas em idade reprodutiva e...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais