Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 17/10/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Como implodir a sua seleção em 10 lições

Genética, Informação | 06 de Setembro de 2017

Como implodir a sua seleção em 10 lições

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Luiz Antonio Josahkian 

1.Apenas pense no tipo de gado que gostaria de ter e estabeleça seu critério de seleção com base nisso, confiante de que querer é poder.

2. Não dê importância ao mercado. Bobagem, cedo ou tarde ele vai se moldar ao seu negócio.

3. Desista completamente de implantar uma escrituração zootécnica confiável. Afinal de contas, você conhece todo o rebanho e não precisa dessa burocracia enorme criada por um chato de plantão.

4. Adultere de vez em quando alguns dados, se isto te trouxer um benefício extra, ainda que momentâneo. Você sabe que é fácil e, afinal de contas, os genes nem vão se importar com isso.

5. Não meça nada no seu rebanho. Não pese, não avalie com nenhum método. Não faça nada mesmo. Isso dá muito trabalho e não leva a lugar nenhum. Seria um desperdício de tempo e dinheiro porque seu olho, aliado à sua lucidez e inteligência, será capaz de avaliar tudo durante anos e anos e fazer comparações complexas e precisas.

6. Desconsidere a existência de interação genótipo-ambiente. Para sua tranquilidade, todos os genes funcionam iguaizinhos em todos os sistemas de produção.

7. Parta do princípio de que as respostas genéticas correlacionadas não existem e selecione somente aquela característica que mais te atrai. Claro, você está seguro que nada de inesperado vai acontecer e, se acontecer, você resolve fácil (afinal, não foi sempre assim? Ainda que, “estranho” – você pensa –, “tenha ficado um pouco mais difícil ultimamente”. Mas não se preocupe. Siga em frente).

8. Acredite que toda e qualquer tecnologia deve ser incorporada ao seu sistema de seleção o mais rápido possível. Nos negócios, não podemos perder tempo ponderando custos x benefícios, senão corremos o risco de ficar para trás, fora de moda ou, o que é pior, não vai ter muito o que falar no próximo encontro com os amigos.

9. Esqueça que existem leis ambientais. Afinal de contas, elas são produtos da imaginação dos ecopirados.

10. E, por último, mas não menos importante, nunca ceda, em tempo algum, à tentação de descumprir qualquer uma das regras acima, por mais que a ciência, os amigos, os não amigos, os conhecidos e os parentes te digam o contrário. Deixe que falem. Você se basta e discorda frontalmente de quem disse que ninguém é uma ilha. Você sabe que é uma. E de excelência.


*Publicado na Revista ABCZ Nº57 (Julho /Agosto 2010)

Maisartigos

  • Touros: do Colonial ao Genômico

    Genética, Informação | 15 de Outubro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Redigo, hoje, influenciado pela atmosfera da temporada de primavera do Rio Grande do Sul, pois já foi dada alargada e ainda estou envolvido com acertos, fretes e documentos de alguns touros adquiridos para clientes no leilão da GAP Genética. R...
  • Genética Nacional: Panorama dos touros Angus e Brangus nas centrais de inseminação

    Genética, Informação, Mercado | 16 de Setembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Angus, Nelore e Brangus dominam o mercado de inseminação de bovinos de corte no Brasil. Exagero? Vamos aos números. Conforme a ASBIA, em 2018, as raças de corte venderam, no Brasil, aproximadamente, 9,6 milhões de doses. Da raça Angus, 4,9 milhões de doses foram vendidas; seguida por Nelore, com 3,3 milhões; e Br...
  • Touro Dupla Marca é a geladeira com selo A

    Genética, Informação | 15 de Agosto de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Redigir e discutir critérios de escolha de touros é tema que se repete, mas é matéria sem fim e que se renova a cada temporada de leilões de reprodutores e aquisição de sêmen. A necessidade se apresenta a cada ano, e os fatores que participam da decisão vão se tornando mais complexos com a incorporação cresce...
  • A internet, os acessos e a revista impressa

    Genética, Informação | 13 de Julho de 2019
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    Acredito que todo aquele que escreve uma coluna, um artigo ou uma crônica tenha muita curiosidade de saber se é lido, se é lido por muitos, se o tempo dedicado em reunir palavras e ideias gerou interesse e teve utilidade para quem o lê. Não é busca por aprovação ou aplausos, mas o interesse
    real em saber a opiniã...
  • Austrália: quais touros Angus são os mais influentes da raça?

    Informação | 25 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em associação com as comemorações do centenário da Angus Austrália, o Dr. Sam Clark, Professor Sênior de Genética Animal na Universidade da New England, pesquisou os touros mais influentes da raça Angus desde 1990. Veja as informações nos vídeos publicados o site da Angus Austrália. Clique aqui. 

    A publica...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais