Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 15/12/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Benefícios de um programa de avaliação como o PampaPlus

Genética | 15 de Setembro de 2017

Benefícios de um programa de avaliação como o PampaPlus

Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford

                                                                                 Por Thais Pires Lopa - Coordenadora do Setor de Melhoramento Genético da ABHB

O nosso objetivo incentivando os criadores a aderir ao programa de avaliação genética é auxiliar no melhoramento genético das raças Hereford e Braford, aumentando o desempenho dos animais, trazendo maior retorno econômico ao criador e eficiência no sistema de produção e no uso da terra, cada vez mais escassa e disputada. Cresce a demanda do mercado consumidor por carne de qualidade e consequentemente do frigorífico que hoje remunera melhor por esse produto, mas também exige mais quanto à padronização das carcaças no que diz respeito à acabamento e rendimento de cortes nobres.

Para termos o máximo de retorno econômico devemos buscar verdadeiras máquinas produtivas de carne e de terneiros, pois animais que não respondem bem a um manejo alimentar e sanitário correto e matrizes sub-férteis ou com pouca habilidade materna não compensam os atuais altos custos de produção. Por isso, o ideal é, no momento da seleção fenotípica, aliar ao olho do criador essa ferramenta seleção genética e assim eleger animais com valor genético equilibrado para essas características economicamente importantes, que tragam melhoria, gradual e cumulativa, na eficiência produtiva e reprodutiva dentro da propriedade.

"Para utilizar essa ferramenta, o criador não precisa se tornar um expert em melhoramento genético. A filosofia do PampaPlus é facilitar ao máximo a coleta dos dados a campo para gerar a avaliação genética corretas e principalmente orientar a aplicação desses resultados no momento da seleção e acasalamentos dos animais de acordo com a realidade de cada sistema de produção".

FACILIDADES DO PROGRAMA

Sistema PampaPlusnet de Cadastro Online - Facilita a coleta dos dados a campo e agiliza o envio dessas informações ao programa.

Criado recentemente em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. Sistema via internet de cadastro, onde o criador entra no ambiente virtual da sua fazenda e consegue visualizar os dados de todos os animais, inclusive os resultados atualizados do relatório genético, de maneira coletiva ou individualizada. Funcionando também como cadastro de coberturas das matrizes e nascimentos dos produtos junto ao setor de registro da ABHB.

Ferramenta de Informatizada de Visualização dos dados e Simulação de Acasalamento - Sistema criado pelo Geneplus que disponibiliza os resultados e possui inúmeras funcionalidades. Entre elas, o simulador de acasalamentos e diversos filtros para a seleção dos animais, além da possibilidade ser gerado um índice de classificação próprio da fazenda se assim desejar. Essa ferramenta visa orienta o criador no momento de escolher quais animais acasalar objetivando o ganho genético na futura geração.

Avaliações em Apenas Dois Periodos da Vida do Animal - Para que o animal possua esses dados genéticos bastam apenas duas avaliações em toda a sua vida:

1. No momento de desmame

2. No pós desmame

Com isso, são geradas as DEP’s (Diferença Esperada na Progênie) de cada característica que estima o mérito genético dos animais. Para seu cálculo é utilizado um modelo matemático que considera todas as informações disponíveis, incluindo a performance do próprio indivíduo, de seus parentes (pais, irmãos, primos, etc.) e de sua progênie. Como vantagem, isso permite comparar diretamente todos os animais presentes na avaliação - touros pais, ventres e produtos ainda sem progênie - e também animais criados em anos, rebanho e ambiente diferentes, aumentando a amplitude da escolha dos candidatos à seleção.

Foco da ABHB é promover o melhoramento genético dos plantéis Hereford e Braford

Por isso, todos esses benefícios do PampaPlus estão a mão do criador com um investimento mínimo, a taxa anual de manutenção do programa e uma taxa por animal avaliado ao desmame (que nos dias de hoje fica em torno de 1kg de boi gordo). Só que esse valor custeia mais três avaliações, a segunda avaliação do animal ao sobreano, além da avaliação do pai e da mãe

Progresso Genético - Nesses oito anos do PampaPlus, podemos considerar como maior benefício do programa, a constatação do significativo progresso genético das raças, apresentado anualmente através das linhas de tendência genética para as características que compõem o índice do programa, assim como o interesse gradual dos criadores em entender melhor como funciona o processo todo de avaliação e como usar melhor os resultados para obter ganho genético.

COMO ADERIR AO PAMPAPLUS ?

1. Ser sócio da ABHB

2. Preencher a ficha de inscrição disponível no site da Associação ou na secretaria.

3. Acompanhar algumas das séries de treinamentos anuais do Programa com intuito de auxiliar o criador em todas as etapas do processo, como por exemplo: padronização da coleta dos dados a campo, a correta informação dos diferentes grupos de manejo existentes dentro da propriedade e a realização das avaliações visuais por técnicos treinados (etapas importantes para dar confiabilidade aos resultados).

Confira os técnicos credenciados para realizar as avaliações visuais.

André Della Mea Ribeiro (Passo Fundo – RS)

Carlos Augusto Lopes da Silva Filho (Arraial d’Ajuda – BA)

Emmanuel Cabral (Bagé – RS)

Gustavo Brusque Isaacsson (Pelotas – RS)

Igor Saldanha de Freitas (Guarujá do Sul - SC)

Heitor Cheuiche Coelho (Brasilia -DF)

Hernani Nerbass Borges (Lages – SC)

Jacques Rodrigues Leston (Santa Vitória do Palmar – RS)

José Antônio Correa Filho (Santana do Livramento – RS)

Leonardo Maria Bruno Corrêa (Bagé – RS)

Luiz Rafael Zaccaro Lagreca (Uruguaiana – RS)

Marcelo da Costa Louzada (Rosário do Sul – RS)

Marco Antonio Borges de Araújo Bastos (São Gabriel – RS)

Mario Antonio Pellegrini (Rio Pardo – RS)

Miguel Ferreira (Bagé – RS)

Pedro González Neto (Bagé – RS)

Ricardo Duarte Pombo (Uruguaiana – RS)

Ricardo de Souza Lopes (Bagé – RS)

Sidney Luiz da Rosa (Francisco Beltrão – PR)

Thiago Sommer Fontoura (Uruguaiana – RS)

Tulio Luzardo Mendes (São José do Rio Preto-SP)

Walvonvitis Baes Rodrigues (Campo Grande – MS)

Bárbara Pires (Uruguaiana - RS)

Liziane Freitas (Alegrete - RS)

Raquel Ximenes (Alegrete - RS)

Diego Kasali (Itaqui - RS)

Bruno Teixeira (Bagé - RS)

Thais Maria Bento Pires Lopa (Alegrete/RS)

Eduardo Valério (São Gabriel/RS)

Fonte: Informativo ABHB Abril/2016 (atualizado setembro/17)

Maisartigos

  • ANGUS: touros com mais de 500 filhos avaliados

    Informação | 15 de Dezembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Os sumários de touros são boas fontes para compreendermos os movimentos que as raças vivem. As informações disponíveis vão muito além de saber a DEP do touro A ou B para peso ao nascer, perímetro escrotal e diferentes índices (desmam...
  • Anguistas e branguistas: é passada a hora do marmoreio

    Genética, Informação | 18 de Novembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    A essa altura do campeonato da carne de qualidade no Brasil, zero novidade falar em marmoreio. Mas, para os selecionadores, especialmente das raças Angus e Brangus, é o momento de olhar e agir com mais atenção para animais superiores genetica...
  • Aliança Braford faz R$ 8,3 mil para touros em Lavras do Sul

    Informação | 27 de Outubro de 2019
    Foto: Katega Vaz
    Dando continuidade aos remates oficializados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), foi realizado no último sábado, dia 19 de outubro, no Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS), mais uma edição do Remate Aliança Braford, promovido pelas Estâncias Cochilhas, Pontezuela, Três Marias e São Bento. ...
  • Touros: do Colonial ao Genômico

    Genética, Informação | 15 de Outubro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Redigo, hoje, influenciado pela atmosfera da temporada de primavera do Rio Grande do Sul, pois já foi dada alargada e ainda estou envolvido com acertos, fretes e documentos de alguns touros adquiridos para clientes no leilão da GAP Genética. R...
  • Genética Nacional: Panorama dos touros Angus e Brangus nas centrais de inseminação

    Genética, Informação, Mercado | 16 de Setembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Angus, Nelore e Brangus dominam o mercado de inseminação de bovinos de corte no Brasil. Exagero? Vamos aos números. Conforme a ASBIA, em 2018, as raças de corte venderam, no Brasil, aproximadamente, 9,6 milhões de doses. Da raça Angus, 4,9 milhões de doses foram vendidas; seguida por Nelore, com 3,3 milhões; e Br...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais