Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Benefícios de um programa de avaliação como o PampaPlus

Genética | 15 de Setembro de 2017

Benefícios de um programa de avaliação como o PampaPlus

Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford

                                                                                 Por Thais Pires Lopa - Coordenadora do Setor de Melhoramento Genético da ABHB

O nosso objetivo incentivando os criadores a aderir ao programa de avaliação genética é auxiliar no melhoramento genético das raças Hereford e Braford, aumentando o desempenho dos animais, trazendo maior retorno econômico ao criador e eficiência no sistema de produção e no uso da terra, cada vez mais escassa e disputada. Cresce a demanda do mercado consumidor por carne de qualidade e consequentemente do frigorífico que hoje remunera melhor por esse produto, mas também exige mais quanto à padronização das carcaças no que diz respeito à acabamento e rendimento de cortes nobres.

Para termos o máximo de retorno econômico devemos buscar verdadeiras máquinas produtivas de carne e de terneiros, pois animais que não respondem bem a um manejo alimentar e sanitário correto e matrizes sub-férteis ou com pouca habilidade materna não compensam os atuais altos custos de produção. Por isso, o ideal é, no momento da seleção fenotípica, aliar ao olho do criador essa ferramenta seleção genética e assim eleger animais com valor genético equilibrado para essas características economicamente importantes, que tragam melhoria, gradual e cumulativa, na eficiência produtiva e reprodutiva dentro da propriedade.

"Para utilizar essa ferramenta, o criador não precisa se tornar um expert em melhoramento genético. A filosofia do PampaPlus é facilitar ao máximo a coleta dos dados a campo para gerar a avaliação genética corretas e principalmente orientar a aplicação desses resultados no momento da seleção e acasalamentos dos animais de acordo com a realidade de cada sistema de produção".

FACILIDADES DO PROGRAMA

Sistema PampaPlusnet de Cadastro Online - Facilita a coleta dos dados a campo e agiliza o envio dessas informações ao programa.

Criado recentemente em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. Sistema via internet de cadastro, onde o criador entra no ambiente virtual da sua fazenda e consegue visualizar os dados de todos os animais, inclusive os resultados atualizados do relatório genético, de maneira coletiva ou individualizada. Funcionando também como cadastro de coberturas das matrizes e nascimentos dos produtos junto ao setor de registro da ABHB.

Ferramenta de Informatizada de Visualização dos dados e Simulação de Acasalamento - Sistema criado pelo Geneplus que disponibiliza os resultados e possui inúmeras funcionalidades. Entre elas, o simulador de acasalamentos e diversos filtros para a seleção dos animais, além da possibilidade ser gerado um índice de classificação próprio da fazenda se assim desejar. Essa ferramenta visa orienta o criador no momento de escolher quais animais acasalar objetivando o ganho genético na futura geração.

Avaliações em Apenas Dois Periodos da Vida do Animal - Para que o animal possua esses dados genéticos bastam apenas duas avaliações em toda a sua vida:

1. No momento de desmame

2. No pós desmame

Com isso, são geradas as DEP’s (Diferença Esperada na Progênie) de cada característica que estima o mérito genético dos animais. Para seu cálculo é utilizado um modelo matemático que considera todas as informações disponíveis, incluindo a performance do próprio indivíduo, de seus parentes (pais, irmãos, primos, etc.) e de sua progênie. Como vantagem, isso permite comparar diretamente todos os animais presentes na avaliação - touros pais, ventres e produtos ainda sem progênie - e também animais criados em anos, rebanho e ambiente diferentes, aumentando a amplitude da escolha dos candidatos à seleção.

Foco da ABHB é promover o melhoramento genético dos plantéis Hereford e Braford

Por isso, todos esses benefícios do PampaPlus estão a mão do criador com um investimento mínimo, a taxa anual de manutenção do programa e uma taxa por animal avaliado ao desmame (que nos dias de hoje fica em torno de 1kg de boi gordo). Só que esse valor custeia mais três avaliações, a segunda avaliação do animal ao sobreano, além da avaliação do pai e da mãe

Progresso Genético - Nesses oito anos do PampaPlus, podemos considerar como maior benefício do programa, a constatação do significativo progresso genético das raças, apresentado anualmente através das linhas de tendência genética para as características que compõem o índice do programa, assim como o interesse gradual dos criadores em entender melhor como funciona o processo todo de avaliação e como usar melhor os resultados para obter ganho genético.

COMO ADERIR AO PAMPAPLUS ?

1. Ser sócio da ABHB

2. Preencher a ficha de inscrição disponível no site da Associação ou na secretaria.

3. Acompanhar algumas das séries de treinamentos anuais do Programa com intuito de auxiliar o criador em todas as etapas do processo, como por exemplo: padronização da coleta dos dados a campo, a correta informação dos diferentes grupos de manejo existentes dentro da propriedade e a realização das avaliações visuais por técnicos treinados (etapas importantes para dar confiabilidade aos resultados).

Confira os técnicos credenciados para realizar as avaliações visuais.

André Della Mea Ribeiro (Passo Fundo – RS)

Carlos Augusto Lopes da Silva Filho (Arraial d’Ajuda – BA)

Emmanuel Cabral (Bagé – RS)

Gustavo Brusque Isaacsson (Pelotas – RS)

Igor Saldanha de Freitas (Guarujá do Sul - SC)

Heitor Cheuiche Coelho (Brasilia -DF)

Hernani Nerbass Borges (Lages – SC)

Jacques Rodrigues Leston (Santa Vitória do Palmar – RS)

José Antônio Correa Filho (Santana do Livramento – RS)

Leonardo Maria Bruno Corrêa (Bagé – RS)

Luiz Rafael Zaccaro Lagreca (Uruguaiana – RS)

Marcelo da Costa Louzada (Rosário do Sul – RS)

Marco Antonio Borges de Araújo Bastos (São Gabriel – RS)

Mario Antonio Pellegrini (Rio Pardo – RS)

Miguel Ferreira (Bagé – RS)

Pedro González Neto (Bagé – RS)

Ricardo Duarte Pombo (Uruguaiana – RS)

Ricardo de Souza Lopes (Bagé – RS)

Sidney Luiz da Rosa (Francisco Beltrão – PR)

Thiago Sommer Fontoura (Uruguaiana – RS)

Tulio Luzardo Mendes (São José do Rio Preto-SP)

Walvonvitis Baes Rodrigues (Campo Grande – MS)

Bárbara Pires (Uruguaiana - RS)

Liziane Freitas (Alegrete - RS)

Raquel Ximenes (Alegrete - RS)

Diego Kasali (Itaqui - RS)

Bruno Teixeira (Bagé - RS)

Thais Maria Bento Pires Lopa (Alegrete/RS)

Eduardo Valério (São Gabriel/RS)

Fonte: Informativo ABHB Abril/2016 (atualizado setembro/17)

Maisartigos

  • Mitos e verdades do cruzamento (Por B. Lynn Gordon, Beef Magazine)

    Informação | 26 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os Cruzamentos e a heterose resultante têm sido utilizados por gerações. Mas ainda restam discussões.

    Há sempre muita discussão e debate na pecuária de corte sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os pecuaristas faz...
  • Idade da vaca e produtividade (Quando ela está velha demais?) - Derrel Peel (Oklahoma University, EUA)

    Informação | 16 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Outubro é tradicionalmente época de desmame dos bezerros e o descarte de vacas para a temporada de parição na primavera nos EUA. No momento de descarte de matrizes os criadores enfrentam decisões difíceis. O descarte ótimo no rebanho requer uma bola de cristal afiada que poderia ver o futuro.

    Se o regime de chuvas...
  • Carne gaúcha: uma trajetória de terra, campo e gente (Por Roberto Grecellé - SEBRAE)

    Informação | 14 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O dia a dia da pecuária de corte brasileira tem sido em favor da qualidade da carne produzida. Nas fazendas e nas indústrias, seja pelo zelo, pelos investimentos ou pelo aperfeiçoamento nos processos produtivos, os atores desta cadeia se empenham em produzir a cada dia uma carne de qualidade superior. Sim, é possíve...
  • Pecuária de corte: uma opinião para o novo governo

    Informação | 13 de Janeiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Júlio Barcellos, Prof. Titular, Fac. de Agronomia – NESPro/UFRGS

    Numa análise mais crítica, é preciso entender que desde que surgiu a palavra agronegócio em nosso vocabulário, é afirmado que em todas as suas dimensões só ocorrem “maravilhas”. O que é um profundo equívoco, quase viciado, de quem defe...
  • Comunicação como insumo fundamental para o agro

    Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019
    Foto: AgroEffective
    Nestor Tipa Júnior
    Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Ba...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais