Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

EMA: Ciclo Supercompleto com genética ABS no MT

Genética, Informação | 22 de Novembro de 2017

EMA: Ciclo Supercompleto com genética ABS no MT

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

EMA conquista alto rendimento com trabalho que engloba cria, recria, engorda, confinamento e distribuição Foi em meio ao cenário do Pantanal que a família Marinho criou um oásis de produtividade. A Empresa Marinho de Agropecuária do Pantanal Ltda (EMA) foi fundada em 1985, em Corumbá (MS), pelos irmãos José Antonio Marinho Neto e Tadeu Roberto Nemir Marinho. Hoje, o condomínio familiar que se transformou em empresa em 1995, é especializado na pecuária de corte e trabalha com o ciclo supercompleto de produção: cria, recria, engorda, confinamento, abate e distribuição.

O rebanho da propriedade é enorme. São 65 mil cabeças de gado espalhados pelas pastagens. Os animais são da raça Nelore e Cruzamento F1 entre Angus e Nelore. A EMA foca na produção de carne por hectare, na precocidade sexual, na qualidade de carcaça e de acabamento. E para isso, genética é fundamental.

Para obter alto rendimento em todas as áreas exploradas, a EMA conta com o auxílio das tecnologias ABS há 20 anos – desde o início das inseminações na propriedade. “Nós utilizamos touros Nelore da bateria ABS, sempre com os critérios técnicos na escolha dos animais, consorciando a avaliação genética, a acurácia e o fenótipo. E, agora, também usamos o índice ABS XBlack”, explica

Daniel de Barros Marinho, diretor de produção e médico veterinário. Além de inseminação artificial, a empresa trabalha com a tecnologia de fertilização in vitro.

Daniel se envolveu com o gado e com o Pantanal desde muito jovem. “Somos a quinta geração de produtores pantaneiros. Eu tive contato com a área desde muito cedo. Acho que isso foi decisivo para que a família continuasse no Pantanal e a pecuária se tornasse nossa principal atividade”, pondera.

Ao ser questionado sobre o porquê da escolha das tecnologias ABS, o diretor de produção é pontual. Para ele, o investimento em ferramentas de reprodução é muito importante para o aumento do progresso genético do rebanho e permite a multiplicação da genética dos melhores animais. Por outro lado, o ABS XBlack é essencial para a escolha dos melhores touros. “Nós estamos com grande parte do rebanho no Pantanal, com um desafio muito grande no meio ambiente para o desempenho dos animais. Isso faz com que a escolha dos melhores touros a serem utilizados seja mais desafiadora. O ABS XBlack se apresenta como uma ferramenta perfeita para nos auxiliar nessa tomada de decisão, fazendo com que tenhamos um melhor retorno do investimento em genética”, avalia.

Resultado garantido. O diretor de produção destaca que a EMA teve um avanço muito expressivo na genética dos animais desde o início da utilização de tecnologias ABS. “Hoje encaminhamos animais muito jovens para o abate e com uma média de peso de quase 20 arrobas”. Daniel ainda faz questão de ressaltar que todo o trabalho é acompanhado de perto pela equipe profissional, competente e atenciosa da ABS.

Para o gerente regional Cento-Oeste ABS, Diego Alves Costa, a parceria da empresa com a propriedade vai além do que se vê. “Esse trabalho mostra que a ABS está preocupada com a genética do pasto ao prato. Atendemos desde a fertilidade na inseminação até a gôndola no mercado. É um processo muito importante e acompanhamos todas as etapas. Nosso trabalho é muito mais abrangente do que podemos imaginar”, ratifica.

Fonte: ABS News

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais