Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/07/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Braford confirma excelente desempenho no Centro de Performance da CRV Lagoa

Genética, Informação | 01 de Dezembro de 2017

Com o touro primeiro colocado atingindo a espetacular marca de 2,029 kg de ganho médio diário (GMD) e média geral de 1,611 kg, a raça Braford encerrou a participação na edição 2017 do teste de desempenho realizado pelo Centro de Performance CRV Lagoa confirmando os bons resultados que a raça vem apresentando em todo o Brasil, confirmando que o Braford não tem mais fronteiras.

Realizado na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, o Teste que avalia o desempenho dos animais em regime de confinamento, com dieta balanceada a fim de simular o desempenho do animal em regime de pastagem, reuniu 35 exemplares nascidos na primavera de 2016, e os resultados, mais uma vez, referendaram o trabalho de melhoramento genético conduzido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), através do PampaPlus (o programa de melhoramento genético oficial da entidade) e da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC HB), realizada pela há 23 anos pela entidade, hoje em conjunto com o PoloGen, da Embrapa Pecuária Sul.

O campeão desta edição – o exemplar Rio Negro 6002, de Gustavo e Gilberto Camponagara – é filho do campeão da PAC 2013/2014 Rio Negro 2055. O reprodutor encerrou a prova alcançando 540 Kg e GMD de 2,029 Kg/dia, e ainda apresentou 103,96 cm² de área de olho de lombo.

O segundo lugar ficou com o Touro 6045, também de propriedade da Estância Rio Negro, que totalizou 421 kg e 1,495 Kg/dia de GMD, apresentando, também, 10,15 mm de espessura de gordura subcutânea. O exemplar é filho do Reprodutor Big Brother.

Já o terceiro lugar ficou com o Touro 6040, também da Estância Rio Negro, que encerrou a prova com 438 Kg e 1,705 Kg/dia de GMD. Ele é filho da vaca Tatuagem 8071 que foi Top 5% do PampaPlus em 2016 e de pai australiano.

Participaram da prova 35 reprodutores registrados, oriundos de 9 criatórios: São Fernando (Uruguaiana – RS), Agropecuária Sereno (São Sepé – RS), São Bento do Verde (São Sepé – RS), Rancho Centauros (São Francisco de Paula – RS), Três Marias (Lavras do Sul – RS), Rio Negro (Bagé – RS) e Nossa Senhora Auxiliadora (Bagé – RS), Santa Fé (Palmeira – PR) e Fazenda Nova (Araçatuba – SP).

“Esperava andar bem, mas nem no meu melhor sonho poderia imaginar este resultado”, admitiu o criador. Ele afirma ter selecionado o que tinha de melhor em seu plantel, com exemplares oriundos de três genéticas diferenciadas. “Os três exemplares campeões têm pais diferentes. O primeiro lugar é filho do campeão da PAC Rio Negro 2055, já o terceiro é filho da vaca líder do PampaPlus”, informou.

A Estância, que ainda teve um reprodutor na sexta colocação, vem fazendo um trabalho sólido para consolidar a genética da raça Braford, que cresce expressivamente, fortalecendo o mercado de cruzamento industrial no Brasil. Recentemente também teve um exemplar sendo arrematado por R$ 48 mil na temporada de primavera. Trata-se do touro Braford TE 4094, adquirido pela empresa ABS Pecplan.

“Gosto muito destas provas de avaliação de desempenho. A pista só mostra o fenótipo dos animais, já no campo conseguimos mostrar os nossos diferenciais com foco no ganho de peso e na rentabilidade que a pecuária pode nos trazer”.

Genética testada e aprovada

Conforme o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, o resultado alcançado pela raça foi muito satisfatório. “A genética campeã confirma não só a seleção, mas a avaliação eficaz que realizamos anualmente na nossa prova”. Embora com aspectos diferentes da PAC, onde os animais são pré-selecionados através de avaliação à desmama realizada por programas homologados pela ABHB, e submetidos a condições de desempenho a campo, onde o fator ambiental é reintroduzido de forma a buscar os animais mais adaptados, a prova do CP tem por objetivo, assim como na PAC, mostrar as qualidades do Braford dos criatórios participantes, avaliando além de peso e ganho médio diário, características como perímetro escrotal, qualidade de carcaça, avaliação por ultrassonografia (AOL – Área de Olho de Lombo, EGS – Espessura de Gordura Subcutânea e MARM – Marmoreio), avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) e submetidos, ainda, ao crivo técnico da ABHB, a fim de ranquear os reprodutores através de um índice que premia o animal mais balanceado para as características de interesse econômico para a pecuária de corte.

Indagada sobre o peso da genealogia dos animais campeões, em especial do reprodutor que atingiu o terceiro lugar, a coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Drª Thais Pires Lopa, foi enfática ao afirmar que as técnicas reprodutivas vêm possibilitando uma contribuição cada vez maior das fêmeas no ganho genético dos rebanhos. “São elas que ficam na propriedade e para isso precisam provar que são férteis e desmamar boas crias. Por isso, desde 2014, com a intenção de auxiliar na escolha destas matrizes melhoradoras, apresentamos a relação de vacas Hereford e Braford com no mínimo 5 filhos avaliados a desmama e que estejam classificadas entre as 5% melhores (top 5%) dos rebanhos do PampaPlus”.

Sobre a CRV Lagoa

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros.

Conforme o Gerente Técnico da CP CRV Lagoa, Cassiano Pelle, o Braford vem ocupando um grande espaço no Brasil Central e para a CRV Lagoa é muito importante ter a participação da raça para poder selecionar animais aqui no Centro de Perfomance e disponibilizar os animais para o mercado. Além disso, poder contar com a Associação e a adesão dos criadores é fantástica.

“Ficamos muito contentes com a participação do Braford, afinal no ano passado a raça não participou e este retorno foi muito importante pela importância da raça no atual cenário, aonde os produtores de animais de corte, buscam animais adaptados e com bom desempenho de produção. E a raça Braford traz estas características”.

Outro ponto destacado por ele é a importância da avaliação dos animais em um momento de pecuária competitiva que temos hoje. “Só assim conseguiremos ser mais eficientes na produção animal e este também é um dos objetivos do CP Lagoa, ajudar a identificar estes animais e disponibilizar esta genética através da comercialização de sêmen”.

Confira as dez primeiras colocações a seguir

1º lugar: Tat. 6002 – Estância Rio Negro – Gustavo e Gilberto Camponogara – Bagé – RS

2º lugar: Tat. 6045 – Estância Rio Negro – Gustavo e Gilberto Camponogara – Bagé – RS

3º lugar: Tat. 6040 – Estância Rio Negro – Gustavo e Gilberto Camponogara – Bagé – RS

4º lugar: Tat. 16065 – São Bento do Verde – Dora Alice Borges – São Sepé – RS

5º lugar: Tat. 493 – Cabanha Três Marias – Jose Ricardo Pereira Saraiva – Bagé – RS

6º lugar: Tat. 6015 – Estância Rio Negro – Gustavo e Gilberto Camponogara – Bagé – RS

7º lugar: Tat. C019 – Fazenda Nova – Adriana Belone de Andrade Campo – Araçatuba – SP

8º lugar: Tat. C021 – Fazenda Nova – Adriana Belone de Andrade Campo – Araçatuba – SP

9º lugar: Tat. C024 – Fazenda Nova – Adriana Belone de Andrade Campo – Araçatuba – SP

10º lugar: Tat. C036 – Fazenda Nova – Adriana Belone de Andrade Campo Araçatuba – SP

Por Tatiana Feldens
Fonte: ABHB

Maisnotícias

  • Confira a entrevista de Marcelo Selistre no Canal Rural nesta quinta-feira

    Entrevista, Genética, Informação | 19 de Julho de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    “Nós temos hoje opção dentro da pecuária de ter maior produtividade com rentabilidade”, declarou hoje em entrevista ao Giro do Boi o médico veterinário pela UFRGS Marcelo Selistre, gerente de produto corte europeu da ABS e coordenador do programa da central genética que avalia o desempenho de animais frutos de...
  • Morre touro Macuni do Salto, maior vendedor de sêmen da história da Alta

    Genética, Informação | 19 de Julho de 2018
    Foto: Alta Genetics
    Reprodutor chegou a comercializar 450 mil doses, alcançando a liderança da raça por seis anos
    A Alta Genetics comunica o falecimento do touro Macuni do Salto, reprodutor da raça Nelore que se consagrou na bateria da Central. Vindo do criatório Nelore da Nana, propriedade de Ana Luiza Consoni Guimarães, em Goiás, ...
  • Pampas Prime, uma porteira aberta entre o consumidor e o produtor do bioma pampa

    Carne, Informação, Mercado | 19 de Julho de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Aberta desde outubro de 2017, a Pampas Prime, que tem atuado como uma vitrine da pecuária gaúcha e do bioma pampa, contando sua história e tradição como produtora de uma das melhores carnes bovinas do mundo, concretizou na última semana o passo a passo de um futuro da pecuária que já está, com muito planejamento...
  • Carne 1953 recebe certificação internacional de qualidade

    Informação | 19 de Julho de 2018
    Foto: CarneTec
    A JBS informou por meio de nota que a carne 1953, lançada pela empresa no início deste ano, acaba de ser reconhecida com o prêmio International Taste & Quality Institute (iTQi), um dos mais exigentes órgãos de certificação, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que regulamenta e reconhece os produtos com maior índic...
  • Senepol: cota de 50% do touro Drone da Ilha é adquirida pela Central Senepol Lab FIV

    Genética, Informação, Mercado | 18 de Julho de 2018
    Foto: Pec Press
    Conformação, padronização de carcaça e qualidade de carne são apenas alguns adjetivos que traduzem a eficiência do touro Senepol Drone da Ilha, filho de uma das melhores doadoras do criador Alberto Dinis, de Uberlândia (MG). Segundo técnicos da Central Lab FIV, empresa que adquiriu 50% da propriedade do animal ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais