Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Angus: animais jovens e com alta padronização no Concurso de Carcaças de Mineiros

Carne, Genética, Informação | 04 de Dezembro de 2017

O alto grau de padronização e acabamento dos animais marcou a terceira edição do Concurso de Carcaças de Mineiros, que ocorreu no dia 30 de novembro, na planta do frigorífico Marfrig, no município de Mineiros, Goiás. Foram abatidos 860 animais que tiveram peso médio de 271,16 quilos para os machos e 236,22 quilos para as fêmeas. De acordo com o coordenador regional do Programa Carne Angus, Maychel Borges, a idade dos exemplares e o índice de certificação dentro dos padrões do programa foram os diferenciais do concurso.

A fazenda Reunidas Baumgart, do criador Rolf Gustavo Roberto Baumgart, de Rio Verde (GO), levou para casa o título de grande campeão dos machos e das fêmeas. O lote número 6 obteve o melhor resultado nos machos, somando 94,58 pontos com o peso médio de 326,8 quilos. Já nas fêmeas, o lote 7 foi se destacou com 87,05 pontos e peso médio de 250,35 quilos. Para o gestor de agronegócio da fazenda, Nelson George Wentzel, o diferencial dos lotes campeões foi à qualidade genética, nutrição e idade. “Eram todos exemplares jovens com média de 12 a 14 meses”.

A segunda colocação para os machos ficou com o lote 12, do proprietário Edmundo Rocha Vilela, da fazenda Lageado, de Santa Rita do Araguaia (GO), com média de 326,55 quilos e uma soma de 91,26 pontos. Segundo Borges, a disputa entre o primeiro e o segundo lugar foi bastante acirrada, pois os lotes eram "parelhos em padronização". Em terceiro lugar, ficou a MFG Agropecuária LTDA, da fazenda Flores, de Mineiros (GO), com o lote 4 de média de 263,99 quilos e pontuação de 83,31.

Nas fêmeas, o segundo lugar ficou para o lote 9 do criador Aldercio de Oliveira Martins, da fazenda Monte Alegre, também de Rio Verde, com média de 227,7 quilos e 76,75 pontos. De acordo com Borges, a grande diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar se deve ao peso dos animais. “O diferencial do lote que venceu na categoria de fêmeas foi o acabamento de gordura”, disse. O lote 10, do proprietário Elson Tomaz Souza, da fazenda Lago Azul, de Perolândia (GO), ficou em terceiro lugar, com média de 199,7 quilos e 63,67 pontos.

Fonte: ABA

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais