Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 14/12/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Fêmeas Montana alcançam taxa de prenhez de 81,48% com IATF

Genética, Informação | 07 de Março de 2018

Fêmeas Montana alcançam taxa de prenhez de 81,48% com IATF

Foto: Portal DBO

Resultado foi registrado na Fazenda Santa Rita, em Três Lagoas, MS

A fazenda Santa Rita, que trabalha a seleção da raça Montana em Três Lagoas, MS, conquistou um importante resultado em uma das técnicas de reprodução mais utilizadas na pecuária atualmente: a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Em um trabalho com um lote de 81 vacas multíparas de 4 a 15 anos, a propriedade obteve taxa de prenhez de 81,48%, um dos melhores resultados em processos reprodutivos de Montana no Brasil.

“Nosso protocolo incluiu sincronização de 11 dias, partilha de sêmen e doses congeladas. Nos preocupamos, também, em manter o escore corporal das vacas durante o processo de inseminação”, explica José Pavan Neto, proprietário da fazenda Santa Rita, complementando que o resultado geral da prenhez da fazenda também foi excelente.

Pavan ainda elencou outros aspectos importantes para esse excelente resultado. “Mantivemos as fêmeas em ótimas condições de nutrição – suplementação proteico energética (pré e pós parto) –, pastagem de qualidade e sempre atentos ao ganho de peso das fêmeas. Atenção especial à manutenção do escore corporal, um dos fatores responsáveis por baixos resultados em IATF”, analisa o criador de Montana.

“Ano após ano, o gado Montana melhora sua performance, tanto dos machos quanto das fêmeas. A raça tem apresentado desempenho positivo em projetos pecuários com diferentes focos. São animais resistentes, férteis, precoces e de excelente acabamento de carcaça. A elevação de índices produtivos e reprodutivos deve-se aos 25 anos de melhoramento genético da raça”, destaca Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

Fonte: Portal DBO

Maisnotícias

  • Programa Carne Pampa completa duas décadas com expectativa de 20% de crescimento em 2018

    Carne, Genética, Informação, Mercado | 12 de Dezembro de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    O ano deve terminar com mais de 50 mil animais certificados pelo Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), 20% a mais do que em 2017, quando foram abatidos 41,9 mil animais. Os números, principalmente da última década, comprovam os avanços do mais antigo programa de carne de quali...
  • Primavera aquecida: temporada de leilões registra recordes e crescente procura pelas raças Hereford e Braford

    Genética, Informação, Mercado | 12 de Dezembro de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    Uma primavera na contramão da crise, marcada por liquidez, recordes quebrados e novos criadores de diferentes regiões do país. Assim foi a temporada de leilões chancelados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que comercializou 3,5 mil animais ao longo de 27 eventos oficiais. O faturamento tota...
  • ABHB premia os destaques 2018 das raças Hereford e Braford

    Genética, Informação | 11 de Dezembro de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    No último sábado, dia 8, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou a premiação dos destaques de 2018, em Bagé (RS). No evento, foram revelados os melhores criadores do Ranking Nacional das duas raças e comemorados os 60 anos da Entidade e 20 anos do Programa Carne Pampa.   Confira a lista c...
  • ABHB comemora 60 anos em Bagé

    Genética, Informação | 11 de Dezembro de 2018
    Foto: Jornal Minuano
    A noite de sábado foi de celebração junto à sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé. Isso em virtude do jantar especial que celebrou as seis décadas de fundação da Associação Brasileira de Hereford e Braford, a ABHB. O evento também premiou os criadores destaques de 2018.

    Logo que o relógio assinalava 2...
  • Simone Bianchini é a nova presidente da Associação Brasileira de Devon

    Informação | 10 de Dezembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Simone Bianchini assumiu, neste sábado (08/12), a presidência da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) pelo biênio 2019/2020, em evento na Casa do Devon, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. Natural da cidade de Lages, Santa Catarina, Simone é empresária e tem formação na área jurídic...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais