Últimasnotícias

Braford: Punto Final é Campeão do Mundo

Informação | 10 de Março de 2018

E vem de Bagé (RS), cidade sede da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o touro Braford campeão do mundo em 2018. Punto Final, da Cabanha Santa Helena, dos sócios e criadores Vórgia e Pedro Obino, recebeu ontem (9) à noite a honraria, durante o 7º Congresso Mundial Braford, realizado no Texas, nos Estados Unidos.

O exemplar havia sido eleito pelo inspetor técnico Luiz Rafael Lagreca o Grande Campeão da Expointer de 2017, e, recentemente, conquistou, também, o Sul-Americano. Os dois títulos não só credenciaram como deram passagem para o animal disputar o prêmio conferido pela United Braford Breeder, entidade internacional que promove todos os anos uma competição para eleger o melhor touro de cada continente, para, em seguida, eleger o vencedor mundial.

Punto Final, que aos 3 anos atingiu o peso de 1058 quilos, disputou a votação com um animal dos Estados Unidos e outro da Austrália. Eles foram julgados por meio de fotos e vídeos por um corpo técnico renomado, composto pelos especialistas Hector Bonomi (Uruguai), Rach Wheeler (Austrália), Franco Koch (África do Sul) e Jason Cleere (EUA). O resultado não poderia ter sido melhor para a ABHB e comprovou que a genética Braford Brasileira hoje é a melhor do mundo.

No Texas desde o último 1º de março, a comitiva da ABHB, composta pelo CEO Fernando Lopa, criadores Pedro Obino, da Cabanha Santa Helena, e Eduardo Eichenberg, da Estância Silêncio, que também preside a Conexão Delta G e é membro do Conselho Técnico da ABHB, e pelo veterinário Diego Kasali, acompanhou toda a programação do 7º Congresso Mundial da Raça e retorna ainda hoje para o Brasil.

O reprodutor Punto Final está na CRIO Central Genética Bovina (Cachoeira do Sul, RS) em coleta de sêmen para a Cabanha Santa Helena. 

Fonte: ABHB, adaptado pela Assessoria Agropecuária. 




Punto Final - Campeão do Mundo 2018

Foto: Divulgação/Assessoria

Punto Final - Campeão do Mundo 2018

Foto: Divulgação/Assessoria

Punto Final - Campeão do Mundo 2018

Foto: Divulgação/Assessoria

Punto Final - Campeão do Mundo 2018

Foto: Divulgação/Assessoria