Últimasnotícias

Conexão Delta G: Projeto brasileiro de melhoramento genético é destacado em Congresso Mundial de Braford

Genética | 12 de Março de 2018

Presidente da Conexão Delta G falou nos Estados Unidos sobre trabalho inédito de seleção genômica para resistência ao carrapato desenvolvido no Rio Grande do Sul

Um trabalho único no mundo que vem sendo realizado desde 2009 no Rio Grande do Sul, envolvendo a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e produtores de Hereford e Braford da Conexão Delta G, foi apresentado no Congresso Mundial de Braford, nos Estados Unidos (EUA). Com foco na seleção genômica para resistência ao carrapato, o trabalho desenvolvido também em parceria com a GenSys Consultores Associados e apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), já conta com mais de 5 mil animais genotipados e permite a seleção e comercialização de reprodutores genomicamente mais resistentes.

De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, que apresentou o trabalho no congresso, hoje já é possível adquirir sêmen ou touros com DEP (Diferença Esperada na Progenie) Genômica para resistência ao carrapato. Ainda segundo o dirigente, o trabalho chamou muita atenção durante o congresso, uma vez que a raça Braford é criada principalmente em zonas tropicais e subtropicais, onde usualmente são encontradas grandes infestações de carrapato. "Em termos de seleção genômica, pesquisa e inovação, o Braford brasileiro está certamente muito à frente dos demais países", observa.

O projeto de pesquisa de seleção genômica para resistência ao carrapato combina dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA. É uma ferramenta de longo prazo para o controle do parasita que pode gerar prejuízos anuais superiores a US$ 3 bilhões na pecuária nacional, segundo estimativa de entidades.

Fonte: conexão Delta G

Conexão Delta G: Projeto brasileiro de melhoramento genético é destacado em Congresso Mundial de Braford

Foto: Conexão Delta G