Últimasnotícias

Punto Final: Braford Campeão do Mundo está em Cachoeira do Sul

Genética | 12 de Março de 2018

Punto Final está a central de coleta Crio, dos veterinários Dimas Rocha e Fernando Velloso
Pasta em um piquete da Crio Central Genética Bovina, de Cachoeira do Sul, o reprodutor Punto Final, escolhido o melhor touro Braford do mundo, título conquistado na noite de sexta-feira, durante o 7º Congresso Mundial Braford, no Texas, nos Estados Unidos.

Ele pertence ao pecuarista Pedro Obino, da Cabanha Santa Helena, de Bagé. Punto Final está na Crio para a coleta de sêmen desde setembro do ano passado, quando foi o grande campeão da Expointer, em Esteio. Além disso, recentemente o reprodutor foi o campeão Sul-Americano da raça.

Os dois títulos credenciaram Punto Final a disputar o prêmio conferido pela United Braford Breeder, entidade internacional que promove todos os anos uma competição para eleger o melhor touro de cada continente, para, na sequência, eleger o campeão mundial.

Punto Final, que aos três anos atingiu o peso de 1.058 quilos, disputou a votação com um animal dos Estados Unidos e outro da Austrália. O Julgamento foi feito por quatro jurados: Hector Bonomi (Uruguai), Rach Wheller (Austrália), Jason Cleere (Estados Unidos) e Franco Koch (África do Sul). A avaliação dos finalistas foi feita através de fotos e vídeos para apontar o campeão.

Doutor em reprodução animal pela UFRGS, o veterinário Dimas Rocha, enfatiza que o Brasil, por possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, é visto por muitos analistas como o mercado consumidor de genética com maior potencial.

“Assim sendo, todos os países do mundo querem nos vender muita genética boa e outras nem tanto. Esta conquista vem reforçar os projetos de produção de genética nacional, gerando mais riquezas dentro da cadeia da pecuária. Nossa produção passa a ser opção de compra pelo mercado interno e externo”, destaca Dimas, proprietário da Crio, central que atua desde fevereiro do ano passado, no Capané.

Fonte: Jornal do Povo

Punto Final: Braford Campeão do Mundo está em Cachoeira do Sul

Foto: Gabriel Olivera / Agência El campo