Últimasnotícias

Criador gaúcho de Zebu recebe mérito ABCZ em Uberaba

Genética, Informação | 07 de Maio de 2018

Criador gaúcho de Zebu recebe mérito ABCZ em Uberaba nesta sexta (4)

Muito mais que um apaixonado pela raça Indubrasil, Elair Bachi é um pioneiro da nova fase que o zebuíno vive no Rio Grande do Sul. Foi ele, há mais de uma década, que retomou o registro genealógico da raça no estado, após muitos anos sem haver registros de Indubrasil por criadores gaúchos. De lá para cá, ele se tornou referência em todo o país, sendo um dos selecionadores que mais se dedica ao desenvolvimento do Indubrasil na atualidade.

Pós-graduado em Direito, foi no campo que encontrou sua verdadeira vocação. No melhor estilo ‘homem de família’, Elair Bachi acredita que o amor pela raça, marcada pela docilidade, produtividade e beleza, também tem a ver com os valores que carrega desde o berço. Tanto que ele afirma que a admiração pelos zebuínos é algo que toma conta de todos em casa. Pecuarista conhecido pela força de vontade, entusiasmo, comprometimento e prestígio entre os colegas, Elair é daqueles criadores que não se cansam de valorizar a raça que “transformou a sua vida” como define.

O criador começou a participar da Expointer (Esteio, RS) em 2011, quando trouxe a raça Indubrasil de volta à exposição após 20 anos de ausência, mantendo sua presença no evento interruptamente até 2017. Apaixonado pela raça, Elair desenvolve sua seleção juntamente com sua família nas Fazendas Fiorindo e Elair no município de Paim Filho (RS). Atualmente ele também integra a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Indubrasil (ABCI) que tem sede em Uberaba.

Criado em 1977, o Mérito ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) homenageia todos os anos, durante a ExpoZebu (a maior exposição de gado zebuíno do mundo, em Uberaba/MG), personalidades que desenvolvem trabalhos em prol do crescimento da pecuária zebuína. Entre todos os homenageados, Elair é um dos poucos criadores gaúchos a receber tamanha honraria. A cerimônia oficial de entrega do mérito ABCZ acontece nesta sexta-feira (4 de maio) no palanque oficial do parque Fernando Costa em Uberaba (MG) durante a 84ª Expozebu.

Fonte: ACGZ

Criador gaúcho de Zebu recebe mérito ABCZ em Uberaba

Foto: Nathã Carvalho