Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/08/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Mercado aposta na avaliação genômica dos rebanhos para aumentar a produção de leite

Genética, Informação | 09 de Maio de 2018

A Embrapa, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a CRV Lagoa e a Zoetis anunciam nesta terça-feira (08/05) o primeiro produto de avaliação genômica para rebanhos leiteiros no Brasil, cujo objetivo é selecionar animais geneticamente superiores. O produto leva o nome de Clarifide Girolando e é voltado para bovinos da raça Girolando (cruzamento Gir Leiteiro x Holandês), de grande importância para a pecuária leiteira nacional. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, o Clarifide Girolando é o resultado de seis anos de pesquisas em genômica, genética molecular e bioinformática. “Reunimos o que há de mais avançado nos conhecimentos de genoma e sistemas computacionais para avaliar as informações provenientes de um chip com centenas de milhares de dados relacionados ao DNA bovino”, diz o pesquisador.

A seleção dos animais superiores para os sistemas de produção de leite é feita a partir de material biológico que contenha células do bovino (veja ao final do texto a comparação entre o processo de melhoramento tradicional e a avaliação genômica). As informações genéticas coletadas são comparadas com as que estão disponíveis no chip do Clarifide Girolando. Como resultado deste trabalho, o produtor recebe uma série de informações a respeito do animal: produção e proteínas do leite, se é portador de genes que produzam defeitos genéticos, capacidade reprodutiva e outros dados necessários para que o processo de melhoramento do rebanho seja efetivo.

A avaliação genômica abre grandes possibilidades para o melhoramento dos rebanhos. Ela permite, por exemplo, que o animal seja selecionado antes mesmo de nascer. É possível retirar uma pequena amostra (dez células) de um embrião após sete dias da fecundação in vitro (fertilização realizada no laboratório) e, por meio dessas poucas células, analisar todo o seu genoma. Caso o embrião possua as características desejáveis, ele é transferido para a vaca (barriga de aluguel) que irá proceder a gestação. Do contrário, poderá ser descartado. Além de economizar tempo, esse procedimento otimiza as barrigas de aluguel, pois a vaca passará a gerar somente os embriões que foram selecionados como os melhores.

Além da maior confiabilidade das informações, o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, aponta a redução do tempo de avaliação dos animais, com a consequente redução dos custos, a grande vantagem do Clarifide Girolando. Atualmente, a seleção de um touro para o teste de progênie (processo que indica os melhores reprodutores com base nas características das filhas) custa cerca de R$ 250 mil. Trata-se de um processo demorado, que pode durar por volta de sete anos. Com o Clarifide Girolando, isso é racionalizado.

A redução de custos permite que pequenos e médios produtores possam inscrever seus animais nos testes de progênie. Supondo que o criador tenha vários tourinhos (potenciais reprodutores) com o mesmo grau de parentesco (irmãos completos), caso o criador possua recursos para inscrever apenas um indivíduo no teste, a comparação do genótipo de cada um deles por meio do Clarifide Girolando definirá o tourinho mais adequado ao programa. “A introdução da avaliação genômica no programa de melhoramento democratiza as oportunidades da seleção, na medida em que permite que um número maior de produtores tenha acesso ao serviço”, diz Cembranelli, que conclui: “Haverá um grande salto de qualidade no programa de melhoramento. Por isso, a Associação Brasileira de Criadores de Girolando investiu nas pesquisas o seu bem mais precioso, o banco de dados de produção e pedigree. Temos certeza de que a avaliação genômica terá alta confiabilidade e será uma importante ferramenta de decisão para que os nossos mais de três mil associados em todo o país”.

Para o produtor Guilherme Marquez, da Fazenda Santa Gertrudes, em Uberaba (MG), a avaliação genômica surge como um importante recurso para o processo de seleção dos animais. “O Clarifide Girolando vem para nos dar mais informações e nos ajudar a antecipar as decisões, ou seja, conseguiremos ter resultados do processo de seleção com mais antecedência. Isso é de extrema importância para fazermos as mudanças necessárias no rebanho, de acordo com os planos de trabalho da fazenda. É muito importante para que possamos evoluir e ter animais melhores”.

Parceria público-privada

O Clarifide Girolando é o resultado de um projeto de pesquisa realizado em parceria público-privada entre Embrapa, Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando e as empresas Zoetis e CRV Lagoa. A solução está disponível no mercado por intermédio das empresas parceiras:

Zoetis – Líder mundial em saúde animal, utilizou sua experiência em genômica de outras raças de gado de leite e corte, como Holandês, Jersey, Pardo Suíço, Nelore e Angus, em diversos países, para contribuir com a transformação da pesquisa em uma solução comercial viável para o pecuarista brasileiro. A companhia realizou a genotipagem dos 5,6 mil animais avaliados durante a pesquisa em seu laboratório em Michigan, nos Estados Unidos. Cleocy Fam de Mendonça Júnior, gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis, dá o seguinte depoimento: “A avaliação genômica favorece tanto os grandes quanto os pequenos produtores, ao democratizar a genética. O Clarifide Girolando é acessível ao pequeno pecuarista e este é um fator especialmente importante neste momento em que a pecuária leiteira brasileira passa por transformações, reduzindo o número de propriedades e as margens de rentabilidade. O cenário requer profissionalização”. Para que os resultados da avaliação genômica sejam aproveitados ao máximo, as equipes de campo da Zoetis apoiam os produtores com consultorias técnicas, visando ganho de eficiência e de competitividade. A Zoetis terá exclusividade nos testes do Clarifide Girolando para avaliação de fêmeas.

CRV Lagoa – Integrante da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético formada por 35 mil produtores, a CRV Lagoa forneceu ao projeto muitas informações de sua sede, na Holanda, abrangendo dados de touros holandeses que fazem parte dos acasalamentos do Girolando – o que contribuiu para fortalecer todo o processo de desenvolvimento da nova tecnologia. “Também participamos de pesquisas de mercado que ajudaram a Associação e a Zoetis, fornecendo dados para que a Embrapa gerasse todas as informações durante o trabalho do processo no campo, captando informações e tornando cada vez mais viável a utilização do produto”, relata Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa. A companhia vai trabalhar com exclusividade no teste dos machos e terá foco na avaliação dos touros candidatos ao teste de progênie, pensando também em touros de monta natural e reprodutores que já estão sendo avaliados nas centrais de inseminação.

Melhoramento genético tradicional versus seleção por meio da avalição genômica

Alguns países já abandonaram os programas de melhoramento genético tradicionais, investindo na seleção genômica. Com o Clarifide Girolando, o Brasil começa a trilhar esse caminho para esta raça. As vantagens da seleção por meio da avaliação genômica em relação à tradicional incluem menor custo dos procedimentos e rapidez nos resultados.

Sobre a raça Girolando

Reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura em 1996, é oriunda do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa. Desde 1989, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do MAPA para a execução do serviço de Registro Genealógico da raça. Atualmente, o banco de dados da entidade conta com mais de 1,6 milhão de registros.

Principais características da raça

Produção de Leite – Proporciona uma excelente rentabilidade em sistemas rústicos de produção e em sistemas com alta tecnologia. Produção de leite: 5.663 kg em 305 dias.

Rusticidade – Fácil adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

Longevidade – Produz leite por muitos anos, reduzindo a taxa de reposição do rebanho.

Fertilidade – Mesmo em condições adversas apresenta bons índices de fertilidade, tanto em machos quanto em fêmeas.

Precocidade – São animais que entram em fase de reprodução rapidamente, o que reduz os custos com a criação até o início da vida produtiva.

Sustentabilidade - Atende às necessidades dos pequenos produtores por rústica e produtiva, com grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e sistemas de produção.

Sobre as instituições

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Com mais de 3 mil associados em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi fundada em 20 de dezembro de 1978 por um grupo de pecuaristas da região de Uberaba/MG. Desde 1989, a entidade atua como delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do registro genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG). Além da sede em Uberaba, conta com Escritórios Técnicos Regionais e Escritórios Técnicos Avançados em várias regiões do Brasil. Oriundo do cruzamento entre as raças Gir e Holandês, o gado Girolando é responsável por 80% do leite produzido no país.

CRV Lagoa

Desde 1998, a CRV Lagoa faz parte da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético formada por 35 mil produtores, com 140 anos de história. Um dos setores da CRV na Holanda é a AEU (Animal Evaluation Unit), responsável pela pesquisa e desenvolvimento em avaliação genética e genômica oficiais nesse país. A AEU também representa cientificamente a Holanda no Icar (Interbull) e EuroGenomics. A CRV teve envolvimento direto nas primeiras pesquisas em genômica e desenvolvimento do chip 50K em bovinos. Além disso, presta serviços diversos a produtores e atua como empresa de inseminação artificial em vários países, inclusive Brasil.

Embrapa

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA. Foi criada em 26 de abril de 1973 e tem como missão “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira”. Desde a sua criação a Embrapa buscou, juntamente com os seus parceiros do sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical adaptado às condições brasileiras. Essa iniciativa é bem-sucedida uma vez que o Brasil possui uma das agriculturas mais sustentáveis e eficientes do mundo. Nas últimas décadas, o Brasil aumentou a produção de leite significativamente: em 1974, a produção de leite anual era de 7,1 bilhões L/ano e em 2016, a produção foi de 33,6 bilhões L/ano, significando um aumento de 7,7 vezes.

Zoetis

A Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2017, obteve faturamento de 5,3 bilhões de dólares.

Fonte: CRV Lagoa

Maisnotícias

  • MPF emite parecer favorável às exportações de animais vivos

    Informação, Mercado | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Imagens da Internet
    A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, emitiu nesta terça-feira (14) parecer favorável ao transporte e às exportações de animais vivos na ação da CNA. Esse posicionamento beneficia o setor produtivo e ratifica a posição da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de que a exportação ...
  • Desfile de touros ABS reúne maior público da história e impressiona participantes

    Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Com 36 reprodutores em pista, empresa atrai 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores Mais de 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores de várias partes do país, acompanharam nesta segunda-feira (20) o Desfile de Touros da ABS. Foi o maior público da história do evento.

    "...
  • Uruguai: Expo Prado terá 1.275 reprodutores em pistas

    Exposição, Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Serán 609 bovinos, 352 ovinos, 274 equinos, 26 suinos y 14 caprinos que estarán entre el 5 y el 16 de septiembre.

    Con prácticamente la misma cantidad de reproductores de todas las especies (sólo 32 menos) que el año pasado, entre el 5 y el 16 de septiembre, se realizará la edición 2018 de la Expo Prado. Los bovino...
  • ANGUS: Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente

    Carne, Genética | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente Representantes dos Núcleos Jovens de diferentes raças realizarão um grande evento beneficente no primeiro sábado (25/08) da Expointer 2018, a partir das 18h30min, na Pista do Gado Leiteiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). É o Assad...
  • Expogenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

    Exposição, Informação | 18 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Foi aberta na manhã deste sábado (18) a ExpoGenética 2018. A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio, criadores e técnicos do setor. Durante uma semana, o Parque Fernando Costa se transforma em palco para discussões sobre o presente e o futuro do melhoramento genético das raças zebuí...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais