Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/08/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Angus registra expansão no PROMEBO

Informação | 08 de Junho de 2018

Angus registra expansão no PROMEBO

Foto: Divulgação/Assessoria

A presença de animais Angus inscritos no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) vem aumentando expressivamente nos últimos anos. Segundo dados apresentados pela coordenadora do Promebo, Fernanda Kuhl, a raça tem atualmente 418 mil animais cadastrados, uma expansão de aproximadamente 10 mil exemplares por ano. O levantamento foi apresentado ao corpo técnico da Associação Brasileira de Angus na manhã desta sexta-feira (8/6), durante reunião nacional no município de Água Boa, no Mato Grosso.

Fernanda apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido junto à Embrapa, que atualmente realiza as análises genéticas para o programa, e detalhou as mudanças que irão ocorrer na disponibilidade das informações geradas com o novo sistema que será implementado pela Associação Nacional de Criadores - Herd Book Collares (ANC). Além disso, relatou os avanços de trabalho com DEP Genômica focada na seleção de rebanhos mais resistentes ao carrapato. “Coletamos 1,1 mil amostras de fenótipo e DNA no rebanho Angus e isso nos dará, já no curto prazo, informações para seleção de animais geneticamente mais resistentes ao ectoparasita."

Durante a manhã, a superintendente de registro genealógico da ANC, Silvia Freitas, ainda esclareceu dúvidas e detalhou os ajustes que devem ser realizados nos procedimentos de inspeção dos animais registrados, muitos deles ainda em tratativas junto ao Ministério da Agricultura. Segundo Silvia, a orientação é essencial para corrigir rotas a campo e minimizar correções de dados lançados e pré-registros. “São medidas que buscam ampliar a confiabilidade de dados genealógicos e facilitar o trabalho a campo."

O encontro de técnicos Angus segue até domingo e integra também representantes do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Angus. Ao abrir o evento, o presidente do Conselho Técnico, Camilo Vianna, ressaltou a importância de a reunião ocorrer no Brasil Central, uma região com alto consumo de genética Angus para o cruzamento industrial. “Temos que produzir a genética que o Brasil Central precisa e que hoje ainda é atendido por muito sêmen importado. Estamos aqui para ver esse mercado de perto”, frisou, lembrando que, neste final de semana, ocorre Dia de Campo e leilão Megacruza, um dos maiores eventos de oferta de gado meio sangue do país. Neste ano, o leilão irá ofertar mais de 7 mil animais.

Em sua manifestação, o médico veterinário da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, ponderou que, apesar da força da genética Angus importada, a produção nacional se sobressai em relação a questões inerentes à criação no Brasil, como o controle do carrapato. Segundo ele, é com diferenciais relacionados a questões como a infestação de ectoparasitas, por exemplo, que será possível determinar o uso ainda maior do sêmen nacional.

Fonte: ABA 

Maisnotícias

  • MPF emite parecer favorável às exportações de animais vivos

    Informação, Mercado | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Imagens da Internet
    A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, emitiu nesta terça-feira (14) parecer favorável ao transporte e às exportações de animais vivos na ação da CNA. Esse posicionamento beneficia o setor produtivo e ratifica a posição da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de que a exportação ...
  • Desfile de touros ABS reúne maior público da história e impressiona participantes

    Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Com 36 reprodutores em pista, empresa atrai 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores Mais de 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores de várias partes do país, acompanharam nesta segunda-feira (20) o Desfile de Touros da ABS. Foi o maior público da história do evento.

    "...
  • Uruguai: Expo Prado terá 1.275 reprodutores em pistas

    Exposição, Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Serán 609 bovinos, 352 ovinos, 274 equinos, 26 suinos y 14 caprinos que estarán entre el 5 y el 16 de septiembre.

    Con prácticamente la misma cantidad de reproductores de todas las especies (sólo 32 menos) que el año pasado, entre el 5 y el 16 de septiembre, se realizará la edición 2018 de la Expo Prado. Los bovino...
  • ANGUS: Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente

    Carne, Genética | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente Representantes dos Núcleos Jovens de diferentes raças realizarão um grande evento beneficente no primeiro sábado (25/08) da Expointer 2018, a partir das 18h30min, na Pista do Gado Leiteiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). É o Assad...
  • Expogenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

    Exposição, Informação | 18 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Foi aberta na manhã deste sábado (18) a ExpoGenética 2018. A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio, criadores e técnicos do setor. Durante uma semana, o Parque Fernando Costa se transforma em palco para discussões sobre o presente e o futuro do melhoramento genético das raças zebuí...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais