Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Carne bovina: porções ganham espaço nos supermercados

Carne, Informação, Mercado | 30 de Junho de 2018
Estabelecimentos se distanciam da manipulação do produto para afastar riscos de contaminação. Concentração dos processos na indústria motiva investimentos de frigoríficos no RS
A tradicional escolha da carne bovina no balcão, normalmente com ajuda do açougueiro, tornou-se uma cena pouco comum em supermercados de grandes cidades – onde a praticidade é um fator determinante para os consumidores. A mudança no hábito de compra é constatada no espaço cada vez maior ocupado por prateleiras de autoatendimento, repletas de produtos em porções de diversos tamanhos. 

Ao desejo do cliente, soma-se a tendência de os estabelecimentos se distanciarem da manipulação da carne, afastando riscos de contaminação e concentrando os processos nos frigoríficos.

– Quanto menos manuseio de alimentos nos supermercados, melhor para todos. Para o varejo, que reduz custos com mão de obra, e para os consumidores, na praticidade e na relação de confiança nos produtos embalados pela indústria – avalia Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Antigamente, a carne chegava aos supermercados somente em carcaças, obrigando os estabelecimentos a manterem salas de cortes para manipulação. Hoje, 70% da carne bovina vendida no autosserviço de Porto Alegre já é embalada – em bandejas porcionadas ou a vácuo. Somente 30% é comercializado em balcões de atendimento. No Interior, o percentual inverte-se, ainda com a preferência pelos tradicionais açougues.

– Mas é uma tendência que ganhará força nos municípios menores também, em pouco tempo – prevê Longo, citando que há uma década o produto embalado representava menos de 10% das vendas de carne bovina nos supermercados da Capital.

A migração do balcão de açougue para os expositores motivou investimentos da indústria. Há dois anos, o Frigorífico Silva, de Santa Maria, inaugurou uma das plantas mais modernas na América Latina voltada ao mercado de carne porcionada – aquela que vem em bandejas. Na unidade, toda automatizada com ajuda de robôs, são processadas cerca de 25 toneladas por dia do alimento moído, cubos, iscas e bifes – de cortes como coxão mole, alcatra e filé mignon.

– O toque humano é o menor possível. A grande vantagem é manter a qualidade da carne fresca, podendo ser consumida em até 15 dias – explica o diretor do frigorífico, Ivon Silva Junior.

Os produtos embalados em atmosfera modificada abastecem 15 redes de supermercados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, esta categoria já representa 15% do faturamento da empresa, que processa em torno de cem toneladas por dia.

– É um caminho sem volta, por questões higiênicas, otimização de processos e de praticidade de consumo. A demanda que se concentrava mais nas grandes redes de varejo começa a crescer nas pequenas também – relata Silva.

No Rio Grande do Sul, além do Frigorífico Silva, a unidade da Marfrig em Bagé, na Campanha, também investe em porções em embalagens. Segundo a empresa, o mercado ganhou força nos últimos 10 anos, quando as pessoas passaram a buscar mais praticidade na alimentação por conta da correria do dia a dia.

Em contrapartida ao crescimento, ainda há uma resistência na cultura do consumidor.

– O comprador gaúcho tradicional ainda prefere ver o corte sendo manuseado em vez de comprá-lo embalado. Mas o modelo é muito interessante e promissor, pois agrega valor ao produto na indústria – avalia Ronei Lauxen, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs).

Outro desafio para o crescimento deste segmento, segundo o dirigente, é o alto investimento necessário por parte dos frigoríficos:

– A tecnologia de embalagens com atmosfera modificada e os processos automatizados ainda são muito caros, o que acaba freando investimentos de indústrias menores – pondera Lauxen.

Aparência influencia na escolha da carne bovina

O crescimento do mercado de carne bovina porcionada está relacionado também à maior valorização da qualidade pelo consumidor – gerada pelo aumento da renda da população na última década.

– Embora a maioria da carne no Brasil ainda seja consumida como commodity, o produto com valor agregado vem ganhando espaço nos últimos anos – avalia o zootecnista Alex Lopes, analista da Scot Consultoria.

E a qualidade precisa estar associada à apresentação visual do produto – a começar pela embalagem.

– A carne porcionada tende a ser mais padronizada, em cortes prontos para o consumo, uma facilidade para as famílias com cada vez menos tempo – acrescenta o analista.

Maior processadora de proteína animal do Brasil, a JBS também vem apostando no mercado de carne fracionada, seja industrializada ou manipulada em açougues de grandes redes de supermercados. O Açougue Nota 10, programa da empresa voltado à capacitação dos estabelecimentos para oferecer o serviço, está presente em 700 pontos de venda com 140 técnicos – por enquanto, nenhum no Rio Grande do Sul.

– Enquanto algumas redes optaram por eliminar o açougue dentro dos supermercados, focando no autosserviço, outras preferem qualificar o serviço dentro de uma tendência de gourmetização do balcão de atendimento – relata Rodrigo Gagliardi, gerente-executivo de vendas da JBS Carnes.

De uma maneira ou outra, o objetivo é um só: tornar a carne bovina atrativa ao consumidor – na bandeja, a vácuo ou no açougue.

Os tipos de embalagens

A vácuo

Na embalagem a vácuo, é extraído o máximo possível de oxigênio. É justamente a ausência do elemento que causa a coloração escura do produto, que retoma a cor vermelha logo após ser colocado em contato com o ambiente natural. Conservada em boas condições, resfriada de 0°C a 7°C, a carne pode ser consumida em até 60 dias.

Atmosfera modificada (bandejas)

É extraído o ar atmosférico da bandeja, injetando uma mistura de gases (80% de oxigênio e 20% de dióxido de carbono), no momento do fechamento. O dióxido inibe o desenvolvimento de bactérias e o oxigênio mantém a coloração vermelha. Tanto a bandeja quanto o filtro plástico têm barreiras contra o ar atmosférico. Resfriada de 0°C a 7°C, a carne pode ser consumida em até 15 dias.

Carne in natura

Os cortes in natura (inteiros ou fracionados), resfriados de a 0°C a 7°C, podem ser consumidos em até três dias. Independentemente do processo – a vácuo, atmosfera modificada ou in natura –, a carne congelada pode ser consumida em até dois anos.

Fonte: Gaucha ZH

Maisnotícias

  • Rebanhos devem manter ganho de peso pós-desmama para puberdade e abate precoces

    Genética | 16 de Abril de 2024
    Foto: Conexão Delta G
    Diretor da Conexão Delta G enumera cuidados com os terneiros nesta fase que incluem sanidade e qualidade do pasto ofertado

    Dentro do sistema pecuário, o outono é uma época do ano de extrema importância, pois é quando se realiza a desmama definitiva dos terneiros, na maioria dos sistemas de produção. Apesar da dife...
  • Estância da Gruta: Pioneiros do Devon embarcam para os Estados Unidos

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Anna Luiza Berchon des Essarts Sampaio
    Uma comissão de pecuaristas brasileiros embarca, neste final de semana, para os Estados Unidos em um roteiro por criatórios da raça Devon. A agenda, que visitará 11 propriedades na Costa Leste, integra o Congresso Mundial de Devon 2024, que ocorre de 19 de abril a 03 de maio. Entre os gaúchos, está a pecuarista Ann...
  • ANCP anuncia nova estrutura de governança e gestão

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
    Objetivo é fortalecer o compromisso com o associado e impulsionar a excelência no melhoramento genético

    A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em sua missão de aprimorar a cadeia de valor da pecuária, implementa mais uma transformação significativa em sua estrutura de governança e gestão, vi...
  • Trajano Silva Remates: Preços na pecuária ainda estão aquém do esperado para a temporada gaúcha

    Informação, Mercado | 16 de Abril de 2024
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Na avaliação da Trajano Silva Remate, a expectativa era de uma valorização maior do que os preços praticados até o momento

    O mercado pecuário no Rio Grande do Sul ainda está com preços abaixo do que deveriam estar. A avaliação é do leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. Às portas da temp...
  • ARCO: Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Lorena Garcia
    Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração

    Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos faz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais