Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 20/09/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Informação | 09 de Julho de 2018

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Foto: Divulgação/Assessoria

O programa revolucionou o progresso genético em rebanhos de todo o mundo

O mês de julho de 2018 traz um momento marcante para a ABS: a comemoração dos 50 anos do GMS (Genetic Management System), o programa de acasalamentos que revolucionou a forma como a indicação genética é trabalhada. Com mais de 100 milhões de animais avaliados, a relevância do sistema é indiscutível.

Tudo começou em 1968, quando o Dr. Bob Walton, criador do programa, se tornou o primeiro geneticista do setor. Contratado para desenvolver o programa genético da ABS, Bob começou a partir da análise das filhas dos melhores touros dos Estados Unidos, e compilou o que viria a ser a base de dados que alimenta o GMS até hoje.

“A partir dos dados que colhi, começamos a selecionar os melhores acasalamentos, com base nas características mais desejáveis dos touros que se destacavam na época. Não tínhamos computadores, então tudo era feito manualmente, com papel e caneta”, relembra o doutor.

Foi assim que o GMS deu os primeiros passos no sentido de aperfeiçoar o progresso genético e simplificar o processo de criação de gado. Desde a sua criação, o programa já passou por inúmeras atualizações que multiplicaram as opções disponíveis para os clientes ABS.

“Antes do GMS, observar a produção era a única forma de avaliar o melhoramento das vacas. A partir do sistema, passamos a entender como elas melhoram a sua conformação. O GMS teve um grande impacto na ABS enquanto empresa, e é usado hoje em mais de 50 países”, conta a gerente do GMS, Emily Novinskie.

Ao longo dos anos, foram feitas mudanças no programa para garantir que ele está sempre adequado às últimas tecnologias do setor. “Isso mostra aos nossos clientes que estamos valorizando a evolução dessas tecnologias e os valorizando enquanto clientes e criadores”, explica ela.

Atualmente, o GMS é o programa que processou o maior número de recomendações de acasalamentos do mercado. Com as suas opções de personalização, ele pode ser adequado à produção de cada cliente, trabalhando a genética da forma mais eficiente e eficaz possível, para atender às mais diversas necessidades.

O GMS pode ser usado, por exemplo, como uma ferramenta para aumentar a produção de leite, proteger a saúde do rebanho, ou mesmo melhorar a conformação do animal. Além disso, com a implantação do GMS 2.0, em 2016, o programa cresceu e diversificou ainda mais o seu leque de funcionalidades.

O sistema tornou-se, assim, uma referência na proteção contra a consanguinidade, recessivos e haplótipos e ainda promove a facilidade do parto de novilhas.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • Programa Touro Positivo entrega reprodutores dia 29 na Feapec

    Genética, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pequenos e médios produtores de Cachoeira do Sul podem se inscrever até o próximo dia 26 para receber reprodutores desenvolvidos por meio do programa de melhoramento genético Touro Positivo, uma realização do Núcleo Centro Angus e da Emater-RS/Ascar com o apoio do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurai...
  • Notícias do Montana: vem aí o 20º Leilão Montana RS

    Genética, Leilões | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Leilão Montana RS comemora 20 anos com oferta de touros e novilhas de genética superior, em Pelotas (RS) A Granja Santo Antônio, de Adolfo A. Fetter Junior, e a Estância da Gruta, de Anna Luiza Sampaio Quinto Di Cameli, criadores da raça Montana no Rio Grande do Sul, promovem a 20ª edição do Leilão Montana RS, ...
  • ANGUS: Teste de Eficiência Alimentar garantirá lucratividade na produção

    Genética, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Leticia Szczesny
    Faltando 20 dias para divulgação dos resultados do Teste de Eficiência Alimentar Angus, os criadores dos animais que integram a prova conferiram de perto a metodologia que avaliará o Consumo Alimentar Residual (CAR) dos exemplares. Durante o dia de campo na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal d...
  • MAPA: Volume exportado de carne bovina in natura é recorde para agosto

    Carne, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Imagens da Internet
    Além de soja, especialmente em grão, também o segmento de celulose vem se destacando nos resultados do acumulado no ano

    Brasília (14/09/2018) - A quantidade de carne bovina in natura comercializada no exterior apresentou recorde mensal no resultado de agosto, com 144,42 mil toneladas negociadas, aumento de 17,6%, e d...
  • Mãe Rainha e Meia Lua fazem R$ 14.3 mil para touros Hereford e R$ 12.1 mil para Braford

    Genética, Informação, Leilões, Mercado | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Alexandre Teixeira
    Tradicional remate abasteceu mercado de touros na região da serrana de SC

    Em uma das principais ofertas de Hereford e Braford de Santa Catarina, o Leilão Mãe Rainha e Meia Lua cumpriu a sua 8ª edição na tarde de 15 de setembro, no Parque de Exposições de Lages, na região Serrana do Estado. O remate teve oferta de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais