Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 17/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Informação | 09 de Julho de 2018

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Foto: Divulgação/Assessoria

O programa revolucionou o progresso genético em rebanhos de todo o mundo

O mês de julho de 2018 traz um momento marcante para a ABS: a comemoração dos 50 anos do GMS (Genetic Management System), o programa de acasalamentos que revolucionou a forma como a indicação genética é trabalhada. Com mais de 100 milhões de animais avaliados, a relevância do sistema é indiscutível.

Tudo começou em 1968, quando o Dr. Bob Walton, criador do programa, se tornou o primeiro geneticista do setor. Contratado para desenvolver o programa genético da ABS, Bob começou a partir da análise das filhas dos melhores touros dos Estados Unidos, e compilou o que viria a ser a base de dados que alimenta o GMS até hoje.

“A partir dos dados que colhi, começamos a selecionar os melhores acasalamentos, com base nas características mais desejáveis dos touros que se destacavam na época. Não tínhamos computadores, então tudo era feito manualmente, com papel e caneta”, relembra o doutor.

Foi assim que o GMS deu os primeiros passos no sentido de aperfeiçoar o progresso genético e simplificar o processo de criação de gado. Desde a sua criação, o programa já passou por inúmeras atualizações que multiplicaram as opções disponíveis para os clientes ABS.

“Antes do GMS, observar a produção era a única forma de avaliar o melhoramento das vacas. A partir do sistema, passamos a entender como elas melhoram a sua conformação. O GMS teve um grande impacto na ABS enquanto empresa, e é usado hoje em mais de 50 países”, conta a gerente do GMS, Emily Novinskie.

Ao longo dos anos, foram feitas mudanças no programa para garantir que ele está sempre adequado às últimas tecnologias do setor. “Isso mostra aos nossos clientes que estamos valorizando a evolução dessas tecnologias e os valorizando enquanto clientes e criadores”, explica ela.

Atualmente, o GMS é o programa que processou o maior número de recomendações de acasalamentos do mercado. Com as suas opções de personalização, ele pode ser adequado à produção de cada cliente, trabalhando a genética da forma mais eficiente e eficaz possível, para atender às mais diversas necessidades.

O GMS pode ser usado, por exemplo, como uma ferramenta para aumentar a produção de leite, proteger a saúde do rebanho, ou mesmo melhorar a conformação do animal. Além disso, com a implantação do GMS 2.0, em 2016, o programa cresceu e diversificou ainda mais o seu leque de funcionalidades.

O sistema tornou-se, assim, uma referência na proteção contra a consanguinidade, recessivos e haplótipos e ainda promove a facilidade do parto de novilhas.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • SAV AMERICA: o touro Angus de 1,5 milhão de dólares

    Informação | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    No leilão 2019, a SAV alcançou media de 15 mil dólares para 414 touros Angus

    Outro recorde mundial foi estabelecido pela Schaff Angus Valley (SAV) com um touro produzido no rancho, chamado America, vendido por um recorde
    de USD 1,51 milhão nos Estados Unidos. 

    Na venda anual de produção da SAV, realizada na fazenda ...
  • Uruguai: Cazaquistão busca a importação de 100 mil bovinos em pé

    Carne, Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Tardaguila Agromercados
    Representantes de Kazajistán vendrán a Uruguay y buscan comprar 100 mil vacunos en pie La Sociedad de Criadores de Aberdeen Angus trabaja por estas horas en diversos temas que hacen a la organización del Secretariado Mundial de Angus, que tendrá lugar en Uruguay en el próximo mes de marzo. Al mismo se han inscript...
  • Uruguai: primeiros embarques de carne fresca para o Japão

    Carne, Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Tardaguila Agromercados
    Salen los primeros embarques de carne fresca para Japón
    Los primeros embarques de carne fresca para el mercado de Japón están saliendo en las próximas horas. Las solicitudes de exportación de Aduanas dan cuenta de 6.453 kilos de tres empresas (Ontilcor, Las Piedras y Carrasco), con una variada gama de cortes y trim...
  • Exportações de carne bovina caem em janeiro, Rússia retoma compras

    Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: CarneTec
    As exportações de carne bovina brasileira tiveram queda de 0,19% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, em parte devido à queda nas compras da China por intermédio de Hong Kong, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na segunda-feira (11). O volume de vendas externas fi...
  • Touros da Conexão Delta G são destaques de desempenho em centrais

    Genética, Informação | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    Animais das raças Hereford e Braford de associados da entidade conquistam o gosto dos produtores pelos seus resultados Cada vez mais a exigência das centrais de inseminação por touros comprovados aumenta. Neste sentido os animais ofertados pelos associados da Conexão Delta G tem se destacado nas baterias das mais d...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais