Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/11/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Informação | 09 de Julho de 2018

ABS comemora 50 anos do programa GMS

Foto: Divulgação/Assessoria

O programa revolucionou o progresso genético em rebanhos de todo o mundo

O mês de julho de 2018 traz um momento marcante para a ABS: a comemoração dos 50 anos do GMS (Genetic Management System), o programa de acasalamentos que revolucionou a forma como a indicação genética é trabalhada. Com mais de 100 milhões de animais avaliados, a relevância do sistema é indiscutível.

Tudo começou em 1968, quando o Dr. Bob Walton, criador do programa, se tornou o primeiro geneticista do setor. Contratado para desenvolver o programa genético da ABS, Bob começou a partir da análise das filhas dos melhores touros dos Estados Unidos, e compilou o que viria a ser a base de dados que alimenta o GMS até hoje.

“A partir dos dados que colhi, começamos a selecionar os melhores acasalamentos, com base nas características mais desejáveis dos touros que se destacavam na época. Não tínhamos computadores, então tudo era feito manualmente, com papel e caneta”, relembra o doutor.

Foi assim que o GMS deu os primeiros passos no sentido de aperfeiçoar o progresso genético e simplificar o processo de criação de gado. Desde a sua criação, o programa já passou por inúmeras atualizações que multiplicaram as opções disponíveis para os clientes ABS.

“Antes do GMS, observar a produção era a única forma de avaliar o melhoramento das vacas. A partir do sistema, passamos a entender como elas melhoram a sua conformação. O GMS teve um grande impacto na ABS enquanto empresa, e é usado hoje em mais de 50 países”, conta a gerente do GMS, Emily Novinskie.

Ao longo dos anos, foram feitas mudanças no programa para garantir que ele está sempre adequado às últimas tecnologias do setor. “Isso mostra aos nossos clientes que estamos valorizando a evolução dessas tecnologias e os valorizando enquanto clientes e criadores”, explica ela.

Atualmente, o GMS é o programa que processou o maior número de recomendações de acasalamentos do mercado. Com as suas opções de personalização, ele pode ser adequado à produção de cada cliente, trabalhando a genética da forma mais eficiente e eficaz possível, para atender às mais diversas necessidades.

O GMS pode ser usado, por exemplo, como uma ferramenta para aumentar a produção de leite, proteger a saúde do rebanho, ou mesmo melhorar a conformação do animal. Além disso, com a implantação do GMS 2.0, em 2016, o programa cresceu e diversificou ainda mais o seu leque de funcionalidades.

O sistema tornou-se, assim, uma referência na proteção contra a consanguinidade, recessivos e haplótipos e ainda promove a facilidade do parto de novilhas.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • Exportações de carne bovina sobem 10% no ano até outubro

    Informação | 18 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os embarques de carne bovina brasileira para o exterior aumentaram 10% de janeiro a outubro, na comparação com igual período de 2017, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) nesta semana. O Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de carne bovina nos dez primeiros meses do ano. Em receita, ess...
  • Porto Alegre inaugura restaurante exclusivo de Carne Certificada Hereford

    Carne, Mercado | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    A capital gaúcha conta agora com novo espaço gastronômico que serve 100% Carne Certificada Hereford. Nesta terça-feira, dia 13, aconteceu o lançamento exclusivo da Parrillaria Los Cinco para a imprensa. A casa que conta com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e parceria com o Frigorífico...
  • Oficinas de churrasco: não basta comer, tem que saber assar

    Carne | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Beta Iribarrem
    Público da Capital interessado em comandar refeições entre amigos busca mestres assadores para aprender os segredos do típico prato gaúcho
    Para evoluir da condição de apreciador para assador de churrasco, os porto-alegrenses estão marcando presença em oficinas onde os segredos do prato-símbolo da gastronomia g...
  • Frigorífico El’Golli e ABHB recebem visita técnica anual da CNA

    Informação | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A equipe do Programa Carne Pampa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) acompanhou na última segunda-feira, dia 12, o processo de acreditação do protocolo da Carne Certificada Hereford em plantas frigoríficas. A inspeção técnica, feita anualmente pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecu...
  • Inseminação: Enorme potencial para crescer (Entrevista com Pietro Baruselli, USP)

    Informação | 14 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O mercado brasileiro de sêmen bovino pode dobrar de tamanho na próxima década. A opinião é de um dos maiores especialistas do país em inseminação artificial, o professor Pietro Baruselli, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O otimismo decorre do crescim...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais