Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/08/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia

Genética, Informação, Mercado | 07 de Agosto de 2018

Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia

Foto: Revista Veterinaria

Produtores brasileiros já têm autorização para venda ao Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, Colômbia e Equador

O Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia. Nesta terça-feira (07), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado oficial que viabiliza o início dos embarques para o país. O Departament of Animal Husbanfry, Dairying & Fisheries of Ministry of Agriculture and Farmers (DAHD/MAFW) indiano, aprovou o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) elaborado pelo Departamento de Saúde Animal do ministério (DSA/Mapa). Os embriões, a exemplo do sêmen, são armazenados em paletas ou ampolas, contendo em cada unidade embriões de uma única origem (fêmea), conservados normalmente em nitrogênio líquido. A exportação é feita por via aérea.

A autorização do Serviço Veterinário Indiano para a importação do material genético bovino do Brasil, demonstra o reconhecimento internacional das condições sanitárias dos rebanhos brasileiros além da credibilidade da certificação veterinária, considerou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

O diretor lembra que a Índia sempre foi fornecedor histórico de material genético zebuíno ao Brasil. A negociação sanitária avançou durante a 84ª Expozebu, em Uberaba (MG). Na exposição, foram realizadas rodadas de negociação com nove países interessados em importar material genético e animais de reprodução do Brasil. No final do evento foram firmados protocolos sanitários.

A Índia é o país onde surgiu o gado Zebu, mas o melhoramento genético realizado no gado zebuíno brasileiro trouxe resultados em ganhos de produtividade, o que o tornou atraente a produtores indianos.

Protocolos

Em relação à exportação de embriões bovinos “in vitro”, desde agosto de 2016, vêm sendo assinados protocolos sanitários com diferentes países. Atualmente, produtores brasileiros podem vender esses embriões ao Paraguai, à Bolívia, ao Uruguai, à Argentina, a Colômbia e ao Equador.

A produção in vitro de embriões (PIVE) é uma ferramenta utilizada para aumentar a produtividade, por possibilitar a multiplicação rápida e o aumento do número de descendentes oriundos de animais melhoradores de plantéis. Inicialmente, essa técnica era aplicada no Brasil apenas para fins de pesquisa, mas, na última década, passou a ser utilizada em larga escala para a multiplicação comercial, tornando o país o maior produtor mundial e de referência no uso de PIVE em bovinos.

Fonte: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

Maisnotícias

  • MPF emite parecer favorável às exportações de animais vivos

    Informação, Mercado | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Imagens da Internet
    A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, emitiu nesta terça-feira (14) parecer favorável ao transporte e às exportações de animais vivos na ação da CNA. Esse posicionamento beneficia o setor produtivo e ratifica a posição da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de que a exportação ...
  • Desfile de touros ABS reúne maior público da história e impressiona participantes

    Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Com 36 reprodutores em pista, empresa atrai 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores Mais de 800 pessoas, entre técnicos, profissionais do setor e criadores de várias partes do país, acompanharam nesta segunda-feira (20) o Desfile de Touros da ABS. Foi o maior público da história do evento.

    "...
  • Uruguai: Expo Prado terá 1.275 reprodutores em pistas

    Exposição, Genética, Informação | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Serán 609 bovinos, 352 ovinos, 274 equinos, 26 suinos y 14 caprinos que estarán entre el 5 y el 16 de septiembre.

    Con prácticamente la misma cantidad de reproductores de todas las especies (sólo 32 menos) que el año pasado, entre el 5 y el 16 de septiembre, se realizará la edición 2018 de la Expo Prado. Los bovino...
  • ANGUS: Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente

    Carne, Genética | 20 de Agosto de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    Assado do Bem reúne juventude do campo em ação beneficente Representantes dos Núcleos Jovens de diferentes raças realizarão um grande evento beneficente no primeiro sábado (25/08) da Expointer 2018, a partir das 18h30min, na Pista do Gado Leiteiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). É o Assad...
  • Expogenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

    Exposição, Informação | 18 de Agosto de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Foi aberta na manhã deste sábado (18) a ExpoGenética 2018. A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio, criadores e técnicos do setor. Durante uma semana, o Parque Fernando Costa se transforma em palco para discussões sobre o presente e o futuro do melhoramento genético das raças zebuí...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais