Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/03/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia

Genética, Informação, Mercado | 07 de Agosto de 2018

Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia

Foto: Revista Veterinaria

Produtores brasileiros já têm autorização para venda ao Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, Colômbia e Equador

O Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia. Nesta terça-feira (07), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado oficial que viabiliza o início dos embarques para o país. O Departament of Animal Husbanfry, Dairying & Fisheries of Ministry of Agriculture and Farmers (DAHD/MAFW) indiano, aprovou o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) elaborado pelo Departamento de Saúde Animal do ministério (DSA/Mapa). Os embriões, a exemplo do sêmen, são armazenados em paletas ou ampolas, contendo em cada unidade embriões de uma única origem (fêmea), conservados normalmente em nitrogênio líquido. A exportação é feita por via aérea.

A autorização do Serviço Veterinário Indiano para a importação do material genético bovino do Brasil, demonstra o reconhecimento internacional das condições sanitárias dos rebanhos brasileiros além da credibilidade da certificação veterinária, considerou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

O diretor lembra que a Índia sempre foi fornecedor histórico de material genético zebuíno ao Brasil. A negociação sanitária avançou durante a 84ª Expozebu, em Uberaba (MG). Na exposição, foram realizadas rodadas de negociação com nove países interessados em importar material genético e animais de reprodução do Brasil. No final do evento foram firmados protocolos sanitários.

A Índia é o país onde surgiu o gado Zebu, mas o melhoramento genético realizado no gado zebuíno brasileiro trouxe resultados em ganhos de produtividade, o que o tornou atraente a produtores indianos.

Protocolos

Em relação à exportação de embriões bovinos “in vitro”, desde agosto de 2016, vêm sendo assinados protocolos sanitários com diferentes países. Atualmente, produtores brasileiros podem vender esses embriões ao Paraguai, à Bolívia, ao Uruguai, à Argentina, a Colômbia e ao Equador.

A produção in vitro de embriões (PIVE) é uma ferramenta utilizada para aumentar a produtividade, por possibilitar a multiplicação rápida e o aumento do número de descendentes oriundos de animais melhoradores de plantéis. Inicialmente, essa técnica era aplicada no Brasil apenas para fins de pesquisa, mas, na última década, passou a ser utilizada em larga escala para a multiplicação comercial, tornando o país o maior produtor mundial e de referência no uso de PIVE em bovinos.

Fonte: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

Maisnotícias

  • Céu de brigadeiro para a terneirada

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha Os analistas de mercado se debruçam sobre séries históricas de preços, estoque, abates, mercado futuro, mercado de grãos, precipitação, cenários políticos e econômicos nacional e internacional para traçar tendências de preço para o...
  • Select Sires instala-se na Argentina

    Genética, Informação, Mercado | 14 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    El desembarco de un gigante: Select Sires se instala en Argentina Luego de ser representada por Reproductores SRL por más de 40 años, la cooperativa americana Select Sires Inc. toma el testimonio y se instala en la Argentina, en forma directa con una subsidiaria. De esta manera, la nueva empresa, denominada Select Si...
  • Gabriela Giacomini - Há 12 anos, zootecnista lidera Programa Montana

    Genética, Informação | 14 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Há 12 anos, um dos empreendimentos vanguardistas do Brasil que busca o melhor em tecnologia para a pecuária brasileira conta com uma zootecnista à frente da instituição. Gabriela Giacomini é gerente de operações do Programa Montana, de São José do Rio Preto (SP), que tem como foco a produção de bovinos compos...
  • Carne Angus: Marfrig expande programa focado na raça Angus

    Carne, Informação | 13 de Março de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina, por meio da operação América do Sul, irá ampliar sua participação no mercado de cortes Angus. Além de manter a ação nos quatro estados brasileiros onde já realiza abates certificados - São Paulo (Promissão), Goiás (Mineiros), Mato G...
  • Top 100 "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil" - Edição 2019

    Genética, Informação, Mercado, TOP 100 2019 | 13 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Está iniciando a edição 2019 do levantamento Top 100 - "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil". Contamos com a sua participação nos informando os dados de comercialização de reprodutores de sua fazenda em 2018.

    O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” em 2019 é uma realizaçã...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais