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Boutiques de carne aproximam produtor e consumidor

Carne, Informação | 09 de Agosto de 2018
Lojas se especializam a partir de relação com as associações de raça e pecuaristas

Boutiques de carne estão criando uma relação mais próxima com os produtores e todo o conhecimento adquirido nas propriedades serve como argumento para conquistar o consumidor. A proposta é oferecer mais do que um corte de qualidade.

Conhecendo a origem do produto – alguns atuando na pecuária e no varejo –, proprietários dessas lojas especializadas atuam como embaixadores das associações de raça de origem europeia, que veem na iniciativa uma forma de aproximação com seu público.

– Além de difundirem as raças, fazem um elo entre o campo e a cidade. É uma oportunidade de mostrar ao consumidor os cuidados desde o produtor, que envia carne de qualidade para o frigorífico, que destina o lote diferencial para as boutiques – detalha Fabiana Freitas, gerente do programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Segundo a executiva, o varejo exclusivo da raça também torna o produto certificado cada vez mais conhecido.

– Hoje, a carne angus tem certa visibilidade, mas é importante o consumidor ter uma relação mais próxima com o vendedor. Essa conexão cria uma confiança maior e fideliza o cliente – afirma José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA).

Próximos das fazendas

Consumidores mais exigentes, seja por maior poder aquisitivo e/ou informações mais acessíveis, não se satisfazem apenas em comprar uma carne macia, saborosa e de qualidade. Os questionamentos vão desde raça, origem, tratamento dos animais nas propriedades e no transporte, idade de abate.

E é justamente por dominarem o sistema produtivo desde o manejo na propriedade que alguns estabelecimentos se diferenciam.

Na La Carne, de Porto Alegre, os cortes de carne angus e wagyu são provenientes de um único local: a Fazenda Recreio (MS). A relação é direta entre a propriedade com a boutique: um dos sócios é o dono da fazenda, o que assegura exclusividade.

– Temos como vantagem o padrão da carne, justamente por trabalharmos a origem – explica Camilo Seidl, gerente-geral e sócio da empresa.

Conhecer boa parte dos pecuaristas que fornecem a carne hereford para a Pampas Prime é motivo de orgulho do proprietário Volmir Carboni. Também localizada na Capital, a boutique oferece outros produtos, sendo 90% de origem gaúcha, como vinhos, azeites e queijos. Na carne, Carboni demonstra que é exigente com o que vende.

– Não compro gado, mas já indiquei ao frigorífico que negociasse a compra de determinado pecuarista – conta o empresário.

Fonte: Gaucha ZH

 

Boutiques de carne aproximam produtor e consumidor

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Boutiques de carne aproximam produtor e consumidor

Foto: Gaucha ZH