Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 20/09/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

EMBRAPA: A genômica na rotina dos pecuaristas

Genética, Informação | 10 de Setembro de 2018

EMBRAPA: A genômica na rotina dos pecuaristas

Foto: Embrapa

Técnicas são aplicadas de acordo com os objetivos da propriedade

O produtor de pecuária de corte Silvio Pires de Inocência (MS) utiliza touros melhoradores, transferência de embrião e inseminação artificial por tempo fixo (IATF) para aumentar a produtividade de seu rebanho. Na fazenda, o rebanho é comercial e o ciclo, completo. Assim como Pires outros tantos pecuaristas brasileiros combinam biotecnologias reprodutivas com genômica animal na rotina de suas propriedades rurais.

Isso é o que nota o pesquisador brasileiro Laércio Ribeiro Porto-Neto, há 11 anos atuando na CSIRO Agriculture & Food, entidade de pesquisa australiana, que divide essa aplicabilidade em baixa, média e alta tecnologia. A adoção de DEP (Diferença Esperada na Progênie) genômica com touros melhoradores ou com inseminação artificial (IA), por exemplo, é enquadrada como baixa.

“Um núcleo de touros melhoradores, genotipados, torna-se referência para um grupo de multiplicadores e, posteriormente, um rebanho comercial. Utilizando um animal melhorador você amplia o resultado. É simples, use o touro certo”. Para eficiência reprodutiva é possível intervir também na taxa de desmama e no peso do bezerro ao desmame na produção.

Como técnicas consideradas média estão o uso de DEP genômica com IATF ou com fertilização in vitro (FIV). Já a alta tecnologia envolve a edição genômica com clonagem ou com FIV. Segundo ele, a baixa e média têm alta penetração e melhoram o rebanho, estão próximas ou prontas para aplicação. As de alta têm baixa penetração e geram animais melhorados, com a grande maioria em desenvolvimento. “Sendo ainda preciso aperfeiçoar as técnicas, identificar as mutações causais uteis para o melhoramento animal. Precisamos saber exatamente e, assim, regulamentar”, afirma.

Porto-Neto reforça que para as condições brasileiras, com altos índices de inseminação por touro, animais a pasto, o melhoramento passa pela aplicação de baixas e médias e eficientes tecnologias. Ele sugere que o produtor observe o que está disponível e pondere a adequação (ou não) ao seu sistema produtivo e realidade.

A dica é seguida por Pires, que enxerga a genômica de alto nível ainda distante de seu cotidiano, mas altamente necessária para o futuro. Para o pecuarista, a adoção passa por ajustes em toda propriedade, “pois a expressão do potencial genético só será percebida se o ambiente estiver preparado para isso”. É o que ele busca e isso inclui capacitação. Pires participou da edição 2018 do Repgen – Reprodução e Genômica, em Campo Grande (MS), onde o cientista Porto-Neto palestrou.

Repgen
Uma das coordenadoras do evento, a geneticista da Embrapa Fabiane Siqueira comenta que o tema genômica este ano despertou mais interesse do público, em relação ao ano passado. A média de 120 participantes permaneceu durante os dois dias de evento. “A genômica é complexa, mas o interesse cresce à medida que os produtores partilham suas experiencias positivas com a tecnologia. Não tem necessidade de o produtor entender de estatística ou métodos, mas compreender o que é a ferramenta que escolheu, como usá-la (na prática) e qual o resultado”.

A equipe da Embrapa – Unidades Gado de Corte, Pecuária Sudeste, Gado de Leite e Recursos Genéticos e Biotecnologia está a preparar um projeto relacionado à edição gênica, assim como, uma possível parceria com a CSIRO Agriculture & Food, por meio de Porto-Neto. Siqueira ressalta que a genômica é uma ferramenta sem volta e os programas de melhoramento precisam inserir-se nesse contexto. Porto-Neto completa que somente com parceria e compartilhamento de dados se tem êxito.

Fonte: EMBRAPA

Maisnotícias

  • Programa Touro Positivo entrega reprodutores dia 29 na Feapec

    Genética, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pequenos e médios produtores de Cachoeira do Sul podem se inscrever até o próximo dia 26 para receber reprodutores desenvolvidos por meio do programa de melhoramento genético Touro Positivo, uma realização do Núcleo Centro Angus e da Emater-RS/Ascar com o apoio do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurai...
  • Notícias do Montana: vem aí o 20º Leilão Montana RS

    Genética, Leilões | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Leilão Montana RS comemora 20 anos com oferta de touros e novilhas de genética superior, em Pelotas (RS) A Granja Santo Antônio, de Adolfo A. Fetter Junior, e a Estância da Gruta, de Anna Luiza Sampaio Quinto Di Cameli, criadores da raça Montana no Rio Grande do Sul, promovem a 20ª edição do Leilão Montana RS, ...
  • ANGUS: Teste de Eficiência Alimentar garantirá lucratividade na produção

    Genética, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Leticia Szczesny
    Faltando 20 dias para divulgação dos resultados do Teste de Eficiência Alimentar Angus, os criadores dos animais que integram a prova conferiram de perto a metodologia que avaliará o Consumo Alimentar Residual (CAR) dos exemplares. Durante o dia de campo na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal d...
  • MAPA: Volume exportado de carne bovina in natura é recorde para agosto

    Carne, Informação | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Imagens da Internet
    Além de soja, especialmente em grão, também o segmento de celulose vem se destacando nos resultados do acumulado no ano

    Brasília (14/09/2018) - A quantidade de carne bovina in natura comercializada no exterior apresentou recorde mensal no resultado de agosto, com 144,42 mil toneladas negociadas, aumento de 17,6%, e d...
  • Mãe Rainha e Meia Lua fazem R$ 14.3 mil para touros Hereford e R$ 12.1 mil para Braford

    Genética, Informação, Leilões, Mercado | 18 de Setembro de 2018
    Foto: Alexandre Teixeira
    Tradicional remate abasteceu mercado de touros na região da serrana de SC

    Em uma das principais ofertas de Hereford e Braford de Santa Catarina, o Leilão Mãe Rainha e Meia Lua cumpriu a sua 8ª edição na tarde de 15 de setembro, no Parque de Exposições de Lages, na região Serrana do Estado. O remate teve oferta de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais