Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/04/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Carta aberta da raça Nelore aos novos governantes

Genética, Informação, Mercado | 05 de Novembro de 2018

Carta aberta da raça nelore aos novos governantes

Foto: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e as centenas de milhares de criadores da raça espalhados pelo país estão confiantes nos governantes eleitos e esperam que eles saibam valorizar o agronegócio nacional, segmento responsável por mais de R$ 1,5 bilhão em negócios por ano – equivalente a um quarto do PIB nacional. Em especial, depositamos nossa confiança no presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A pecuária é a única atividade presente em todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. E a raça nelore representa mais de 80% do rebanho bovino do país. Dessa forma, nós, neloristas, conhecemos muito bem os desafios da produção de alimentos.

Jamais fugimos à luta, mas, neste momento, renovamos nossas esperanças. Não queremos vantagens, pedimos apenas atenção ao campo.

Em 2018, estamos colocando nas mesas do Brasil e do mundo mais de 9,5 milhões de toneladas de carne bovina. O nelore participa quase que integralmente desse resultado, pois se a carne não é produzida somente com genética nelore, é de nelore cruzado com outra raça.

Desse total, cerca de 1,5 milhão de toneladas são exportadas para mais de 150 países, contribuindo com US$ 7 bilhões para a balança comercial.

Porém, para produzir e gerar riquezas, é preciso cuidar muito bem da base da cadeia produtiva.

Nós, pecuaristas, precisamos de crédito para continuar investindo em melhoramento genético, na recuperação de pastagens, no controle sanitário, no bem-estar dos rebanhos e na preservação do meio ambiente.

A melhoria da qualidade e os ganhos de produtividade da agropecuária, observados nos últimos anos, evidenciam nossa aptidão para a constante incorporação de tecnologia na atividade. Nesse sentido, solicitamos especial atenção à Embrapa e aos órgãos de extensão rural oficiais.

A preservação do direito de propriedade é fundamental para que os investimentos sejam feitos. A segurança no campo precisa ser reforçada para que nós e nossos colaboradores possamos trabalhar com tranquilidade.

O Brasil pode contar com a pecuária e com a raça nelore. Os números provam que cumprimos a nossa parte com determinação. É a hora de contarmos com o Brasil.

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
Fonte: Carne Tec

Maisnotícias

  • Frigorífico Silva estreita relação com pecuaristas gaúchos

    Carne, Informação, Mercado | 17 de Abril de 2019
    Foto: Frigorífico Silva
    Em reunião na indústria, produtores de gado de corte conversaram com a diretoria e debateram questões de mercado Com o objetivo de valorizar a carne gaúcha de alta qualidade, o Frigorífico Silva realizou na última sexta-feira (12) o 1º encontro de produtores de carne de qualidade. Além de mostrar em números o c...
  • Angus: Inscrições para a Expoutono de Uruguaiana vão até 20 de abril

    Exposição, Genética, Informação | 17 de Abril de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    A Expoutono de Uruguaiana, uma das principais exposições da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, está com as inscrições abertas até o dia 20 de abril (sábado). O evento, que reúne animais dos criatórios mais tradicionais da Angus no Estado, ocorre entre os dias 24 e 26 de abril no Parque Agrícola e Pastoril mu...
  • Charolês e Embrapa divulgam a programação do dia de campo da 2ª PAC/CAR

    Informação | 16 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Criadores de Charolês e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram a programação do dia de campo da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolesa. O evento está marcado para o dia 25 de abril, quinta-feira na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé...
  • Angus: Casa Branca e São Marco vencem na Expolondrina

    Exposição, Informação | 15 de Abril de 2019
    Foto: Devanir Parra
    A Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), conquistou o título inédito de Grande Campeão da raça Angus, na sexta-feira (12/04), no julgamento, que ocorreu na pista Central, na Expolondrina. O touro PWM Temp TEICB2005 Candelero, box 47, de Paulo de Castro Marques, já havia recebido o título de reservado no ...
  • Fiscais agropecuários farão treinamento em boas práticas e bem estar animal

    Geral, Informação | 12 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os fiscais agropecuários que atuam no Rio Grande do Sul podem se inscrever para treinamento gratuito com foco em boas práticas e bem estar animal. A capacitação, promovida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ocorre de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais