Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/11/2018

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Carta aberta da raça Nelore aos novos governantes

Genética, Informação, Mercado | 05 de Novembro de 2018

Carta aberta da raça nelore aos novos governantes

Foto: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e as centenas de milhares de criadores da raça espalhados pelo país estão confiantes nos governantes eleitos e esperam que eles saibam valorizar o agronegócio nacional, segmento responsável por mais de R$ 1,5 bilhão em negócios por ano – equivalente a um quarto do PIB nacional. Em especial, depositamos nossa confiança no presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A pecuária é a única atividade presente em todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. E a raça nelore representa mais de 80% do rebanho bovino do país. Dessa forma, nós, neloristas, conhecemos muito bem os desafios da produção de alimentos.

Jamais fugimos à luta, mas, neste momento, renovamos nossas esperanças. Não queremos vantagens, pedimos apenas atenção ao campo.

Em 2018, estamos colocando nas mesas do Brasil e do mundo mais de 9,5 milhões de toneladas de carne bovina. O nelore participa quase que integralmente desse resultado, pois se a carne não é produzida somente com genética nelore, é de nelore cruzado com outra raça.

Desse total, cerca de 1,5 milhão de toneladas são exportadas para mais de 150 países, contribuindo com US$ 7 bilhões para a balança comercial.

Porém, para produzir e gerar riquezas, é preciso cuidar muito bem da base da cadeia produtiva.

Nós, pecuaristas, precisamos de crédito para continuar investindo em melhoramento genético, na recuperação de pastagens, no controle sanitário, no bem-estar dos rebanhos e na preservação do meio ambiente.

A melhoria da qualidade e os ganhos de produtividade da agropecuária, observados nos últimos anos, evidenciam nossa aptidão para a constante incorporação de tecnologia na atividade. Nesse sentido, solicitamos especial atenção à Embrapa e aos órgãos de extensão rural oficiais.

A preservação do direito de propriedade é fundamental para que os investimentos sejam feitos. A segurança no campo precisa ser reforçada para que nós e nossos colaboradores possamos trabalhar com tranquilidade.

O Brasil pode contar com a pecuária e com a raça nelore. Os números provam que cumprimos a nossa parte com determinação. É a hora de contarmos com o Brasil.

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
Fonte: Carne Tec

Maisnotícias

  • Exportações de carne bovina sobem 10% no ano até outubro

    Informação | 18 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os embarques de carne bovina brasileira para o exterior aumentaram 10% de janeiro a outubro, na comparação com igual período de 2017, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) nesta semana. O Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de carne bovina nos dez primeiros meses do ano. Em receita, ess...
  • Porto Alegre inaugura restaurante exclusivo de Carne Certificada Hereford

    Carne, Mercado | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    A capital gaúcha conta agora com novo espaço gastronômico que serve 100% Carne Certificada Hereford. Nesta terça-feira, dia 13, aconteceu o lançamento exclusivo da Parrillaria Los Cinco para a imprensa. A casa que conta com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e parceria com o Frigorífico...
  • Oficinas de churrasco: não basta comer, tem que saber assar

    Carne | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Beta Iribarrem
    Público da Capital interessado em comandar refeições entre amigos busca mestres assadores para aprender os segredos do típico prato gaúcho
    Para evoluir da condição de apreciador para assador de churrasco, os porto-alegrenses estão marcando presença em oficinas onde os segredos do prato-símbolo da gastronomia g...
  • Frigorífico El’Golli e ABHB recebem visita técnica anual da CNA

    Informação | 16 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A equipe do Programa Carne Pampa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) acompanhou na última segunda-feira, dia 12, o processo de acreditação do protocolo da Carne Certificada Hereford em plantas frigoríficas. A inspeção técnica, feita anualmente pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecu...
  • Inseminação: Enorme potencial para crescer (Entrevista com Pietro Baruselli, USP)

    Informação | 14 de Novembro de 2018
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O mercado brasileiro de sêmen bovino pode dobrar de tamanho na próxima década. A opinião é de um dos maiores especialistas do país em inseminação artificial, o professor Pietro Baruselli, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O otimismo decorre do crescim...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais