Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/01/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Carta aberta da raça Nelore aos novos governantes

Genética, Informação, Mercado | 05 de Novembro de 2018

Carta aberta da raça nelore aos novos governantes

Foto: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e as centenas de milhares de criadores da raça espalhados pelo país estão confiantes nos governantes eleitos e esperam que eles saibam valorizar o agronegócio nacional, segmento responsável por mais de R$ 1,5 bilhão em negócios por ano – equivalente a um quarto do PIB nacional. Em especial, depositamos nossa confiança no presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A pecuária é a única atividade presente em todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. E a raça nelore representa mais de 80% do rebanho bovino do país. Dessa forma, nós, neloristas, conhecemos muito bem os desafios da produção de alimentos.

Jamais fugimos à luta, mas, neste momento, renovamos nossas esperanças. Não queremos vantagens, pedimos apenas atenção ao campo.

Em 2018, estamos colocando nas mesas do Brasil e do mundo mais de 9,5 milhões de toneladas de carne bovina. O nelore participa quase que integralmente desse resultado, pois se a carne não é produzida somente com genética nelore, é de nelore cruzado com outra raça.

Desse total, cerca de 1,5 milhão de toneladas são exportadas para mais de 150 países, contribuindo com US$ 7 bilhões para a balança comercial.

Porém, para produzir e gerar riquezas, é preciso cuidar muito bem da base da cadeia produtiva.

Nós, pecuaristas, precisamos de crédito para continuar investindo em melhoramento genético, na recuperação de pastagens, no controle sanitário, no bem-estar dos rebanhos e na preservação do meio ambiente.

A melhoria da qualidade e os ganhos de produtividade da agropecuária, observados nos últimos anos, evidenciam nossa aptidão para a constante incorporação de tecnologia na atividade. Nesse sentido, solicitamos especial atenção à Embrapa e aos órgãos de extensão rural oficiais.

A preservação do direito de propriedade é fundamental para que os investimentos sejam feitos. A segurança no campo precisa ser reforçada para que nós e nossos colaboradores possamos trabalhar com tranquilidade.

O Brasil pode contar com a pecuária e com a raça nelore. Os números provam que cumprimos a nossa parte com determinação. É a hora de contarmos com o Brasil.

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
Fonte: Carne Tec

Maisnotícias

  • Select Sires do Brasil supera marca de 1 milhão de doses comercializadas

    Genética, Informação, Mercado | 17 de Janeiro de 2019
    Foto: Select Sires
    Números são equivalentes a genética de todas as raças disponíveis, sendo aproximadamente 65% de gado leiteiro Mesmo com os problemas enfrentados pelo setor pecuário no ano passado, o mercado de genética bovina conseguiu fechar 2018 com um crescimento expressivo no volume de doses de sêmen comercializadas. De aco...
  • Carlos Vivacqua é o novo Gerente Executivo da ASBIA

    Informação, Mercado | 17 de Janeiro de 2019
    Foto: ASBIA
    A ASBIA terá novo Gerente Executivo. Carlos Vivacqua, ex-presidente da ASBIA, assume o cargo a partir de 1º de fevereiro de 2019 e ficará responsável pela administração das atividades da ASBIA, por gerir os projetos da associação, representar a ASBIA perante outras entidades e órgãos governamentais e, também, ...
  • Cláudio Caldas recebe a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

    Informação | 17 de Janeiro de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Brangus
    Aconteceu nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a cerimônia de entrega da Medalha 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ao Cláudio Antônio Bitencourt Caldas. A homenagem proposta pelo deputado estadual Bombeiro Bianchini foi uma forma de reco...
  • Rebanho da raça Brangus no RS chega a 24 mil animais

    Genética, Informação | 17 de Janeiro de 2019
    Foto: Alexandre Teixeira
    Criadores de bovinos de corte que estão apostando no Brangus colhem os resultados positivos desta decisão. No Estado do Rio Grande do Sul, conforme a superintendência de registro genealógico da Associação Brasileira de Brangus (ABB) o plantel é formado por cerca de 24.270 mil animais registrados. A perspectiva é ...
  • IATF: Criadores priorizam fertilidade em touros para Estação 2018/2019

    Genética, Informação | 17 de Janeiro de 2019
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    Tecnologia com comprovação científica ajuda produtores na definição da genética Nos últimos dez anos, o crescimento das vendas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) dobrou, atingindo 14 milhões de doses. Segundo o balanço divulgado em setembro pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais