Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/06/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS Monitor: Plataforma simplificada ajuda produtor na gestão reprodutiva do rebanho

Informação | 04 de Janeiro de 2019

ABS Monitor: Plataforma simplificada ajuda produtor na gestão reprodutiva do rebanho

Foto: Divulgação/Assessoria

O ABS Monitor vem apresentando resultados impressionantes em todo o Brasil, onde cada vez mais criadores utilizam o programa de monitoramento reprodutivo para incrementar a produção de leite 

Desde o seu lançamento, em 2012, o ABS Monitor vem conquistando o seu espaço no mercado. O programa de gerenciamento de rebanhos leiteiros, que permite fazer um diagnóstico completo das informações reprodutivas da fazenda, viu o número de animais cadastrados na sua base de dados quase duplicar nos últimos dois anos – de 40 mil, passou para 75 mil. 

Esse crescimento da quantidade de vacas abrangidas pelo programa indica o seu sucesso entre os usuários do ABS Monitor. Quanto mais animais estão incluídos na base de dados, mais informações o programa consegue oferecer, proporcionando uma visão objetiva dos resultados da fazenda, o que abre as portas para definir as soluções adequadas para cada necessidade. Mais de 600 clientes ABS estão cadastrados no programa, atualmente. 

Além do Brasil, a ferramenta é usada em diversos países do mundo, incluindo na América Latina, com criadores da Colômbia, Chile, México, Uruguai, Argentina e Equador. “O produtor rural quer e precisa de simplicidade. E é isso que o ABS Monitor oferece: atingir os resultados desejados com um manejo reprodutivo simplificado”, afirma o gerente de Ferramentas e Serviços Técnicos da ABS, Hélio Rezende. 

Além de oferecer um retrato claro e objetivo do desempenho da produção de leite na fazenda, a praticidade do ABS Monitor significa, também, que o cliente tem mais tempo para se dedicar a outras atividades que impactam diretamente a produtividade. 

Foi o que aconteceu com a criadora Ana Cristina d’Ávila. “Depois de começarmos a usar o ABS Monitor, saímos de uma taxa de prenhez de 11% para uma de 27% - um dos melhores índices do país. Antes, a nossa média era de 350 litros de leite por dia; hoje, são 4 mil litros, com projeção de chegar aos 10 mil. Claro que existe todo um investimento paralelo, mas a ABS trouxe um novo olhar, com muita responsabilidade”, conta Ana Cristina. 

Em Castro (PR), em uma das bacias leiteiras mais importantes do país, o pecuarista Willem Johan Strijker também aposta no ABS Monitor. Ele começou a utilizar o programa há cerca de dois anos, e afirma que, se não fossem os resultados obtidos, a sua produção seria bem diferente. 

“Antes de usar o ABS Monitor, nunca tínhamos alcançado a quantidade de 200 vacas em lactação. Hoje, são mais de 250, e devemos esse crescimento às soluções que aplicamos depois do programa. Graças a ele, melhoramos todos os índices reprodutivos, desde a taxa de concepção até a taxa de prenhez e serviço. A equipe da ABS nos ajudou muito nesse processo”, avalia Willem. 

VISÃO TÉCNICA

Para a equipe de técnicos que atende as fazendas, o ABS Monitor é capaz de agilizar a identificação de problemas de produção, e permite um melhor relacionamento entre o técnico e o produtor. Nesse cenário, o programa vem sendo cada vez mais importante. Para o técnico da ABS, Lucas da Silva Rocha, é difícil imaginar uma fazenda leiteira que não faça uso do ABS Monitor. 

“Sem esse auxílio, é como se o técnico ficasse de olhos fechados. Ele abre a visão de como está a fazenda, e ajuda a focar nas oportunidades de melhora. Como os dados são muito simples e claros, o próprio cliente consegue acompanhar os resultados, e perceber o quanto as mudanças gerenciais que implementamos contribuem para uma produção melhor”, conta. O técnico afirma que o ABS Monitor mudou a forma como as visitas dos técnicos às fazendas são realizadas. 

“Já chegamos com mais informação para saber onde e como agir. São inúmeras as vantagens e o resultado é muito evidente – recebo vários agradecimentos dos clientes, porque eles entendem com clareza como o dia a dia deles melhorou depois da nossa visita”, conclui. 

O programa funciona conectado a uma base de dados on-line, visando a praticidade. Os dados extraídos do rebanho de cada cliente podem ser acessados a qualquer momento, pelo smartphone, tablet ou computador.

 

BONS NÚMEROS COLHIDOS COM O ABS MONITOR!

O crescimento do ABS Monitor nos últimos anos fala por si só. Segundo o gerente global de Ferramentas e Serviços Técnicos da ABS, Hélio Rezende, o desempenho comprova o efeito positivo que o programa exerce em rebanhos leiteiros. 

“Além de verificarmos um crescimento geral dos índices de eficiência reprodutiva em rebanhos que utilizam o ABS Monitor, percebemos, também, a diminuição dos Dias em Lactação, que chamamos de DEL. Isso pode aumentar muito a rentabilidade de uma produção de leite”, considera. 

Só na regional Castro, o índice DEL caiu de 221 para 203, representando um ganho potencial de mais de R$ 25 mil por dia. A diferença dos dados reprodutivos entre 2016 e 2018 também é notável. Em rebanhos cadastrados no programa, a taxa de serviço passou de 49% para 64%, em média.

A taxa de concepção também teve um aumento, de 32% para 34%. A taxa de prenhez subiu de 15% para 22%, e a porcentagem de vacas prenhas pulou de 45% para 52%. Após 150 dias em lactação, a taxa de prenhez passou de 45% para 61%. No total, 180 novos clientes contrataram o programa, elevando o número de fazendas cadastradas para 580.

 

COMO FUNCIONA?

O produtor de leite interessado efetua o cadastro na ABS e recebe um login e uma senha. Com essas informações, ele terá acesso a uma plataforma virtual e também poderá baixar uma versão do programa para o computador, acessada mesmo sem internet. “Off-line, o usuário registra informações simples sobre o sistema reprodutivo na fazenda e, depois, com acesso à internet, o usuário envia os dados cadastrados para o sistema on-line”, explica Hélio. 

Com os dados cadastrados, o produtor consegue gerar uma série de relatórios e obter um panorama completo da propriedade. Os gráficos são simples e sinalizam a situação da fazenda por meio de um esquema de cores: verde (bom), amarelo (merece atenção) e vermelho (ruim).

“Assim, fazer o diagnóstico do rebanho é simples. O usuário ainda conta com um técnico da ABS que presta o serviço de consultoria on-line, contribuindo para melhores resultados e para a solução dos problemas apresentados pela fazenda”, informa Rezende.

Fonte: ABS 

Maisnotícias

  • Touros com avaliação genômica serão sensação da 16ª MegaLeite, em Belo Horizonte

    Genética, Informação | 14 de Junho de 2019
    Foto: Imagens da Internet
    ABS apresenta genética superior na feira, com condições comerciais especiais Falta pouco para mais uma edição da MegaLeite. E em 2019, a feira, que é uma das principais para a pecuária leiteira, promete valorizar os touros com dados genômicos. “É um momento muito importante para a raça Girolando, levando em...
  • Brasil volta a exportar carne bovina para China

    Carne, Informação, Mercado | 13 de Junho de 2019
    Foto: Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento
    A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso. A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige...
  • O Pampa e o Gado: Seminário reúne especialistas e tomadores de decisões na sua 10ª edição

    Genética, Informação | 13 de Junho de 2019
    Foto: Sindicato Rural de Lavras do Sul, RS
    Entre os dias 04 e 05 de julho acontece a décima edição do Seminário O PAMPA E O GADO, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul/RS. Um dos principais eventos do agronegócio na região, O PAMPA E O GADO recebe a cada edição um público de 250 pessoas, entre produtores, técnicos, estudantes de...
  • ANGUS: Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019 começa nesta segunda-feira

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2019
    Foto: Leticia Szczesny
    Inicia nesta segunda-feira (10/06) o Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019. Os 21 exemplares inscritos para participar chegaram na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada em Eldorado do Sul/RS, na última quarta-feira (05/06). A prova, que conta com a partic...
  • Hereford e Braford: Dia de Campo com touros campões do TEA em 12/06 na Embrapa

    Informação | 09 de Junho de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Com o objetivo de apresentar os resultados do Teste de Eficiência Alimentar (TEA) e reunir os participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, convida seus sócios e criadores para o Dia de Campo. A atividade será realiz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais