Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/04/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

IATF: Criadores priorizam fertilidade em touros para Estação 2018/2019

Genética, Informação | 17 de Janeiro de 2019

Tecnologia com comprovação científica ajuda produtores na definição da genética

Nos últimos dez anos, o crescimento das vendas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) dobrou, atingindo 14 milhões de doses. Segundo o balanço divulgado em setembro pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), no primeiro semestre de 2018, o comércio de sêmen bovino alcançou a marca de 5.106.718 doses vendidas. As raças de corte tiveram o resultado mais expressivo, com 2.937.480 vendas, atingindo aumento de 14,2% na variação anual.

Além do crescimento das inseminações, outra tendência cada vez mais forte entre os criadores é a busca por aumento da eficiência do processo com a escolha de touros com maior fertilidade. Neste sentido, a busca por touros com certificação IATFmax tem sido cada vez maior.

Cristiano Ribeiro, gerente do Departamento Técnico Corte da ABS explica que a busca por mais eficiência é a garantia de lucro para o produtor. Afinal, segundo uma conta simples de especialistas do setor, tomando como base uma média nacional de sucesso na IATF de 50%, cada ponto percentual acima disso representa uma economia de, no mínimo, 10% no processo.

O IATFmax, inovação apresentada pela ABS em julho de 2018, oferece uma moderna avaliação estatística e certificação de touros com fertilidade superior para IATF. A dinâmica tem como base o processamento dos dados, obtidos por protocolo IATF. Com uma análise estatística robusta, os reprodutores com fertilidade superior são certificados com IATFmax, que varia entre IATFmax+ (touros com fertilidade de até 2,99 pontos percentuais acima da média), IATFmax+3 (incremento de 3 pontos percentuais acima da categoria IATFmax+) e IATFmax+6 (incremento de 6 pontos acima da categoria IATFmax+).

Segundo o gerente do Departamento Técnico Corte da ABS, a escolha dos touros certificados com IATFmax é garantia de um bom resultado e do crescimento dos níveis de prenhez. "Com o IATFmax, conseguimos avaliar, credenciar e descredenciar touros com maior agilidade e com muita confiabilidade. Além de oferecer ao mercado e técnicos de campo, uma forma simples e rápida de comprar touros de fertilidade superior."

Além disso, com o IATFmax, a ABS consegue certificar touros jovens dentro de uma mesma safra, promovendo o acesso a uma genética superior e mais moderna com garantia de resultados. Cristiano comenta que essa ferramenta contribui para as tendências do mercado pecuário atual. “Hoje em dia, com a genômica chegando, os touros jovens são muito utilizados. Para o melhoramento genético, esses animais jovens são uma grande vantagem”.

Na prática.

Na Fazenda Campos do Senhor II, em Capanema (PA), a utilização de touros IATFmax caracterizou a última estação de monta. De acordo com Celso Magalhães Coronel, veterinário responsável pela reprodução da fazenda, foram utilizados, entre outros touros, Ditador da MN, REM Caldonegro e Big Black. “Escolhemos pela performance de produção e fertilidade, pelo elevado índice na IATF, mas, principalmente, pelo incremento na produtividade em desmame, peso e fertilidade”, conta o veterinário.

Everton da Ponte Lima, proprietário da fazenda que começou a trabalhar com touros ABS há oito anos, conta ter acompanhado de perto o melhoramento de seu rebanho desde então. “Essa evolução genética foi passo a passo. Observamos que, ao longo do tempo, houve uma precocidade na retirada dos animais e na prenhez, além de um grande ganho de peso. Antigamente, a gente retirava animais só após 30 meses ou mais. Hoje, retiramos animais que ainda não completaram 2 anos, com 500 quilos”, reflete.

Para ele, o IATFmax é importante na busca por lucro e melhoramento genético. “É importante porque estamos lidando com uma progressão, trabalhando com melhoramento do rebanho para o futuro. É preciso ter fêmeas precoces, desmamar bezerros pesados e ter matrizes produtivas e férteis”.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • Frigorífico Silva estreita relação com pecuaristas gaúchos

    Carne, Informação, Mercado | 17 de Abril de 2019
    Foto: Frigorífico Silva
    Em reunião na indústria, produtores de gado de corte conversaram com a diretoria e debateram questões de mercado Com o objetivo de valorizar a carne gaúcha de alta qualidade, o Frigorífico Silva realizou na última sexta-feira (12) o 1º encontro de produtores de carne de qualidade. Além de mostrar em números o c...
  • Angus: Inscrições para a Expoutono de Uruguaiana vão até 20 de abril

    Exposição, Genética, Informação | 17 de Abril de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    A Expoutono de Uruguaiana, uma das principais exposições da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, está com as inscrições abertas até o dia 20 de abril (sábado). O evento, que reúne animais dos criatórios mais tradicionais da Angus no Estado, ocorre entre os dias 24 e 26 de abril no Parque Agrícola e Pastoril mu...
  • Charolês e Embrapa divulgam a programação do dia de campo da 2ª PAC/CAR

    Informação | 16 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Criadores de Charolês e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram a programação do dia de campo da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolesa. O evento está marcado para o dia 25 de abril, quinta-feira na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé...
  • Angus: Casa Branca e São Marco vencem na Expolondrina

    Exposição, Informação | 15 de Abril de 2019
    Foto: Devanir Parra
    A Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), conquistou o título inédito de Grande Campeão da raça Angus, na sexta-feira (12/04), no julgamento, que ocorreu na pista Central, na Expolondrina. O touro PWM Temp TEICB2005 Candelero, box 47, de Paulo de Castro Marques, já havia recebido o título de reservado no ...
  • Fiscais agropecuários farão treinamento em boas práticas e bem estar animal

    Geral, Informação | 12 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os fiscais agropecuários que atuam no Rio Grande do Sul podem se inscrever para treinamento gratuito com foco em boas práticas e bem estar animal. A capacitação, promovida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ocorre de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais