Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/04/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Circuito Nelore de Qualidade 2018: Precocidade dos animais abatidos é o destaque

Informação | 03 de Fevereiro de 2019

Circuito Nelore de Qualidade 2018: Precocidade dos animais abatidos é o destaque

Foto: Divulgação/Assessoria

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) divulgou na segunda-feira (28) que 3 em cada 4 animais abatidos nas 11 etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2018 tinham até dois anos de idade (0 a 2 dentes). "Esse indicador comprova que, cada vez mais, os animais nelore ficam prontos para o abate mais cedo, com ganhos em qualidade de carne e rentabilidade para o produtor", lembrou a entidade.

No total, 8.852 animais participaram do circuito, que teve etapas em unidades dos frigoríficos JBS (Araguaína/TO, Naviraí/MS, Vilhena/RO e Nova Andradina/MS), Frisa (Colatina/ES e Nanuque/MG) e Marfrig (Tangará da Serra/MT, Bataguassu/MS, Mineiros/GO e Nova Xavantina/MT).

Desse total, 6.769 cabeças (76,4%) tinham entre 0 e 2 dentes, ou seja, eram extremamente jovens. O peso e o acabamento de gordura dos animais também foram destaque: 6.224 animais (70,3% do total) pesaram entre 18 e 22 arrobas e 6.106 (68,9% do total) apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme na carcaça.

“Em 2008, portanto dez anos atrás, 26,6% dos animais avaliados no circuito tinham entre 0 e 2 dentes incisivos permanentes. Esse índice triplicou nesse período”, disse em nota o dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

“A juventude dos animais avaliados pelo circuito é um fator extremamente positivo, e que nos deixa muito satisfeitos. Afinal, se trata de um indicador de melhoria significativa na produção brasileira, comprovando que os neloristas investem em genética, nutrição, sanidade e gestão de qualidade”, ressaltou Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB, responsável pela operação do Circuito Nelore de Qualidade.

O circuito tem o papel de evidenciar a evolução da raça nelore e da qualidade da carne bovina brasileira. As avaliações feitas nas etapas servem de ferramenta para os produtores mensurarem os resultados com a genética, a nutrição, o protocolo sanitário e o manejo adotado na produção dos animais.

“É importante lembrarmos que a impressionante precocidade constatada na maioria dos animais que participaram do Circuito Nelore de Qualidade 2018 é alcançada sem o uso de hormônios e antibióticos, com pouca ração, e graças à genética e pastagens de qualidade”, destacou André Bartocci, diretor da ACNB.

Vencedores de 2018
No Campeonato Melhor Compra de Boi, a medalha de ouro foi conquistada pela equipe de Originação do frigorífico JBS – unidade de Naviraí (MS).

Já a medalha de ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças do Circuito Nelore de Qualidade 2018 foi conquistada por Adilton Boff Cardoso, da fazenda Segredo (Bataguassu, MS). A medalha de prata ficou com Sandra Maria Massi, da fazenda Santa Bárbara (Ivinhema, MS), e a fazenda Reunidas Baumgart (Rio Verde, GO), de Rolf Gustavo Roberto Baumgart, conquistou o bronze.

O circuito é uma iniciativa da ACNB, que conta com apoio das associações regionais de nelore e com patrocínio do Grupo Matsuda.

Fonte: CarneTec 

Maisnotícias

  • Frigorífico Silva estreita relação com pecuaristas gaúchos

    Carne, Informação, Mercado | 17 de Abril de 2019
    Foto: Frigorífico Silva
    Em reunião na indústria, produtores de gado de corte conversaram com a diretoria e debateram questões de mercado Com o objetivo de valorizar a carne gaúcha de alta qualidade, o Frigorífico Silva realizou na última sexta-feira (12) o 1º encontro de produtores de carne de qualidade. Além de mostrar em números o c...
  • Angus: Inscrições para a Expoutono de Uruguaiana vão até 20 de abril

    Exposição, Genética, Informação | 17 de Abril de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    A Expoutono de Uruguaiana, uma das principais exposições da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, está com as inscrições abertas até o dia 20 de abril (sábado). O evento, que reúne animais dos criatórios mais tradicionais da Angus no Estado, ocorre entre os dias 24 e 26 de abril no Parque Agrícola e Pastoril mu...
  • Charolês e Embrapa divulgam a programação do dia de campo da 2ª PAC/CAR

    Informação | 16 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Criadores de Charolês e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram a programação do dia de campo da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolesa. O evento está marcado para o dia 25 de abril, quinta-feira na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé...
  • Angus: Casa Branca e São Marco vencem na Expolondrina

    Exposição, Informação | 15 de Abril de 2019
    Foto: Devanir Parra
    A Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), conquistou o título inédito de Grande Campeão da raça Angus, na sexta-feira (12/04), no julgamento, que ocorreu na pista Central, na Expolondrina. O touro PWM Temp TEICB2005 Candelero, box 47, de Paulo de Castro Marques, já havia recebido o título de reservado no ...
  • Fiscais agropecuários farão treinamento em boas práticas e bem estar animal

    Geral, Informação | 12 de Abril de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os fiscais agropecuários que atuam no Rio Grande do Sul podem se inscrever para treinamento gratuito com foco em boas práticas e bem estar animal. A capacitação, promovida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ocorre de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais