Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/02/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Circuito Nelore de Qualidade 2018: Precocidade dos animais abatidos é o destaque

Informação | 03 de Fevereiro de 2019

Circuito Nelore de Qualidade 2018: Precocidade dos animais abatidos é o destaque

Foto: Divulgação/Assessoria

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) divulgou na segunda-feira (28) que 3 em cada 4 animais abatidos nas 11 etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2018 tinham até dois anos de idade (0 a 2 dentes). "Esse indicador comprova que, cada vez mais, os animais nelore ficam prontos para o abate mais cedo, com ganhos em qualidade de carne e rentabilidade para o produtor", lembrou a entidade.

No total, 8.852 animais participaram do circuito, que teve etapas em unidades dos frigoríficos JBS (Araguaína/TO, Naviraí/MS, Vilhena/RO e Nova Andradina/MS), Frisa (Colatina/ES e Nanuque/MG) e Marfrig (Tangará da Serra/MT, Bataguassu/MS, Mineiros/GO e Nova Xavantina/MT).

Desse total, 6.769 cabeças (76,4%) tinham entre 0 e 2 dentes, ou seja, eram extremamente jovens. O peso e o acabamento de gordura dos animais também foram destaque: 6.224 animais (70,3% do total) pesaram entre 18 e 22 arrobas e 6.106 (68,9% do total) apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme na carcaça.

“Em 2008, portanto dez anos atrás, 26,6% dos animais avaliados no circuito tinham entre 0 e 2 dentes incisivos permanentes. Esse índice triplicou nesse período”, disse em nota o dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

“A juventude dos animais avaliados pelo circuito é um fator extremamente positivo, e que nos deixa muito satisfeitos. Afinal, se trata de um indicador de melhoria significativa na produção brasileira, comprovando que os neloristas investem em genética, nutrição, sanidade e gestão de qualidade”, ressaltou Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB, responsável pela operação do Circuito Nelore de Qualidade.

O circuito tem o papel de evidenciar a evolução da raça nelore e da qualidade da carne bovina brasileira. As avaliações feitas nas etapas servem de ferramenta para os produtores mensurarem os resultados com a genética, a nutrição, o protocolo sanitário e o manejo adotado na produção dos animais.

“É importante lembrarmos que a impressionante precocidade constatada na maioria dos animais que participaram do Circuito Nelore de Qualidade 2018 é alcançada sem o uso de hormônios e antibióticos, com pouca ração, e graças à genética e pastagens de qualidade”, destacou André Bartocci, diretor da ACNB.

Vencedores de 2018
No Campeonato Melhor Compra de Boi, a medalha de ouro foi conquistada pela equipe de Originação do frigorífico JBS – unidade de Naviraí (MS).

Já a medalha de ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças do Circuito Nelore de Qualidade 2018 foi conquistada por Adilton Boff Cardoso, da fazenda Segredo (Bataguassu, MS). A medalha de prata ficou com Sandra Maria Massi, da fazenda Santa Bárbara (Ivinhema, MS), e a fazenda Reunidas Baumgart (Rio Verde, GO), de Rolf Gustavo Roberto Baumgart, conquistou o bronze.

O circuito é uma iniciativa da ACNB, que conta com apoio das associações regionais de nelore e com patrocínio do Grupo Matsuda.

Fonte: CarneTec 

Maisnotícias

  • SAV AMERICA: o touro Angus de 1,5 milhão de dólares

    Informação | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    No leilão 2019, a SAV alcançou media de 15 mil dólares para 414 touros Angus

    Outro recorde mundial foi estabelecido pela Schaff Angus Valley (SAV) com um touro produzido no rancho, chamado America, vendido por um recorde
    de USD 1,51 milhão nos Estados Unidos. 

    Na venda anual de produção da SAV, realizada na fazenda ...
  • Uruguai: Cazaquistão busca a importação de 100 mil bovinos em pé

    Carne, Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Tardaguila Agromercados
    Representantes de Kazajistán vendrán a Uruguay y buscan comprar 100 mil vacunos en pie La Sociedad de Criadores de Aberdeen Angus trabaja por estas horas en diversos temas que hacen a la organización del Secretariado Mundial de Angus, que tendrá lugar en Uruguay en el próximo mes de marzo. Al mismo se han inscript...
  • Uruguai: primeiros embarques de carne fresca para o Japão

    Carne, Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Tardaguila Agromercados
    Salen los primeros embarques de carne fresca para Japón
    Los primeros embarques de carne fresca para el mercado de Japón están saliendo en las próximas horas. Las solicitudes de exportación de Aduanas dan cuenta de 6.453 kilos de tres empresas (Ontilcor, Las Piedras y Carrasco), con una variada gama de cortes y trim...
  • Exportações de carne bovina caem em janeiro, Rússia retoma compras

    Informação, Mercado | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: CarneTec
    As exportações de carne bovina brasileira tiveram queda de 0,19% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, em parte devido à queda nas compras da China por intermédio de Hong Kong, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na segunda-feira (11). O volume de vendas externas fi...
  • Touros da Conexão Delta G são destaques de desempenho em centrais

    Genética, Informação | 13 de Fevereiro de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    Animais das raças Hereford e Braford de associados da entidade conquistam o gosto dos produtores pelos seus resultados Cada vez mais a exigência das centrais de inseminação por touros comprovados aumenta. Neste sentido os animais ofertados pelos associados da Conexão Delta G tem se destacado nas baterias das mais d...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais