Últimasnotícias

Imbatível: pela quarta vez, Caldonegro mantém liderança no Sumário PMGZ

Genética, Informação | 06 de Fevereiro de 2019

A genética ABS tem três das cinco melhores colocações do ranking de animais do Sumário PMGZ 2019-1, um dos principais do país. A lista com os resultados das avaliações do programa foi liberada esta semana pela ABCZ com uma nova classificação dos touros, que passaram a ser agrupados em DECAS.

"Comprovamos, mais uma vez, a superioridade da nossa bateria. Touros com excelentes avaliações genéticas para atender o que o mercado realmente precisa", afirma Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu da ABS.

REM Caldonegro, que já era líder, se mantém em primeiro lugar pela quarta vez seguida no Sumário do PMGZ, obtendo resultados sem precedentes. "Trata-se, indiscutivelmente, de um divisor de águas para a raça Nelore. O Caldonegro foi líder consecutivo em três dos maiores sumários em nível nacional, e veio para consolidar ainda mais a sua superioridade, aumentando a acurácia e mostrando vários filhos avaliados em diferentes rebanhos", descreve Gustavo, lembrando que o reprodutor também lidera os Sumários da ANCP e da Embrapa/Geneplus.

Em seguida, como o terceiro melhor iABCZ do Sumário, mais um touro da Genética Aditiva: o REM Figurão. De acordo com o gerente, é um animal que chama a atenção pelo seu fenótipo muito agradável. "O Figurão também foi destaque na sua safra, no intra-rebanho, e representa uma das melhores opções da Genética Aditiva, com uma boa avaliação genética e um sólido resultado no intra-rebanho", conta.

Por fim, o touro Tigre da Jandaia também se revela como destaque da bateria ABS no PMGZ 2019, ocupando o quinto lugar na classificação geral. Com um resultado exemplar no intra-rebanho da Nelore Jandaia, o animal vem apresentando progênies de muita qualidade em todo o país. "É um touro que já tem filhos avaliados em diversos rebanhos e uma acurácia altíssima, e que vem comprovando a sua superioridade no que diz respeito à questão da progênie", comenta Gustavo.

Com a nova classificação, a DECA 1 agrupa o conjunto dos 10% melhores animais avaliados. A medida passou a ser aplicada a todas as características do PMGZ, assim como ao índice ABCZ (iABCZ).

 Fonte: ABS

REM Caldonegro

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

Tigre da Jandaia

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

REM Figurão

Foto: Assessoria de Imprensa ABS