Últimasnotícias

Cirne Lima recebe homenagem na Escócia por contribuição à raça Angus

Exposição, Informação | 09 de Fevereiro de 2019
De volta ao evento em que foi jurado no ano de 1969, Luiz Fernando Cirne Lima teve sua carreira reconhecida por criadores de bovinos

Em 1969, um jurado gaúcho de 36 anos despontava em evento da pecuária em Perth, na Escócia. Com o desafio de selecionar os melhores exemplares entre 700 bovinos da raça aberdeen angus na exposição Perth Show and Sale, o talento de Luiz Fernando Cirne Lima (nas fotos, à direita) se destacou, abrindo as portas para que se tornasse presença frequente em julgamentos no Exterior.

Cinquenta anos depois, a passagem do zootecnista e ex-ministro da Agricultura pela feira, agora realizada na cidade de Stirling, foi marcada por uma homenagem surpresa. No último domingo (3), Cirne Lima recebeu presentes e foi citado em discursos por sua contribuição à raça.

Aos 86 anos, e dessa vez como espectador, aproveitou a ocasião para comparar a evolução da raça desde sua primeira participação em julgamentos na Escócia.

— A raça era muito menor. Hoje, são animais grandes, de muita massa muscular e excepcionais produtores de carne. Acredito que podem oferecer genética para criação em qualquer país do mundo – afirma Cirne Lima.

Elizabeth Cirne Lima, filha do pecuarista e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, acompanhou a cerimônia de reconhecimento ao legado do pai:

— Existem várias ferramentas tecnológicas, mas aqui continuam acreditando na importância do julgamento do gado em pista. Fiquei muito feliz em ver que criadores importantes enxergam meu pai como referência em julgamento e alguém que ajudou na construção das raças.

Fonte: GauchaZH / Produção: Letícia Paludo

Luiz Fernando Cirne Lima (d) foi jurado na exposição Perth Show and Sale, na Escócia, em 1969 (arquivo pessoal)

Foto: Divulgação/Assessoria

Como espectador, Cirne Lima (d) esteve na Stirling Bull Sales , mesma feira que julgou 50 anos antes, agora com novo nome (Foto: Elizabeth Cirne Lima)

Foto: Divulgação/Assessoria