Últimasnotícias

ABS contrata os melhores da safra 2017 do Rancho da Matinha

Genética, Informação | 11 de Fevereiro de 2019

Três touros - Czar, Can Can e Caiapó - já estão em quarentena na ABS; parceria com a fazenda já completa 18 anos

Mais uma vez a equipe técnica da ABS visitou o Rancho da Matinha ao final das avaliações genéticas da safra para escolher com prioridade os melhores touros para contratação. Após revisão dos animais, foram escolhidos três garrotes exemplares que passaram a fazer parte da bateria Zebu Corte da ABS: Czar Mat, Caiapó Mat e Can Can Mat.

Os touros já estão em quarentena na Central da ABS em Uberaba e, em breve, terão sêmen disponível para comercialização. "São os três melhores garrotes da safra da Matinha. Selecionamos da forma mais rápida possível para oferecer o que há de mais novo e moderno. As reservas dos materiais genéticos já começaram", comenta o gerente de Produto Zebu Corte da ABS, Gustavo Morales, ressaltando que a parceria com o Rancho da Matinha já existe há 18 anos.

De acordo com o proprietário do Rancho da Matinha, o dr. Luciano Borges, os três exemplares representam o que há de melhor na genética já consolidada e reconhecida da fazenda. "O Czar é um filho do Vokulo em vaca Playboy. É o recordista de todos os tempos para consumo alimentar, e demandou apenas 3,08 kg de matéria seca para cada quilo de peso ganho. Produziu e congelou sêmen aos 11 meses de idade, e já deixou na Matinha mais de 70 prenhezes de IA e FIV", descreve, acrescentando, ainda, que o Czar foi avaliado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) como top 0,5% do grupo.

Em relação ao Caiapó, filho de Armador em vaca Mandarin, destacam-se características como carcaça espetacular, com costelas muito compridas e arqueadas. "Foi o número 1 da safra para rendimento e terminação de carcaça. Além disso, é filho, neto e bisneto de uma matriz super precoce, e foi avaliado pela ANCP entre o seleto grupo top 0,1%", explica Luciano.

O também novo integrante da bateria ABS, Can Can, destaca-se pelo seu desempenho notável nas avaliações intra-rebanho do Rancho da Matinha, incluindo em traços como a eficiência alimentar. "É um filho de Armador em vaca Backup, uma matriz super precoce que teve o seu primeiro parto aos 23 meses de idade. Can Can produziu e congelou sêmen aos 12 meses e também foi avaliado pela ANCP dentro do seleto grupo top 0,1%", conta o proprietário.

As reservas de sêmen dos touros já podem ser feitas através de representantes ABS ou diretamente pelo telefone da Central ABS: (34) 3318-5400.

Fonte: ABS

Czar

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

Can Can

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

Caiapó

Foto: Assessoria de Imprensa ABS