Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/03/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Régua de escore corporal desenvolvida pela Embrapa aumenta em quase 20% resultado da IATF

Genética, Informação | 12 de Março de 2019

Régua de escore corporal desenvolvida pela Embrapa aumenta em quase 20% resultado da IATF

Foto: Divulgação/Assessoria

Um estudo conduzido na Embrapa Rondônia feito com 1.200 vacas de corte da raça Nelore constatou que o uso de uma ferramenta que torna mais objetivo o processo de seleção de fêmeas para a IATF aumentou em quase 20% a taxa de prenhez, saltando de 51% (média nacional) para 61%.

A ferramenta chama Vetscore, um conjunto de duas réguas articuladas entre si que, ao formar um ângulo, converte a condição corporal da matriz em cores que mostram se ela está em condição adequada para a inseminação ou monta natural. “O Vetscore é um dispositivo bem simples de se usar e avalia a condição corporal do animal, nesse caso específico das vacas. A condição corporal a gente pode pensar que é a condição de gordura que o animal tem, ou seja, naqueles locais onde o animal consegue depositar gordura, o quanto já está preenchido”, explicou o mestre em medicina veterinária, doutor em zootecnia e pós-doutor Luiz Pfeifer, pesquisador da Embrapa Rondônia responsável pela inovação.

Seu objetivo foi sanar umas das principais limitações da IATF, que é a fazer a detecção do cio de forma mais precisa. Com o serviço dinâmico no curral, que requer agilidade, o critério visual para avaliar a condição corporal das vacas impede que de fato as melhores matrizes sejam escolhidas para participar do manejo reprodutivo. Com o Vetscore, diminuindo o perfil subjetivo desta avaliação, é possível endereçar à IATF ou à monta natural as fêmeas que vão responder melhor à reprodução.

“O Vetscore dá uma escala direta: se o animal está adequado para ir para o programa de IATF, por exemplo, participar do programa reprodutivo, ou se está inadequado. Então ele consegue fazer essa classificação do animal de forma muito rápida e pode ser feita no próprio brete”. complementou.

Além de aumentar a taxa de prenhez na IATF, o Vetscore ajuda a identificar também quais fêmeas terão mais chances de conceber o “bezerro do cedo”, que pode ser desmamado antes e mais pesado, trazendo mais rentabilidade ao criador.

O pesquisador falou ainda sobre como os pecuaristas interessados podem comprar o Vetscore para introduzi-lo em seu manejo reprodutivo. Pfeifer indicou que a ferramenta está sendo produzida pela empresa Prático de Garça e disponível para todos os estados do Brasil.

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: Canal Rural

Maisnotícias

  • Céu de brigadeiro para a terneirada

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha Os analistas de mercado se debruçam sobre séries históricas de preços, estoque, abates, mercado futuro, mercado de grãos, precipitação, cenários políticos e econômicos nacional e internacional para traçar tendências de preço para o...
  • Select Sires instala-se na Argentina

    Genética, Informação, Mercado | 14 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    El desembarco de un gigante: Select Sires se instala en Argentina Luego de ser representada por Reproductores SRL por más de 40 años, la cooperativa americana Select Sires Inc. toma el testimonio y se instala en la Argentina, en forma directa con una subsidiaria. De esta manera, la nueva empresa, denominada Select Si...
  • Gabriela Giacomini - Há 12 anos, zootecnista lidera Programa Montana

    Genética, Informação | 14 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Há 12 anos, um dos empreendimentos vanguardistas do Brasil que busca o melhor em tecnologia para a pecuária brasileira conta com uma zootecnista à frente da instituição. Gabriela Giacomini é gerente de operações do Programa Montana, de São José do Rio Preto (SP), que tem como foco a produção de bovinos compos...
  • Carne Angus: Marfrig expande programa focado na raça Angus

    Carne, Informação | 13 de Março de 2019
    Foto: Associação Brasileira de Angus
    A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina, por meio da operação América do Sul, irá ampliar sua participação no mercado de cortes Angus. Além de manter a ação nos quatro estados brasileiros onde já realiza abates certificados - São Paulo (Promissão), Goiás (Mineiros), Mato G...
  • Top 100 "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil" - Edição 2019

    Genética, Informação, Mercado, TOP 100 2019 | 13 de Março de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Está iniciando a edição 2019 do levantamento Top 100 - "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil". Contamos com a sua participação nos informando os dados de comercialização de reprodutores de sua fazenda em 2018.

    O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” em 2019 é uma realizaçã...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais