Últimasnotícias

Gabriela Giacomini - Há 12 anos, zootecnista lidera Programa Montana

Genética, Informação | 14 de Março de 2019

Há 12 anos, um dos empreendimentos vanguardistas do Brasil que busca o melhor em tecnologia para a pecuária brasileira conta com uma zootecnista à frente da instituição. Gabriela Giacomini é gerente de operações do Programa Montana, de São José do Rio Preto (SP), que tem como foco a produção de bovinos compostos capazes de gerar heterose, com rápido ganho de peso, precocidade sexual e carne de qualidade.

Formada em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – campus Jaboticabal, Gabriela desempenha atividades que envolvem contabilidade, relacionamento com os criadores e clientes, responsabilidade técnica perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), emissão e organização do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), além da seleção dos animais no campo. Em suma, todas as atividades que envolvem o Programa Montana passam por ela.

“Não foi fácil para uma paulistana que não tem família ligada ao campo mudar para o interior e começar um curso que a família nem sabia que existia. Tive que aprender tudo e ainda aprendo até hoje. Esse aprendizado constante foi um dos fatores fundamentais durante minha formação”.

Para alcançar a posição de chefia, Gabriela conta que sempre procurou estagiar durante todas as férias e, principalmente durante o último semestre letivo, para aprender o máximo possível.

“Hoje, acho que já conquistei meu espaço até com o pessoal de campo, mas no começo eu era muito testada. Em muitas ocasiões somos colocadas à prova para ver se aguentamos mesmo”, relata.

Criado há 20 anos, o Programa Montana combina, hoje, os recursos, a reputação e os talentos de 12 criadores. Coletivamente, este grupo possui mais de 35 mil vacas dedicadas a criação e desenvolvimento do Montana Composto Tropical, holder responsável pelo Programa Montana.

Fonte: Associação Brasileira de Zootecnistas 

Gabriela Giacomini

Foto: Divulgação/Assessoria