Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/02/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS: Especialista brasileiro ministra palestras sobre melhoramento genético na Colômbia

Genética, Informação | 11 de Abril de 2019

Mais de 500 pessoas participam da série de discussões sobre o setor

O coordenador de mercado internacional da ABS, Rodrigo Moraes, ministra palestras em um circuito realizado ao redor da costa norte colombiana. O ciclo de conferências, que é promovido pela distribuidora de maquinário agrícola Invasa e pela empresa referência no mercado de genética bovina, com patrocínio do banco BBVA, teve início na última segunda-feira (08).

Até sexta-feira (12), o evento terá passado pelas cidades de Montería, Magangue, Sincelejo, Barraquilla, Fundación e Valledupar. As palestras têm como objetivo trabalhar tópicos relevantes para a produtividade da plateia: criadores e profissionais do setor de genética bovina.

Para abordar "A Evolução do Melhoramento Genético nos Trópicos", Rodrigo comenta, ao longo de sua fala, como o Brasil evoluiu de importador a um dos principais exportadores de carne bovina do mundo. O coordenador propõe um entendimento sobre a atual posição do Brasil no mercado pecuário mundial, discorrendo sobre a chegada dos primeiros exemplares importados de gado zebuíno no Brasil, como o Gir, o Guzerá, o Sindi, o Girolando e o Nelore, e explicando como essa raça alcançou a marca de 221 milhões de cabeças de gado em território nacional.

"A ideia é explorar a questão da evolução da pecuária nacional brasileira, focando exclusivamente no melhoramento genético. As pessoas estão se mostrando muito receptivas e interessadas nesses assuntos, o que é muito positivo", relata Rodrigo.

Para Duvan Gonzalez, da ABS Colômbia, o conteúdo agrega aos ouvintes um bom exemplo de crescimento e desenvolvimento genético, que pode auxiliar no aproveitamento dos bens naturais do país. "Isso não é para que a Colômbia possa replicá-los igualmente, mas para que possamos perceber que se pode evoluir e fazer grandes coisas ao longo do tempo", comenta.

Além das palestras ministradas por Rodrigo, o circuito conta, também, com uma discussão sobre os métodos de lavoura utilizados no pasto para a melhoria e maior produtividade de culturas em plantio mínimo. O ciclo de conferências encerra-se na sexta-feira, na cidade de Valledupar.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • ABHB: Paranaenses apostam nas raças Hereford e Braford e comemoram resultados

    Genética, Informação, Mercado | 18 de Fevereiro de 2020
    Foto: Diego Funari Fotografia
    Estado conta atualmente com um plantel de cerca de 9,39 mil exemplares registrados, segundo a Associação Brasileira de Hereford e Braford Criadores de bovinos de corte que estão apostando nas raças Hereford e Braford colhem os resultados positivos desta decisão. No Paraná, conforme números da Associação Brasile...
  • Angus e Negócio Direto: parceria para a certificação de terneiros no RS

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Angus busca formas de equalizar a oferta de animais certificados ao longo do ano, e propôs aos produtores do Grupo Negócio Direto a Certificação de animais com padrão Racial Angus que atendam especificações do Mercado.

    A parceria visa beneficiar os produtores que conseguem entregar os a...
  • Kuwait abre mercado para a carne bovina brasileira

    Carne, Informação, Mercado | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Imagens da Internet
    O Kuwait foi um dos países em que a ministra esteve em setembro do ano passado, durante a missão ao Oriente Médio
    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi informado nesta quinta-feira (13) que o Kuwait passará a importar carne bovina do Brasil. "Mais uma boa notícia de abertura de mais um me...
  • Top 100 "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil" - Edição 2020

    Genética, Mercado, TOP 100 2020 | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Está iniciando a edição 2020 do levantamento Top 100 - "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil". Contamos com a sua participação nos informando os dados de comercialização de reprodutores de sua fazenda em 2019.

    O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” em 2020 é uma realizaçã...
  • USP: Avaliação do mercado de IATF no Brasil - 2019

    Genética, Informação, Mercado | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Departamento de Reprodução Animal / FMVZ / USP
    Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP
    Edição 3, de 12 de fevereiro de 2020
    IATF atinge 87% das fêmeas bovinas inseminadas em 2019
    (A tecnologia cresceu 23,6% em 2019 e foram comercializados 16,4 milhões de protocolos no Brasil)

    Editorial

    O Departamento de Reprodução Animal da Faculdade ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais