Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/02/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Fiscais agropecuários farão treinamento em boas práticas e bem estar animal

Geral, Informação | 12 de Abril de 2019

Fiscais agropecuários farão treinamento em boas práticas e bem estar animal

Foto: Divulgação/Assessoria

Os fiscais agropecuários que atuam no Rio Grande do Sul podem se inscrever para treinamento gratuito com foco em boas práticas e bem estar animal. A capacitação, promovida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ocorre de 23 a 25 de abril, no município de Marau. O curso é destinado a auditores fiscais federais, fiscais estaduais agropecuários e aos fiscais municipais, bem como aos médicos veterinários que atuam com extensão rural e fomento.

O principal objetivo do treinamento é atualizar as técnicas de insensibilização em bovinos, suínos, aves e peixes, bem como melhorar o controle nesta etapa. Segundo o veterinário Richard Alves, diretor da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), a insensibilização é um ponto crítico muito importante, e o fiscal que atua no frigorífico deve estar atento ao momento em que ela ocorre.

“O abate precisa ter a insensibilização bem feita para que o animal não sinta dor e nem tenha alguma reação aversiva ou outras sensações que não estejam de acordo com o bem estar animal”, alerta Alves. Segundo ele, a capactiação é importante para que o fiscal agropecuário consiga avaliar bem os pontos críticos pelo qual o animal passa ao longo do processo da produção agropecuária.

No treinamento, ainda será abordada a etapa do transporte de animais vivos. Desde 2017, com novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), o embarque também passou a ser controlado pelo fiscal que fica na indústria. Na hora do desembarque, devem ser observadas informações como horário de embarque para saber há quanto tempo o animal está em jejum, por exemplo.

Outro tema que será abordado na capacitação é a legislação e a fiscalização do bem estar animal em uma perspectiva jurídica. Para falar sobre este assunto, o curso contará com a participação da advogada especialista Carolina Toschi Maciel, da Humane Society International, para esclarecer dúvidas sobre as normas que norteiam a atuação da fiscalização agropecuária neste controle.

A Afagro acredita que a atualização constante dos fiscais é importante para que eles possam desempenhar sua função sempre da melhor forma possível, de acordo com as normas vigentes. Pelo menos 30 fiscais estaduais agropecuários ligados à entidade devem participar do treinamento, que é gratuito e ocorrerá das 8h às 18h, durante três dias, na Casa de Cultura de Marau. Os servidores fazer contato pelo e-mail bea@agricultura.rs.gov.br.

Todos os interessados em participar devem fazer inscrição prévia pelo e-mail treinamento@acim-marau.com.br. Informações pelo telefone (54) 3342.8105. A atividade tem o apoio da Prefeitura de Marau e da Associação Comercial e Industrial (ACIM) do município.

Fonte: Radio Guaiba

Maisnotícias

  • ABHB: Paranaenses apostam nas raças Hereford e Braford e comemoram resultados

    Genética, Informação, Mercado | 18 de Fevereiro de 2020
    Foto: Diego Funari Fotografia
    Estado conta atualmente com um plantel de cerca de 9,39 mil exemplares registrados, segundo a Associação Brasileira de Hereford e Braford Criadores de bovinos de corte que estão apostando nas raças Hereford e Braford colhem os resultados positivos desta decisão. No Paraná, conforme números da Associação Brasile...
  • Angus e Negócio Direto: parceria para a certificação de terneiros no RS

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Angus busca formas de equalizar a oferta de animais certificados ao longo do ano, e propôs aos produtores do Grupo Negócio Direto a Certificação de animais com padrão Racial Angus que atendam especificações do Mercado.

    A parceria visa beneficiar os produtores que conseguem entregar os a...
  • Kuwait abre mercado para a carne bovina brasileira

    Carne, Informação, Mercado | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Imagens da Internet
    O Kuwait foi um dos países em que a ministra esteve em setembro do ano passado, durante a missão ao Oriente Médio
    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi informado nesta quinta-feira (13) que o Kuwait passará a importar carne bovina do Brasil. "Mais uma boa notícia de abertura de mais um me...
  • Top 100 "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil" - Edição 2020

    Genética, Mercado, TOP 100 2020 | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Está iniciando a edição 2020 do levantamento Top 100 - "Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil". Contamos com a sua participação nos informando os dados de comercialização de reprodutores de sua fazenda em 2019.

    O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” em 2020 é uma realizaçã...
  • USP: Avaliação do mercado de IATF no Brasil - 2019

    Genética, Informação, Mercado | 14 de Fevereiro de 2020
    Foto: Departamento de Reprodução Animal / FMVZ / USP
    Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP
    Edição 3, de 12 de fevereiro de 2020
    IATF atinge 87% das fêmeas bovinas inseminadas em 2019
    (A tecnologia cresceu 23,6% em 2019 e foram comercializados 16,4 milhões de protocolos no Brasil)

    Editorial

    O Departamento de Reprodução Animal da Faculdade ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais